Como limpar aço inox da forma correta

Na geladeira, no fogão, nas panelas, nos talheres… O inox invadiu o nosso dia a dia. Mas atenção: é necessário alguns cuidados especiais na hora de limpar. Qualquer descuido poderá comprometer a qualidade do material, além de deixar manchas que não poderão ser removidas.

O inox, nada mais é do que um revestimento cromado que acaba conferindo ao ambiente que o utiliza, certa sofisticação, deixando o local mais moderno e visualmente mais bonito. Além disso, trata-se de um dos materiais mais resistentes encontrados no mercado. Sustentável, ele possui uma vida útil extremamente longa quando utilizados da maneira certa.

O filme de cromo é quem é o grande responsável pela impermeabilização do inox em relação a ferrugem e a oxidação em contato com a água. Por isso, são necessários alguns cuidados atenciosos na hora que estiver fazendo a limpeza. Se não for assim, você poderá danificar o seu produto.

Confira abaixo, 05 principais receitas que pode ser usada para limpar o seu inox!

Como limpar aço inox

Com ingredientes caseiros e de fácil acesso, você consegue fazer uma receita de limpeza concentrada e que funciona de verdade!

Água + Detergente

A água é uma grande aliada de quem deseja uma limpeza rotineira do aço inox, associada a detergente neutro. Você pode remover a sujeira usando um pano de microfibra ou então, uma esponja de nylon (lado macio).

Utilize um pano macio para evitar riscos
Utilize um pano macio para evitar riscos

Passo a passo: Faça uma mistura concentrada de água morna + detergente neutro (use bastante detergente). Com a ajuda de um tecido macio, passe a mistura no local que deseja limpar fazendo sempre movimentos uniformes e firmes o bastante para a remoção da sujeira.

Após o procedimento, não se esqueça de enxaguar as peças com atenção. Finalizado este processo, lembre-se de secar bem todas as peças, evitando o aparecimento de manchas devido a gotículas de água.

Álcool + Bicarbonato de sódio

Para sujeiras mais moderadas, por exemplo, você pode usar o tradicional bicarbonato de sódio com o álcool tradicional de uso doméstico.

Passo a passo: misture um pouco dos ingredientes até que você obtenha uma pasta concentrada. Depois, basta utilizar um pano macio para espalhar ou então, uma escova que tenha cerdas macias, para evitar riscos na peça.

Evite esfregar com força para não danificar a peça. Depois, basta enxaguar para tirar o excesso que já será o suficiente- enxaguar em água morna.

Bicarbonato + vinagre + álcool + água

Para que você consiga remover sujeiras mais pesadas com perfeição, a dica é que você utilize o vinagre, acrescido de água morna, álcool de uso doméstico e  bicarbonato.

Passo a passo: misture todos os ingredientes e utilize um pano macio de microfibra para aplicar a solução. Ao final da limpeza, enxague com muita água para remover qualquer resquício. Dê preferência, se puder, utilize sempre água morna para evitar manchas.

Água + Vinagre para limpar panelas

A grande maioria das pessoas já está cansada de saber que o vinagre é um excelente produto de limpeza. Isso se dá devido a alta concentração de ácido acético, que elimina odores, dá brilho, desinfeta os lugares e ainda desengordura!

Limpe panelas com misturas caseiras
Limpe panelas com misturas caseiras

Para fins de limpeza pesada, o vinagre mais indicado é o vinagre branco de álcool, já que ele é neutro e não possui qualquer tipo de corante.

Passo a passo: Para limpar perfeitamente as penelas de inox, coloque dentro delas uma quantidade de água + quatro colheres de sopa de vinagre, levando esta mistura em fogo brando até que se levante fervura. Espere a mistura esfriar e depois, lave as panelas como de costume, com água e detergente.

Óleo Vegetal para dar brilho

Se o seu desejo depois da limpeza é deixar a peça brilhando, você pode usar sem medo o óleo vegetal para esta finalidade.

Passo a passo: Após limpar com as dicas que demos acima, depois que a sua geladeira ou o seu fogão estiver completamente seco, umedeça uma pontinha de óleo vegetal em um pano seco e lustre os móveis fazendo movimentos circulares. Cuidado: o ideal é que você não embebede o pano.

Curtiu as dicas? Vai aproveitar bastante? Depois, volta aqui e comentá com a gente se funcionou pra você. Sabe alguma outra receita? Deixe nos comentários!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.