Dicas para quem deseja abrir um restaurante

Paixão por gastronomia, vontade de ser o próprio chefe ou a realização de um sonho antigo. Diferentes motivos levam muitos brasileiros a abri um restaurante e seu próprio negócio.

O sucesso de um restaurante está condicionado a realização de um bom planejamento.

Elencamos abaixo fatores importantes que devem ser levados em consideração na hora de investir no ramo da gastronomia. Confira!

Público-alvo

O primeiro passo para quem está pensando em abrir um restaurante é definir o público-alvo. Tenha sempre em mente a quem o conceito do seu estabelecimento se dirige.

Para definir o público-alvo considere fatores como o nível socioeconômico dos clientes. Se você deseja investir em um restaurante de alta gastronomia, certifique-se de que o local escolhido para o seu estabelecimento é adequado para este tipo específico de conceito.

Defina seu público alvo e se adapte a ele
Defina seu público alvo e se adapte a ele

Restaurantes do tipo self-service são ideais para locais com grande concentração de empresas e movimentação de pessoas.

Além disso, pense em fatores que atrairão um maior número de clientes. Facilidade de acesso certamente é um diferencial.

Além de restaurantes self-service, existem diversos outros tipos como à la carte, típicos, fast-food e delivery.

Fique atento as particularidades de cada tipo de restaurante!

Concorrência

Independente do tipo do restaurante, um fator importante que deve ser levado em consideração é a concorrência.

Conhecer os concorrentes diretos do seu negócio é um ponto crucial. Estude os preços praticados e o se possível ofereça preços mais acessíveis.

Segundo o Sebrae, o sucesso de um restaurante se baseia em três pilares principais: cardápio; hospitalidade, ou seja, saber receber os clientes de maneira adequada e o ambiente que se relaciona à arquitetura, localização e espaço.

Serviço de restaurante

Oferecer um serviço baseado nesses três pilares diferenciará o seu estabelecimento dos demais.

Especialistas apontam a fidelização como chave para o sucesso. Portanto, busque atender e superar as expectativas dos seus clientes.

Faça valer em seu restaurante aquela famosa frase: “servir bem para servir sempre”.

Contratação

Um ponto crucial para quem está pensando em abrir um restaurante, é a contratação de funcionários.

Fique atento a esta etapa do processo e busque montar uma equipe dedicada e comprometida.

Como já mencionado, a hospitalidade e o atendimento colocarão o seu restaurante em outro patamar.

Empreendedores experientes apontam como maior falha cometida por iniciantes a pouca atenção dada ao momento da contratação.

Chefe de cozinha
Funcionários capacitados são essenciais para o sucesso de um restaurante

De nada adianta contratar um cozinheiro excepcional se os outros funcionários não estiverem alinhados aos valores da empresa e dispostos a oferecer um ótimo atendimento aos clientes.

O estabelecimento pode facilmente ter a sua reputação abalada caso o cliente se depare com graves falhas no atendimento do restaurante.

Vale lembrar que além da capacitação, a criação de um bom canal de comunicação entre os funcionários é um fator essencial para qualquer tipo de negócio.

Estrutura do restaurante

Além da localização, outro tópico a ser considerado é o investimento em equipamentos.

Uma cozinha bem equipada influenciará positivamente o andamento do serviço e a organização do estabelecimento. Invista em equipamentos funcionais e de qualidade.

O principal ponto no momento da escolha dos equipamentos para cozinha é considerar o tipo de restaurante.

Caso o seu negócio seja um restaurante sef-service, invista na compra de um buffet térmico.

equipamentos para restaurante sef-service

Se você optar por servir sobremesas ou saladas, não esqueça de acrescentar um buffet refrigerado a sua lista.

Divulgação

Um problema recorrente em estabelecimentos de diferentes ramos, é a mau gerenciamento dos canais de divulgação.

Além da conhecida propaganda boca a boca, indispensável para o sucesso de qualquer empresa, é necessário investir em outros canais.

As redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação quando utilizadas adequadamente mas folders e menus para delivery na região também podem ser ótimas opções.

Fatores como criação de uma identidade visual adequada e oferecimento de informações relevantes (local e horário de atendimento, divulgação dos pratos, etc) são essenciais para despertar o interesse dos clientes.

Questões burocráticas

Este ponto pode desanimar muitas pessoas que estão pensando em empreender. Porém, se você realmente deseja abrir um restaurante, fique atento às normas da prefeitura do município em que pretende abrir o seu restaurante e em dezenas de outros pontos mais burocráticos.

Existem documentos imprescindíveis para o funcionamento de um restaurante, como o certificado de desinfecção, desratização e dedetização; certificado de saúde e inspeção sanitária emitido pela vigilância sanitária; relatório de inspeção de segurança ambiental e riscos de incêndio expedido pelo Corpo de Bombeiros.

A lista de documentos básicos é extensa, mas para que o seu negócio comece a funcionar é imprescindível estar munido do Alvará de Funcionamento. O documento é expedido pelas autoridades municipais e apresenta, em síntese, as atividades executadas no local, a função social e a atividade principal.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.