Equipamentos essenciais para montar uma padaria

Um excelente investimento para você começar a sua carreira pelo mundo empreendedor é, se não, a abertura de uma padaria. Para quem já tem negócio ou está começando a entrar neste nicho agora, a padaria é uma forma excelente de monetização.

Dono de 10% dos alimentos consumidos no mercado nacional, o setor é um dos maiores segmentos industriais e é o detentor de um dos alimentos que com certeza está na mesa de quase todos os consumidores: o pão.

Pensando em iniciar seu negócio? Então, uma coisa muito importante que você deve pensar, é nos materiais necessários para um negócio que lhe traga rentabilidade e sucesso, e, ao mesmo tempo, qualidade e satisfação para seus clientes.

É necessário investir em equipamentos de qualidade
É necessário investir em equipamentos de qualidade

No caso da padaria, os materiais necessários serão de acordo com a demanda e projeção de crescimento que você tenha para seu projeto.

Não há uma regra para este segmento. Porém, há alguns itens que são bem comuns e garantem o funcionamento pleno para seu futuro estabelecimento- ou até mesmo você que já está no ramo e quer melhorar sua produtividade.

Vamos, através deste post, passar algumas dicas e informações de produtos que irão lhe ajudar a começar o seu negócio- ou como já disse acima, alavancar um negócio que já esteja em andamento.

Como tudo em nossa vida, e principalmente no mercado de negócios, o primordial é planejar. No planejamento estará a receita para seu sucesso e estabilidade comercial.

.Através do planejamento comercial podemos:

  • Traçar metas e alcançar objetivos
  • Estipular demanda e contratar funcionários
  • Realizar o cálculo de investimento necessário.
  • O que é necessário adquirir antes de inauguração, e também o que virá adquirir com o tempo.

No ramo de padarias, que trazemos hoje para você, é interessante você escolher um bom ponto comercial e saber qual será o tipo de funcionamento que vai adotar.

Se você deseja abrir como uma conveniência, agregando produtos que não façam parte do ramo de padarias, como um mini mercado, deverá pensar na forma organizacional que irá dispor dos seus produtos sem que esta confunda o cliente.

Como escolher os equipamentos essenciais para uma Padaria?

Com seu plano de negócios e sua estratégia prontos, você deve escolher os equipamentos com atenção a qualidade e o funcionamento de cada um, para ter a certeza de que é um investimento necessário e que lhe trará resultados.

Independente do segmento de padaria que você pretende iniciar, alguns materiais são obrigatórios e essenciais. Para facilitar o seu start, resolvemos listar alguns para você:

Forno

Vamos começar pelo Forno. Sem dúvidas, este é o principal equipamento para se ter em uma padaria. É indispensável que ele seja industrial e com suas especificações indicadas para uso em padarias.

O forno é, sem dúvidas, um dos equipamentos mais importantes
O forno é, sem dúvidas, um dos equipamentos mais importantes

Você pode encontrar dois tipos de fornos no mercado, um que necessita de gás e outro que funcione com a eletricidade.

Amassadeira

Outro material importante para uma padaria é a Amassadeira. Esse produto é um grande aliado do negócio, pois com ela a produção de pão se dará com muito mais rapidez.

A amassadeira de pão com tina pode ter sua capacidade de 12 a 200 quilos de farinha.

Assadeiras

Não podemos esquecer das Assadeiras. Como no preparo de qualquer receita caseira, em uma padaria, o uso das assadeiras são muito frequentes e indispensáveis.

Os modelos mais simples e econômicos que podemos encontrar no mercado são as assadeiras de alumínio, que tem uma sua durabilidade por um período razoável e um preço bem acessível.

Porém temos também as assadeiras de Inox, o aço inoxidável, que são comercializadas por um valor maior, porém sua durabilidade e qualidade faz jus ao preço.

Balança de precisão

Para um preparo bem sucedido, é necessário o uso de uma balança de precisão.

Para que os ingredientes obedeçam rigorosamente as indicações de cada receita e consigam finalizar em um produto de qualidade. Isso resultará no funcionamento e rotatividade plena da sua padaria.

Batedeira

Um material que temos em casa e que se faz presente e indispensável para uma padaria é a batedeira. Apesar de encontramos vários modelos no mercado, o que mais atende as necessidades de uma padaria são as batedeiras planetárias, com capacidade a partir de 10 litros, chegando a 140 litros de balde.

Com essa poderosa aliada na sua padaria, você produzirá massas pesadas e leves, doces ou salgadas.

Refrigerador

Importante pensarmos em armazenar e conservar os produtos que serão fruto de tanto trabalho. Pensando nisso temos que encontrar um bom refrigerador que consiga dar conta desta responsabilidade.

É interessante que se tenha não só um, mas pelo menos dois modelos em seu estabelecimento, sendo um horizontal e um vertical, para que consiga uma melhor organização e separação dos produtos e ingredientes.

Utensílios

No ramo de padaria temos que nos atentar aos pequenos detalhes, e nesse caso, os utensílios de confeitaria são importantíssimos para um resultado positivo.

São fundamentais para uma padaria: os bicos de confeiteiro, bandejas, modeladores, pegadores, rolos, espátulas e muitos outros. Com eles você pode ter um melhor acabamento dos seus produtos e entregar mais qualidade ao cliente.

Lembrando que estes são equipamentos básicos. Conforme o seu negócio for crescendo, você poderá expandir em capacidade e em quantidade também. Você já tem alguma experiência que gostaria de compartilhar com a gente? Escreva-nos neste post deixando o seu comentário!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.