Atribuições do chefe de cozinha e como escolher o profissional

Um prato saboroso e bem feito tem se tornado algo muito valorizado no cotidiano das pessoas, que cada vez mais investem seu dinheiro e tempo em frequentar restaurantes bem avaliados para apreciar suas receitas especiais. Tudo isso se deve principalmente ao chefe de cozinha, que hierarquicamente é a figura mais importante dentro de uma cozinha.

Por isso é de grande importância escolher um profissional qualificado para gerenciar a equipe que trabalha na cozinha do seu restaurante ou hotel. Ao chefe de cozinha é atribuída uma série de funções, que muitas vezes vão além de suas habilidades culinárias. Você sabe quais são as principais responsabilidades desse profissional?

Confira a seguir quais são as atribuições de um chefe de cozinha e como escolher o profissional ideal para garantir o sucesso do seu estabelecimento.

A origem dos chefes de cozinha

A função de um chefe de cozinha pode ser entendida como o mais alto cargo de um dos cozinheiros que trabalha na cozinha de um estabelecimento. Sendo assim, o chefe de cozinha nada mais é do que o cozinheiro chefe de toda a equipe.

O termo “chefe de cozinha” tem origem no país reconhecido mundialmente como o principal responsável pela criação e desenvolvimento da arte da culinária: a França.

Tudo começou na França
Tudo começou na França

A gastronomia francesa começou a se destacar já na Idade Média, devido aos gigantescos banquetes realizados para os reis e nobres. Nessa época, no entanto, os pratos eram servidos todos de uma só vez, uma vez que o principal propósito era esbanjar fartura. Isso fazia com que o requinte e o charme da apresentação fossem deixados totalmente de lado.

Foi então que a cozinha francesa iniciou algo que é visto até os dias de hoje como uma pequena revolução. A pedido dos reis franceses, os chefes passaram a fazer uso apenas de ingredientes frescos, no ápice do seu potencial de sabor, e foram implementados os primeiros passos de etiqueta, que incluíam a divisão na apresentação da refeição e o foco no aspecto visual.

Por causa disso, a função de um chefe de cozinha é muito ligada às tradições, como já era de se imaginar, levando em consideração a sua origem.

A palavra “chef” é, na verdade, uma abreviação do termo francês “chef de cuisine”, que por sua vez tem sua origem do latim “caput”, que significa “cabeça”, indicando uma função com grandes responsabilidades. Mas, afinal, quais responsabilidades são essas? Confira a seguir.

O que faz um chefe de cozinha?

Um chefe de cozinha é o principal responsável pelo bom funcionamento da cozinha de um estabelecimento, garantindo a satisfação dos frequentadores do local.

Ao ocupar esse cargo, o profissional se torna a autoridade máxima na cozinha. É o encarregado de planejar a execução dos pratos que serão servidos, o seu pré-preparo, preparo e finalização, bem como controlar a qualidade dos alimentos e os métodos de cozimento utilizados. A ele também podem ser designadas algumas funções gerenciais mais burocráticas, como a administração da folha de pagamentos dos funcionários da cozinha, por exemplo.

Autoridade maior dentro da cozinha
Autoridade maior dentro da cozinha

Uma equipe de cozinheiros é geralmente comandada pelo chefe de cozinha, que fica incumbido de selecionar os ingredientes de uma receita, combinar os sabores entre os pratos e prepará-los de maneira a oferecer uma bela apresentação.

A maioria dos chefes define alguma especialidade ou área gastronômica de trabalho para atuar, de acordo com suas preferências, como, por exemplo, cozinha brasileira, italiana, internacional, vegana etc. Isso contribui com a sua especialização e qualificação, diferenciando-o de outros profissionais da área.  

Um chefe de cozinha pode atuar em diversos estabelecimentos, mas sua presença é mais comum em lugares como restaurantes e hotéis, que geralmente apresentam cardápios com maior nível de elaboração. Entre as funções que esse profissional executa está também a supervisão da saída de iguarias e pratos mais sofisticados, dessa forma garantindo a alta qualidade e requinte da apresentação desses pratos.

A atuação desse profissional também pode ser requisitada em cozinhas privadas, cozinhas hospitalares, navios de cruzeiros e sets de filmagens, entre outros locais.

As tarefas e responsabilidades do chefe de cozinha variam de acordo com o seu local de trabalho. Em cozinhas profissionais, por exemplo, ele ficará responsável pela criação de novos pratos, montagem de menus, contato com fornecedores e treinamento e andamento da equipe que o acompanha na cozinha, que pode ser composta por outros cozinheiros, confeiteiros, padeiros, etc.

Qual o perfil ideal para ser um bom chefe de cozinha?

Agora que já sabemos da grande diversidade de atribuições que um chefe de cozinha pode acumular em sua função, é importante identificar o que de fato forma um chefe de cozinha com potencial para o sucesso. Afinal de contas, quais as principais características que um bom chefe de cozinha deve ter?

Para configurar um bom profissional dessa área, o chefe deve ter conhecimento pleno das produções clássicas da culinária internacional, além de saber executar todas as tarefas e ser capaz de elaborar os pratos que forem solicitados.

Os chefes de cozinha geralmente possuem uma formação acadêmica, mas essa não é uma regra. O mais importante é que esses profissionais possuam experiência e conhecimento suficientes para exercer essa função e articular a equipe de sua cozinha da melhor maneira possível, de forma a potencializar o seu funcionamento.

É válido lembrar que o chefe será o responsável por treinar e comandar os outros membros dessa equipe, além de cozinhar, planejar e elaborar novos cardápios. Por isso, são exigidas também algumas habilidades interpessoais que muitas vezes são consideradas indispensáveis para obter sucesso nessa profissão.

Tendo isso em vista, essa carreira é a ideal para pessoas criativas, curiosas e motivadas, que procurem evoluir constantemente e não tenham medo de assumir riscos.

Além de lidar com a equipe da cozinha, o chefe frequentemente interage também com seus clientes. Por isso, uma pessoa cordial, respeitosa, simpática e aberta a sugestões tem mais chances de se sair bem nessa função.

A atuação em uma cozinha é, sobretudo, um trabalho em equipe, o que demanda que o chefe seja também um profissional com grande capacidade de liderança, paciência e flexibilidade, e que saiba como administrar crises, resolver conflitos e suportar pressões.

É fundamental que o chefe de cozinha tenha um perfil empreendedor, com visão de negócios e intimidade com números, até mesmo porque ele será o encarregado por cuidar das compras, fichas técnicas e do controle dos insumos necessários para manter a cozinha funcionando.

Essa função geralmente exige longas jornadas de trabalho, assim como trabalhar até altas horas. Por isso, é fundamental que o profissional em questão esteja disposto a se adaptar a esse ritmo intenso de trabalho.

Estar em boa forma não é um requisito, claro, mas esse fator pode contribuir bastante com a melhor adaptação da pessoa que irá ocupar esse cargo, já que a profissão também pode demandar que ela fique em pé por pelo menos oito horas diárias.

Ser capaz de atentar minuciosamente aos detalhes também é algo importante, uma vez que essa pessoa ficará encarregada de manter o controle dos suprimentos da cozinha, planejar menus e criar e produzir receitas.

É essencial que o chefe de cozinha tenha também grande poder de articular seus funcionários entre si, gerenciar as tarefas e designar as atividades para cada membro da cozinha.

O chefe de cozinha é a figura de maior autoridade dentro desse ambiente, e a pessoa em torno da qual todos os processos do cotidiano do estabelecimento irão girar e de quem o resultado final depende.

É por essas questões que é imprescindível que esse profissional seja bem qualificado, e procure manter-se em constante atualização, aprendizado e aprimoramento, de maneira a aguçar a sua criatividade. Isso porque esta área passa por constantes transformações, e novas tendências são lançadas a todo instante.

Realizar cursos e especializações que podem aprofundar seus conhecimentos é um grande diferencial, não só em temas relacionados à Gastronomia, mas em outras áreas também, como Administração e Gestão de Pessoas, por exemplo.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.