O cardápio, sendo ele fixo ou um cardápio semanal, é a alma de qualquer estabelecimento que se preze. Sem opções no menu, o restaurante não consegue alcançar destaque entre outros e acaba passando despercebido. É fato que, se você não conseguiu determinar o que irá conter no seu cardápio, também não será capaz de começar o desenvolvimento do projeto do seu restaurante.
Para começar, você precisa desenvolver um menu que apoie e se relacione com a sua marca e o principal, que é atender as expectativas de seus clientes. O cuidado deve ser ainda maior, quando são cardápios semanais, uma vez que, todos os dias o estabelecimento precisa apresentar um prato diferente para o consumidor.
É muito difícil ter habilidade e tempo para programar um novo cardápio todos os dias, sempre no próprio dia de trabalho. E para conseguir adaptar o menu toda semana, é necessário desenvolver o menu previamente. Uma maneira de realizar esse processo é produzir um cardápio periódico, que é um grupo de pratos determinados que são refeitos na mesma sequência por tempo definido (normalmente de duas a quatro semanas seguidas).
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É muito relevante lembrar que, o menu deve ser diferenciado todos os dias no decorrer da semana. O principal benefício desse tipo de cardápio é que ele fornece diversidade e fáceis alterações para substituir os pratos.
A influência de um bom cardápio semanal para o estabelecimento
O menu é o fator que determina o estabelecimento. Ele também é o instrumento de marketing mais importante de um restaurante. E não é somente isso: o cardápio está ligado com todos os outros fatores no processo de um serviço que envolve alimentos, começando na cozinha até a gerência. O menu exige conhecimento nos principais pontos de um estabelecimento alimentício:
- Orçamento e compras: quando você começando a concretizar o planejamento do seu estabelecimento, seu menu deve ser o primeiro instrumento que vai te auxiliar a definir quais alimentos você irá precisar investir, a probabilidade de gastos das mercadorias comercializadas e quais a quantidades de alimentos que será necessário armazenar.
- Ferramentas e equipamentos: o menu, juntamente com a quantia de consumidores que o seu restaurante serve, será o elemento primordial que te levará para a seleção dos melhores utensílios e instrumentos de cozinha comercial para o seu estabelecimento. Tendo como exemplo, se você tem o conhecimento em grelhadas e carnes assadas, sua cozinha necessitará de materiais específicos, assim como facas para carnes, churrasqueira e grelha. No caso de você fornecer e preparar pratos para o café da manhã, será necessário uma chapa grande, guardanapos para mesas, potes de mel e um forno.
- Colaboradores e treinamento preparatório: seu menu te auxiliará a definir que e como contratar seus colabores e qual o melhor modo para treinar sua equipe. Se você definir e selecionar as opções do seu cardápio antes de contratar o chef/cozinheiro, você precisa ter certeza de admitir alguém que tenha que conhecimento e experiência em preparar aquelas opções. Por outro lado, se você optar por buscar e contratar o cozinheiro primeiro, você deveria deixá-lo no auxílio da criação do menu. O cardápio pode também ter influência nos garçons que você emprega, por exemplo, de você tem a opção de vinho no cardápio, seria necessário contratar alguém especialista no assunto e que tenha realizado algum treinamento.
- Marketing: Os itens do seu menu te auxiliaram a empoderar o conceito do seu estabelecimento no mercado. Sem o cardápio, você não tem o que divulgar e promover. Assim que essa ferramenta estiver finalizada, você pode dar início às estratégias de design e marketing para dar maior visibilidade ao restaurante.
Escolhendo o tipo ideal de cardápio para o seu restaurante
Antes de definir o que adicionar no menu, você irá precisar escolher qual o tipo de cardápio que o seu estabelecimento vai fornecer. Há três principais gêneros de menu, e determinar entre um deles pode ser a chave que caracteriza a sua empresa alimentícia. Confira as possibilidades:
Cardápio à-la-carte
Este é o primeiro e o mais comum das três opções, usado em serviços rápidos, por exemplo, em empresas de fast food e estabelecimentos com o trabalho completo, que se inclui aperitivos, refeições completas, garçons e entre outros aspectos.
Esse modelo de menu, as sobremesas e pratos principais são divididos, tanto pelo valor dos pratos quanto no momento de pedir. Grande parte dos cardápios à-la-carte acabam pode agregar algumas opções juntos, como entradas e acompanhamentos, por exemplo: batata-frita e o hambúrguer.
Entretanto, as sobremesas, pratos principais e aperitivos são todos comercializados separadamente, mesmo que exista uma categoria diferente para os acompanhamentos, de maneira que os clientes tenham a oportunidade de combiná-los e misturá-los, caso desejem.
Um fato que não que não favorece muito para a agilidade, é que pode surgir combinações surpreendentes e imprevisíveis, o que pode resultar em gastos com produtos e custos operacionais
Cardápio table d’hote
Essa opção também é, comumente conhecida como um cardápio com preço único e fixo ou um menu montado, ou melhor, uma mistura específica de pratos, como a entrada, prato principal e a sobremesa e com um preço já definido.
É real, você consome o que está lendo. Por vezes, tem duas possibilidades em cada categoria e o cliente pode mesclá-las para criar uma maneira que o deixa mais satisfeito.
Ocasionalmente, existem alguns combos oferecido para que o consumidor possa optar entre várias. O cardápio table d’hote é muito comum para restaurantes sofisticados, como os franceses e italianos. O benefício de escolher esse tipo de menu é que ele reduz o excesso de gastos com produtos alimentícios e diminui o desperdício de dinheiro, pois controla o que os clientes podem pedir.
Ainda assim, esse menu não traz o comodismo para consumidores com o paladar mais requintado ou com alimentação equilibrada, além de não limitar que as pessoas peçam seus pratos com substituições.
Menu misturado
Grande parte dos estabelecimentos alimentícios optam pode fornecer um menu misturado, onde algumas opções são apresentadas no modelo à-la-carte, enquanto outros itens do menu são misturados e combinados e transformados em combos.
Um exemplo inconfundível é os restaurantes que oferecem, juntamente com os pratos de entradas de massa, um com saladas, ou aquele lugar que produz especiais da semana ou ofertas com referência em uma refeição completa por um valor único.
Depois de definir o seu modelo de menu, chega o momento de escolher as opções do seu cardápio semanal.
Desenvolvendo as opções do menu
Há duas formas de desenvolver os itens que compõe o cardápio. Você pode criar um menu que trabalhe com opções além das refeições clássicas, como por exemplo: crème brûlée, shrimp scampi, ovos beneditinos ou você junto com seu chef de cozinha pode produzir itens próprios e especiais para o seu menu. Veja alguns aspectos a considerar no momento de elaborar os elementos do cardápio para o seu estabelecimento:
- Tipo de conceito e operação: se você está realizando um serviço rápido ou casual, é necessário refletir sobre a agilidade com que o seu estabelecimento produz as opções do menu. Você também precisa levar em conta se os alimentos podem ser pré-prontos e conservados em um equipamento de aquecimento ou refrigeração, com o propósito de economizar tempo. Além disso, pense sobre o conceito da sua empresa alimentícia. Os detalhes do conceito da marca serão um grande passo no momento de definir o que vai adiciona ou não no menu. Por exemplo, um restaurante asiático, irá optar por refeições além do famoso peixe cru em seu cardápio.
- Perícia do chef/cozinheiro: em grande parte dos casos, o cozinheiro (chef) principal do estabelecimento é o indivíduo responsável por elaborar opções do menu, não importa se ele elabora receitas exclusivas ou se usa alimentos clássicos no cardápio. O mais relevante, é que o chef desenvolva um cardápio que ele tenha capacidade de preparar de maneira eficaz e satisfatória. Combinar as especialidades do chef ao menu pode trazer resultados saborosos para o restaurante.
- Diversidade de ingredientes e orçamento: você provavelmente vai optar por desenvolver um menu que melhore os seu gastos futuros com ingredientes e a quantia armazenado no seu estoque. E certamente vai desejar evitar elaborar um menu que inclua apenas um prato com mangas frescas, por exemplo, exceto se o prato for muito popular e pedido regularmente, mas se ele não for consumido, o seu estoque pode findar antes mesmo de ser usado.
Pensando por outro lado, se você investir em uma quantidade menor de mangas para compensar, você poderá ficar em falta com esse alimento em momentos críticos.
Ao desenvolver um menu em que cada alimento é usado em várias opções de pratos, você diminui seus gastos com ingredientes ao comprar uma quantia maior dos mesmo e reduz a probabilidade de seu estoque ser desperdiçado.
- Público alvo e dados demográficos: crie opções para o seu menu focados no mercado que você deseja alcançar. Por exemplo: se o seu foco for atingir o pessoal da terceira idade, não forneça pratos estranhos e exóticos, porque os idosos são tendenciosos a aceitar experimentar sabores diferentes do que estão acostumados. Da mesma maneira, se você quer investir no público que possui consciência ecológica, o melhor caminho seria fornecer opções no menu que contém com alimentos sazonais e locais.
- De olho nos concorrentes: é importante se certificar de que o seu cardápio se diferencia daquele divulgado pelos competidores. Realize uma pesquisa, para conhecer os estabelecimentos ao redor e que usam um conceito parecido com o seu, para que você consiga se destacar diante deles. Assim como, se você trabalha com um restaurante que fornece saladas e observa que a sua concorrência usa somente queijo pré-ralado, pense em considerar fornecer mussarela fresca para as saladas, para conquistar um passo à frente. Se os seu pratos e opções do menu não se diferenciam de outros estabelecimento, é necessário que você conte com um ambiente único e um atendimento de primeira linha, caso você deseja se manter no mercado de alimentos.
- O que o dono gosta e não gosta: esse fator é normalmente o ponto decisivo e definitivo na conclusão das opções do menu do estabelecimento. Entretanto, esse fator não deve sempre ser levado como preferencial à frente de outros aspectos mencionados, como as habilidades do seu chef e as preferências do seu público-alvo. Por exemplo, se você é proprietário de uma hamburgueria e não gosta de mostarda, não é motivo para eliminar completamente o alimento do seu cardápio, uma vez que muitos clientes vão esperar que esse item esteja presente nos produtos escolhidos.
Antes de concluir as opções do seu menu, é bom e necessário verificar de que modo o seu público-alvo vai reagir no decorrer de uma pesquisa de sabores. Faça o convite para pessoas que estão próximas a você para auxiliar no desenvolvimento do cardápio e de maneira convincente consumir comida de graça, ao mesmo tempo em que você trabalha na elaboração do menu.
Dicas de variação do menu semanal
A diversidade do menu é muito importante para garantir a clientela, uma vez que é muito fácil para os clientes enjoarem de uma opção que é muito repetitiva. Procurar por variedades nos pratos e fornecer bebidas e sobremesas pode ser o seu grande diferencial nesse segmento do mercado, o que essencial para trazer um quantia maior de consumidores e, por consequência, ampliar o faturamento da organização.
No Brasil, os menus semanais são muito usados por estabelecimentos dos tipos: caseiro, por quilo, industrial, comercial, self-service e popular, o aspecto similar é que todos oferecem para a hora do almoço um arroz tradicional com feijão e um tipo de carne. Algumas opções de diversidades no menu semanal é oferecer um tipo de carne diferente todo os dias, incluindo massa no cardápio e trabalho com acompanhamentos.
Vale a pena lembrar que, alterar o menu semanalmente, por pelo menos uma vez em 30 dias é muito relevante para o estabelecimento. Veja agora algumas dicas de ingredientes que você pode adicionar no seu menu semanal, para conseguir variar:
- O básico: feijão e arroz são dois alimentos insubstituíveis nas refeições dos brasileiros, no entanto, isso não quer dizer que você não pode incrementar com variações. Reflita sobre a possibilidade de servir outros tipos de arroz, como o arroz carreteiro e o arroz de forno, ou o feijão vermelho, feijoada ou tropeiro, entre outros.
- Acompanhamentos: um ingrediente que tem ganhado espaço no paladar brasileiro é a batata-frita (palito), mas existem muitas opções de como variar esse alimento, por exemplo: batata-frita em rodela ou a batata sauté. Você também consegue variar a batata por mandioca frita, polenta ou bolinhos de arroz.
- Saladas: adicione sempre um tipo de salada no seu menu, especialmente o mais comum: tomate e alface. Você também consegue complementar com outros legumes e vegetais, como couve, maionese de batata, beterraba e cenoura.
- Massas: há muitas diversidades de massa nesse segmento que podem ser utilizadas na variação do cardápio semanal. Por exemplo o macarrão: parafuso, ninho, talharim, spaghetti, penne, entre outros. Outros tipos de massas: panquecas, canelone, ravióli, lasanha e nhoque, etc. A diversificação também pode estar no molho oferecido, como: molho siciliano, rosê, bechamel e vermelho. Vale lembrar que você também pode adicionar algum tipo de carne no molho, como bacon, atum ou carne moída.
- Carnes: da mesma maneira que as massas, há vários tipos de carnes para serem servidos aos clientes. O melhor é oferecer dois tipos de carnes por dia, pois, no caso do cliente não preferir a primeira opção, ele poderá pedir a segunda. Mais opções do que essa é exagero, e menos que dois tipos de carnes pode ser arriscado. Entre as variedades estão: frutos do mar, frango, peixes, linguiças, carnes de panela e bifes.
Inclua os preços dos itens no seu menu
A maneira como você adicionar os preços no seu cardápio pode ser um jogo de tentativa e erro. Caso você coloque o valor de um item muito alto, o mesmo poderá ser dificilmente pedido.
Por outro lado, se você adicionar um preço muito baixo, o prato pode ser qualificado como inferior. Por isso, preste atenção nos pontos importantes para se levar em consideração:
- Estude a renda média do seu público
- Leve em consideração os custos diretos, como gastos com refeições, que podem enfrentar alterações
- Observe os custos indiretos, como o dinheiro gasto com colaboradores e aluguel
- Fique atento ao preço dos competidores
- Avalie o nível de trabalho que o seu estabelecimento fornece
O segredo para fornecer um bom preço no seu menu é identificar o equilíbrio entre o rentável e acessível. Se você adicionar valores com sabedoria e conhecimento, irá ampliar a sua margem de lucro.
Projeto e layout do menu
Como foi mencionado acima, o seu cardápio é o principal instrumento de marketing. Um cardápio bem desenvolvido vai integrar as particularidades da sua marca e potencializar os itens mais lucrativos do seu estabelecimento.
Esse fato irá simplesmente influenciar os clientes a desenvolver uma lealdade com a sua marca e realizar pedidos de refeições com uma linha de lucro mais alta. Confira algumas dicas para o momento de elaborar o seu layout:
- Garanta o um menu com espaço e evite informações em excesso
- Faça a organização do menu de maneira estratégica
- Adicione um espaço para promoções exclusivas
- Use fotos e imagens com boa qualidade
Sem mencionar que, a parte escrita também irá incorporar o seu estabelecimento e os itens do menu a clientela.
Um cardápio bem elaborado e escrito vai te auxiliar na escolha dos consumidores.
No momento de elaborar a escrita do seu menu, verifique-se de usar frases vívidas e descritivas e sempre preze pela revisão da sintaxe e gramática do cardápio antes de mandar imprimi-lo.
Atenção com o cardápio semanal
Verifique alguns aspectos relevantes para o estabelecimento que prefiram trabalhar com um menu semanal:
- Com o objetivo de manter antigos clientes e atrair os novos, você precisa estar atento a cada refeição que serve para deixar os consumidores totalmente satisfeitos.
- Inicie o processo de elaboração de menu avaliando seu público-alvo. Faça sempre a pergunta: o que eles estão realmente procurando quando vão até o seu estabelecimento? A melhor maneira de conquistar a resposta é introduzir pesquisas regulares e fazer uma auditoria de marketing. A dica é ter uma caixa de sugestões em algum lugar do local ou distribuir formulários de pesquisas pelo estabelecimento. O chave principal do sucesso é dar para as pessoas o que elas procurar, para que assim, voltem buscando ainda mais.
- O próximo passo a ser considerado é os gastos com alimentos, uma vez que isso representa ¼ de cada pedido realizado. É essencial manter esse gasto baixo quando for possível sem interferir na qualidade dos pratos que o restaurante oferece. A melhor maneira de realizar esse passo é por meio de um planejamento apropriado e um modo de compra eficaz. É necessário que você tenha aquisição da lista de fornecedores, para conseguir realizar a comparação dos preços.
- É fundamental também ter um equilíbrio de estoque e planejamento de compras. Uma falha comum para quem está começando o estabelecimento é investir em mais alimento do que é possível conservar ou até mesmo vender, uma vez que isso é preciso ter um bom fluxo diário de vendas para não ficar no prejuízo. Um truque que pode funcionar é investir em mais quantidades de comidas não perecíveis, como macarrão industrializado, feijão e arroz, e a cada dois dias, legumes e verduras para saladas e carnes. Certifique-se de olhar todos os dia o estoque, para observar de tem algum ingrediente faltando.
- No momento de compra, verifique a qualidade dos produtos e prazo de validade. Mesmo que seja uma questão simples, muitas pessoas acabam deixando a desejar, e isso é essencial para garantir o sucesso do seu estabelecimento.
Para finalizar: o menu semanal é exigente, mas muito recompensador
Estar e trabalhar no mercado alimentício exige muito cuidados com qualidade e higiene, paciência e principalmente dedicação. E o mesmo vale para o momento de elaborar o menu semanal. O empresário precisa sempre melhor a aperfeiçoar as opções do seu cardápio e a apresentação do mesmo, que acaba também por expor o conceito da empresa.
O planejamento e desenvolvimento do cardápio necessita que o empreendedor busque por novas receitas e esteja apto para novidades. Mesmo que precise de muita atenção e cuidados com a administração de estoque e planejamento com antecedência, fornecer menus semanais é muito recompensador.
Para finalizar, lembre-se que será, também, necessário ter um equipamento profissional. E, se você busca encontrar equipamentos para restaurantes e cozinha industrial, a gente pode te ajudar!
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