Como fazer a escolha dos melhores equipamentos de refrigeração para sua empresa

Vários estabelecimentos não têm a noção da importância de se investir em equipamentos distintos para a refrigeração comercial e acabam, mesmo que de forma inconsciente, sendo negligentes na questão de investimentos em freezers e demais equipamentos necessários para suprir suas exigências.

Há várias categorias e espécies de equipamentos, e escolher um que melhor representa as necessidades do negócio é fundamental para que se obtenha uma boa resposta com o produto. Além disso, também acaba revertendo no lucro direto, evitando desperdício e otimizando o tempo/espaço.

Confiram a seguir os mais importantes motivos que induzem no uso e no diferencial de um equipamento para outro.

Campo da empresa

Inicialmente, é de grande valia entender que sua empresa trabalha mais em área comercial, podendo ser um revendedor, uma loja, centro atacadista, lanchonete ou até mesmo um supermercado, ou indústria, que pode ser da área alimentícia ou fabricante de produtos com base em materiais resfriados. 

Leia também: Equipamentos indispensáveis para sua cozinha industrial

Será diferenciado, basicamente, no padrão de equipamento que vai suprir a cada campo de trabalho, referindo se a cada demanda, recurso e aspectos específicos dos equipamentos de refrigeração para casa feito.

Equipamento de refrigeração
Equipamento de refrigeração

Igual a refrigeração doméstica, que funciona com suporte em refrigeradores normais com freezers embutidos ou não, que são as tão famosas “geladeiras’’, existem também mais dois segmentos no mercado: a refrigeração industrial e a comercial.

Na opção comercial podemos achar certas categorias que se adaptam melhor a verdade de cada ambiente, conforme a função desenvolvida ali, variedade e quantia de produtos vendidos e até mesmo a clientela.

Freezers

Os freezers estão disponíveis nos comércios de hoje em formato vertical e horizontal, chegando normalmente em temperaturas de -20 graus.

São ótimos para conservar vários tipos de alimentos.

Caso trabalhe com congelados, sorvetes, carnes, frutos do mar ou outros alimentos que seja do mesmo segmento, esses equipamentos são uma ótima escolha. Inclusive na questão de estocar os produtos.

São diversos os modelos existentes. Decida levando em conta, primeiramente, a questão de acomodação ou espaço. Faça a escolha entre o freezers vertical ou diagonal e veja qual é o mais eficaz para sua necessidade.

Refrigeração de sorvete
Refrigeração de sorvete

Feito isso, decida qual a tecnologia e capacidade a ser usada. Há Freezers, além de serem horizontais e verticais, tem a opção de terem o termostatos externos, uma ou mais portas, variações de temperaturas, sem falar nos de dupla ação, que se alternam entre freezers e refrigeradores, controlando a temperatura para isso, sendo um e bom custo x benefício que oferece a versatilidade à empresa, que terá dois equipamentos em um.

Refrigeradores Expositores

O destaque agora vai para os Refrigeradores expositores, que funcionam quase como freezers verticais, tendo portas de vidro para o cliente possa avistar o produto adentro sem a necessidade de abrir. Eles aguentam cargas iguais aos primeiros equipamentos, porém possuem  o diferencial de tornar fácil a escolha dos produtos.

Além disso, tem o poder de chamar mais os consumidores visualmente, podendo fazer suas escolhas antes de ser necessário abri-lo.

Refrigerador expositor
Refrigerador expositor

Uma opção interessante são os modelos que possuem mais de uma porta (alguns possuem 3), tendo assim a opção de armazenar mais de um tipo de produto por compartimento em um único local. Um bom exemplo, é a possibilidade de separar no espaço interior, produtos distintos como laticínios, frios e bebidas.

O tamanho, largura e profundidade de cada  expositor pode variar e compensa examinar a ficha técnica de cada um no momento da compra.

Ilhas

As funções das ilhas se assemelham muito com os freezers horizontais, por também são horizontais, tendo a opção de dupla ação, contudo com a tampa de vidro em cima igual aos do modelo anterior.

Ilha expositora
Ilha expositora

Perfeito para o acondicionamento e exposição apropriada de congelados e pescados, a começar por pratos prontos como pizza, lasanhas, nuggets, hambúrgueres e produtos parecidos.

Semelhantes a expositores na horizontal e questões úteis funcionam para o mesmo fim, que é justamente a facilidade de visualização e escolha de mercadorias, com o diferencial de frequentemente guardar produtos como falamos.

Cervejeiras

Destinados para ambientes como lanchonetes, pizzarias, bares e restaurantes, elas podem acomodar não somente cervejas, mas também diversos tipos de outras bebidas para serem consumidas e vendidas tranquilamente no local ou momentaneamente, sendo assim a necessidade de estarem sempre geladas.

Cervejeira comercial
Cervejeira comercial

Um dos modelos possuem chapa de visor na porta, sistema de degelo, e uma boa iluminação de led, igual aos outros equipamentos como expositores, tendo também ajustes de temperaturas que geralmente atingem entre -4 graus, -6 graus até 2 graus.

Balcões

Os tão conhecidos balcões que normalmente trabalham em temperaturas que variam em 1 grau até 7 graus, são usados para expor carnes que estejam apenas resfriadas, prontas para serem preparadas.

Muito comum serem encontrados nos açougues ou até mesmo açougues internos de diversos estabelecimentos, tais como hipermercados e mercados

Diferente dos demais equipamentos que possibilitam o self service dos clientes, eles ficam localizados em locais onde o atendimento é completamente feito no ’’balcão’’, situação onde o consumidor pode decidir a carne, o peso, se quer moída ou fatiada e por aí vai… A temperatura igualmente é regulada no termostato.

Balcão refrigerador
Balcão refrigerador

Quando se fala em refrigeração industrial, o habitual é ter operações com câmaras Frigoríficas, que são usadas, também, nos estabelecimentos comerciais, necessariamente em açougues, atacadistas e supermercados, que oferecem opções de maior garantia.

Decidir um projeto personalizado no que lhe diz respeito em relação a câmaras ou até mesmo câmaras modulares, é mais uma alternativa que vai depender da avaliação de viabilidade do esboço, tamanho do local, prioridades de necessidades e aplicação financeira.

Se a sua procura é um equipamento de refrigeração para seu negócio, está no lugar certo!

Veja as variadas opções que temos que irá suprir sua necessidade em qualquer ocasião de investimento, acesse o site oficial da Atau e confira a sessão Refrigeradores!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.