20 melhores saladas decoradas para o seu restaurante

Hoje em dia, a palavra salada tem sido pronunciada com maior frequência do que alguns anos atrás. Vemos muitas reportagens que reforçam o valor nutricional de uma boa alimentação e, através disso, estão conquistando mais adeptos ao seu estilo de vida. Até mesmo as crianças estão começando a ver com outros olhos esse tipo de alimentação devido à grande criatividade de montá-las e apresentar a mesa. Por isso é super importante que seu restaurante esteja preparado e listamos 20 ótimas opções para seu estabelecimento!

 

Assim como qualquer outra alimentação a salada também tem sua origem, é conhecida no mundo todo e está presente em várias culturas gastronômicas. Ela nos proporciona várias maneiras de prepará-la e degustar. 

A origem da salada na história

A salada teve seu primeiro indicio em 600 a.C.  pelo povo Persa. Após, apareceu no Antigo Egito onde sua cultura era provida de leguminosas, frutas e hortaliças. A origem da palavra em si, vem do latim herba salata.

Ao decorrer da história, o primeiro tempero a ser usado em suas folhas foi o sal que, naquela época, era um dos condimentos mais apreciados tanto para dar sabor, quanto para conservar alimentos.

Logo após foi agregado o óleo vegetal para somar sabor ao paladar. Posteriormente, o limão e o vinagre vieram para ajudar na conservação desse saudável prato e assim se originou a história da salada.

Atualmente a salada é servida antes das refeições em muitos países. Além disso, através das hortaliças e leguminosas, podemos montar combinações incríveis! Quanto mais colorida sua salada, mais nutrição para você e sua família, deixando assim de ser vista com aquele prato chato e passando a conquistar cada vez mais espaço na mesa do brasileiro.

Salada no restaurante- Como servir?

Se você está montando o seu restaurante agora, neste momento, deve ter uma série de dúvidas em relação à montagem e modo de servir a salada. Tudo depende, inicialmente, da proposta do seu estabelecimento.

Ou seja, se a ideia é investir em algo mais diferenciado, a ideia é que você monte um cardápio exclusivo com opções de salada bem diferentes para que o pessoal consiga se apropriar do sabor.

Se a ideia é servir no estilo self service, a dica é oferecer as saladas mais tradicionais e prestar a atenção do preparo ideal dos molhos, agregando valor de forma simbólica.

Seja como for a sua ideia inicial, a gente separou 20 saladas diferentes para você conferir! São dicas simples e que poderão ser adicionadas no cardápio facilmente, aproveite!

20 saladas para ter em seu restaurante

Preparados? Leia atentamente cada uma das opções e escolha àquela (ou aquelas) que mais transmitem a ideia que você quer passar no seu restaurante, combinado?

Salada quente de aspargos, tomates, espinafre e camarões: esta salada é muito sofisticada, pois existe a mistura de sabores e texturas delicadas, dando ao prato um profissionalismo na exibição.

Salada de cenoura, pupunha e marinada de cogumelos: mistura muito leve e saborosa, com destaque na versatilidade, podendo também utilizar como recheio de massas e sanduíches.

Salada extremamente refrescante
Salada extremamente refrescante

Salada de maçã verde, nectarinas grelhadas e mine folhas: bom acompanhamento para carnes. Receita fácil de fazer, fica nutritiva e bonita.

Salada de bacon com roquefort e avocado: contém ingredientes contrastantes e marcantes, aguçando, assim, o paladar. 

Salada de cestinha de queijo com cease: com aspecto gourmet, seu diferencial é no sabor e simplicidade daqueles que experimentam. 

Salada com melancia: este ingrediente faz a diferença, tornando a salada agridoce e refrescante.

Salada feita com pedaços de melancia
Salada feita com pedaços de melancia

Salada de petvbon com penne ao queijo reino: a massa não tem destaque somente em pratos quentes,. Nesta receita, seu preparo é simples e agrada sempre.

Salada de frango com molho de gengibre e papaia: outra receita onde se usa frutas. O sabor é diferente, refrescante e com um toque picante, renovando o paladar.

Salada quente de feijão, salmão e batata salsa: mais uma salada quente com carboidrato e carne, excelente opção para dias frios.

Salada bacon e couscous: salada propicia para o verão! Ela é fresca e possui sabores acentuados. É rápida e prática.

Salada de ervilha com quinoa: seu destaque é a quinoa, que tem em sua composição ferro, ômega 3, proteínas e cálcio, muito usado nas dietas.

Salada de beterraba com queijo de cabra e arroz integral: o queijo de cabra tem baixo nível de gordura, além de possuir um sabor marcante. Integrado ao arroz integral fica ótima para sua dieta.

Salada de quinoa, além de ser uma delícia, faz bem para a saúde
Salada de quinoa, além de ser uma delícia, faz bem para a saúde

Salada de quinoa: um ingrediente de fácil acesso, novamente a quinoa tem destaque. Ela é indicada para pratos compostos por carne.

Salada de rabanete, cenoura e shoyo: com aspecto oriental, os ingredientes são utilizados semi crus, tornando a salada crocante e fácil de fazer.

Salada de abacate, tomate vermelho e grão de bico: o abacate faz a diferença, juntamente com o grão de bico e o tomate, que é rico em antioxidantes e auxilia no coração.

Salada tropical com manga, kani Kama, molho tare e pepino: esta receita traz a culinária japonesa por sua composição conter kani Kama, que pode ser substituída por outro peixe de sua preferência.

Salada tropical com manga, kani Kama, molho tare e pepino
Salada tropical com manga, kani Kama, molho tare e pepino

Salada de feijão manteiga, quinoa e abacate: ingrediente típico da culinária portuguesa, o feijão manteiga é rico em proteínas, carboidratos e fibras, fazendo com que esse prato tenha ainda mais nutrientes.

Salada morna de vagem, beterraba, molho cremoso de limão e gorgonzola: uma salada colorida e crocante, muito boa para ser preparada nos dia de inverno e ocasiões que exijam maior requinte. Pode ser um prato único, servido à noite, como diferencial da casa, por exemplo.

Salada de frango com sal aromatizado de ervaso frango temperado com o sal aromatizado de ervas possui um sabor marcante, dependendo das ervas que serão utilizadas.

Salada colorida rústica: com uma aparência exótica, a salada é uma mistura de cores e temperos aparentando um ar oriental. Vale experimentar essa iguaria!

O mais legal dessas opções de saladas é que elas são práticas para serem feitas e que agregará valor ao seu restaurante, já que possuem ingredientes diferenciados. Você já sabe como pretende servir salada? Seria um menu exclusivo para elas? Escreva pra gente nos comentários!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.