Como adaptar o restaurante ao estilo de alimentação saudável?

Atrair consumidores através de sabores únicos e memoráveis tem sido uma das melhores estratégias para os chefs de estabelecimento de alimentação. Normalmente, a maior vontade de consumidores de restaurantes é a satisfação de que terá que experimentar o prato.

No entanto, uma tarefa difícil cada vez mais comum e recorrente, ainda que gradualmente, o conceito de simplicidade dentro dos restaurantes. Ou melhor, incluir no cardápio opções classificados como mais saudáveis.

Isso faz com que as pessoas responsáveis pelo menu atraiam consumidores através de refeições com muito cuidado e atenção em relação com alimentos e pratos saudáveis.

No entanto, muitos empresários desse tipo de organização ainda não tem o conhecimento acerca de como realizar adaptações e substituições em seu menu.

Leia também: 10 temperos mais usados em restaurantes rentáveis

Por isso motivo, nós vamos falar um pouco mais do assunto a seguir e desmistificar esse tema. Confira abaixo!

Transformar totalmente o cardápio ou apenas adicionar uma parte saudável? Qual a melhor opção?

A decisão de mudança do menu para servir opções mais saudáveis vai depender de dois fatores fundamentais, segundo alguns especialistas e consultores do assunto: modelo de negócio e testes.

Para alguns consultores, é fundamental que antes de buscar enquadrar o seu cardápio, o proprietário do estabelecimento de alimentação tenha a real noção de qual é o padrão da sua empresa e qual o seu tipo de público-alvo. Por meio disso, será provável identificar se esse mesmo público vai se adaptar e gostar do tipo de pratos mais saudáveis.

Por exemplo, no caso de o estabelecimento ser voltado para petiscos fritos que acompanham com um bom e clássico chopp, a ação de adicionar algum tipo de salada  raramente trará bons resultados e efeito positivos, isso porque, os clientes mais tradicionais podem não aceitar muito bem a mudança.

O segundo passo é realizar testes, não tendo um menu único logo no começo. O empresário deve agregar valor ao menu realizando uma pesquisa, e depois calcular essa experiência por meio de experiência de satisfação, dialogando com os seus consumidores e ensinando os seus colaboradores a realizar o mesmo comportamento.

Preste atenção nos feedbacks dos clientes
Preste atenção nos feedbacks dos clientes

Outros especialistas mencionam que calcular a aceitação do novo prato através da e engenharia do menu pode ser também uma boa maneira, ou seja, medir a quantidade e volume de vendas, pedidos e a lucratividade dos pratos.

Qual a melhor maneira de se adequar ao conceito de alimentação saudável?

O grande segredo para um restaurante bem sucedido com o conceito de alimentação saudável é servir uma opção que não comprometa ou prejudique o que já é fornecido. Toda e qualquer novidade pode atrair muitos consumidores, no entanto, é preciso ter cuidado pois também pode repelir.

Realizando este ato, o consumidor pode começar a achar que ao servir uma opção saudável, o seu restaurante está perdendo a identidade.

E Para solucionar essa questão, o proprietário do restaurante necessita ter um estudo e planejamento muito bem fundamentado.

Sem falar que, a aceitação de uma opção mais saudável ao menu deve ser muito bem divulgada, por meio de estratégias. Para esse ponto, a orientação é utilizar panfletos e as redes sociais, para dizer que o estabelecimento começou a dar mais atenção para a saúde e bem estar do seus clientes.

Uma dica fundamental: a adaptação ao novo conceito deve ser orientada por um especialista, como um chef especializado no assunto ou um nutricionista. Pois, a alimentação saudável não deve ser somente saudável por ser, ele tem que ser nutritivo e ter um objetivo, confirmar os estudiosos no tema.

Os alimentos naturais são, por vezes, mais caro, porém o consumidor não se preocupará com esse fato. É comum que os produtos saudáveis tenham um valor mais alto, uma vez que seus insumos também são. Ainda assim, o público que está adepto a esse tipo de alimento sabe que o custo é mais alto e não liga muito para essa questão.

Os clientes que consomem esse produto, no geral, não está preocupado com o valor, ele tem interesse pela qualidade.

Se o alimento tiver realmente uma boa qualidade, ser os colaboradores forem bem instruídos e treinados e o lugar for confortável e agradável, certamente o cliente não de preocupará com o preço.

Mas a questão é: por onde começar essa mudança?

Muitos empreendedores têm a ideia e a vontade de servir pratos mais naturais e saudáveis, mas não tem ideia de como e por onde começar. Dessa forma, de o estabelecimento de alimentação não for totalmente saudável, a proposta de oferecer pequenas porções no menu pode ser uma boa estratégia e maneira de identificar a aceitação dos clientes.

Menos é mais!
Menos é mais!

E em casos de a oferta for oferecer produtos 100% naturais, pode-se iniciar com um cardápio único e por meio da engenharia do menu, calcular a aceitabilidade do seu público.

No entanto, é fundamental dar a devida importância para a qualidade dos pratos. Assim como cita o famoso chef de cozinha do programa Masterchef, Henrique Fogaça : “menos é mais”

É mais satisfatório ter opções bem preparadas, apresentadas e elaboradas do que servir uma grande qualidade de refeições, mas com uma qualidade não seja tão grande assim.

Quais as opções de pratos naturais servir?

O tipos de pratos selecionados para servir vai de acordo com o tipo e conceito do seu restaurante, ou melhor, as propostas de entradas, os pratos principais e as sobremesas vão depender muito da oferta que o estabelecimento quer e deseja seguir.

Nesse contexto, os consultores e especialista confirmam a sua posição, de que a presença de um chef especializado, um profissional do assunto ou um nutricionista é indispensável, pois são eles os responsáveis por ajudar a elaborar o cardápio da melhor forma possível.

Tenha pessoal especializado na sua cozinha
Tenha pessoal especializado na sua cozinha

Para concluir, o primeiro passo é sempre realizar de antemão um planejamento de todos as possíveis variáveis e resultados dessa grande mudança, uma vez que cada decisão gera uma consequência. Os passos devem ser dados com cuidado e profissionalismo, mas arriscar também faz parte do processo de empreender!

Lembrando que, se você não tem conhecimento sobre o assunto, vale a pena contratar profissionais para auxiliá-lo no processo de planejar e projetar o desenvolvimento das suas ideias e desejos. O armazenamento destes produtos também devem seguir um criterioso regulamento a fim de que não se perca nada.

Por este motivo, certifique-se de ter os melhores equipamentos para restaurante e cozinha industrial à sua disposição, maximizando os lucros e reduzindo as perdas.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.