As 10 melhores entradas que podem ser servidas num restaurante

Oferecidas antes do prato principal, a entrada tem a função de abrir o apetite e preparar o paladar para as próximas refeições que ainda vão chegar.

Geralmente, todos os estabelecimentos de alimentação oferecem entradas antes da refeição principal e são diversas as opções para conseguir conquistar uma entrada extraordinária e saborosa.

Leia também: Gourmetização- O que é e como utilizar em seu restaurante

Confira abaixo as 10 principais entradas para deixar como opção no seu restaurante.

1 – Canapés

Esse prato faz parte das entradas obrigatórias e não existe estabelecimento de alimentação que se preze que não adicione pelo menos alguma diversidade de canapés entre os seus principais petiscos.

Produzidos especialmente em base de quadradinhos de pão torrado, esse ingrediente está praticamente em uma imensidão de receitas.

Canapés
Canapés

A chave está na aparência, que geralmente é manual e na seleção correta dos ingredientes, uma vez que sua combinação varia muito com o sabor do canapé.

Há alguns alimentos que são frequentes na produção e elaboração dos canapés, como por exemplo as pastas de barrar, mostarda, ketchup, maionese, cebolas, tomates cherry, legumes cozidos, ovos, azeitonas e o queijo.

O passo é simples, basta barrar e enfeitar pequenos quadradinhos ou tostas de pão fresco ou torrado com o alimento em questão, ou com uma mistura de ingredientes e conquistará de maneira fácil, simples e criativa de começar a entreter o paladar dos clientes.

2- Tábua de enchidos

Os famosos enchidos são apreciados por grande parte dos clientes de estabelecimento desse tipo e os restaurante vêem nele uma maneira de conseguir e garantir que irá agradar a maioria dos consumidores.

Variedade e qualidade são cruciais para uma tábua de enchidos ideal para ser apresentada, contendo então itens como chouriços, morcelas (também conhecido como chouriço de sangue), paios, salames e salpicões.

Tábua de enchidos
Tábua de enchidos

Além dos enchidos, é de extrema importância se ater à disposição da tábua, uma vez que a decoração da mesma junto com os alimentos que ela traz irão interferir no julgamento do cliente com relação a aceitação da entrada.

A forma do corte dos enchidos precisa estar adequada, sendo apresentados em rodelas medianas e com utensílios que favoreçam a retirada dos alimentos da tábua, como palitos e garfos, e assim, o cliente não precise sujar as mãos. O que irá dar um requinte ainda maior para a entrada de enchidos.

3 – Tábua de queijos

Há uma grande diversidade de escolha quando o assunto é queijos. Como queijos fatiados, queijos de pequeno porte, queijos de cabra ou mistos, ovelha, vaca, requeijões, queijinhos frescos, condimentados com colorau ou picantes, amanteigados, meio curados ou queijos secos também consistem na infinidade de escolhas.

Tábua de queijos
Tábua de queijos

Uma tábua de queijos que se preze puxa pelo paladar e pelo apetite e é uma opção de entrada muito utilizada pelos restaurantes.

4 – Tábua de carnes frias

Esse prato de entrada garante uma das principais combinações de grande sucesso oferecidas pelos estabelecimentos alimentícios.

São poucos os clientes que conseguem resistir à visão, cheiro e sabor de uma boa tábua cheia de galatines variadas, chourição, mortadela, presunto, fiambre, entre outros, perfeitamente enrolados e fatiados em canudos ligados por um palito e decorados por uma linda azeitona recheada.

Tábua de carnes frias
Tábua de carnes frias

As carnes frias estão entre as opções mais tradicionais e já existe a muito tempo e, continua marcando a sua presença marcante nos restaurantes.

5 – Manteigas e outros cremes e doces para barrar

Os clássicos pratos com individuais e minúsculos pacotes de marmeladas, manteiga entre outros doces de fruta, como amora, laranja, tomate, etc e, inclusive os queijos-creme para passar no pão são pratos de entradas utilizadas com prestígio por todos os tipos de estabelecimentos, desde os restaurantes mais sofisticados e luxuosos até os mais simples.

Manteigas e outros cremes e doces para barrar
Manteigas e outros cremes e doces para barrar

Mesmo que não seja das opções de entradas mais criativas e inovadoras, mas com certeza das mais pedidas pelos clientes, também se leve em consideração o seu custo comumente mais acessível.

6 – Saladas variadas

Os tipos de saladas são inúmeros, por exemplo: salada russa com camarão, salada atum, salada polvo, salada de orelha-de-porco são oferecidas por vários estabelecimentos em pequenas porções que servem uma pessoas são fornecidas como entradas frias.

Saladas variadas
Saladas variadas

Em geral, todas as saladas do tipo habituam-se a ser bem temperadas e condimentadas consideravelmente a fim de estimular o apetite e a sede em quem as experimenta.

Leia também: 20 melhores saladas para servir no restaurante

Menos clássicas do que as manteigas e mais substanciais, porém não em uma boa quantidade para serem oferecidas como refeição, estas saladas diferenciadas levam consigo as receitas especificamente lisboetas e pode ser consideradas uma das melhores entradas para provar.

7 – Azeitonas

As tradicionais e boas azeitonas normalmente fazem o prazer da maioria das pessoas e tem a presença inconfundível e insubstituível em grande parte dos restaurantes.

Oferecidas em pratinhos de barro ou taças o ingrediente pode ser encontrado como mistas, recheadas, verdes, pretas, fatiadas e até mesmo descaroçadas.

Azeitonas
Azeitonas

Um generoso tempero combinado com ervas aromáticas e uma boa quantidade desse ingrediente gastronômico e saboroso, está conquistada uma ótima entrada para qualquer estabelecimento de alimentação.

Até mesmo aqueles clientes que não estão acostumados a provar entradas antes do prato principal não resistem ao poder das azeitonas.

8 – Tremoços, snacks salgados e, misturas exóticas

Por meio do ponto de vista nutricional, essas não são as opções mais saudáveis, mas a realidade é que bolinhas estaladiças de queijo, milho crocante, tirinhas fritas de milho, amendoins picantes, batatas fritas aromatizadas, tremoços bem salgadinhos, castanhas de caju, combinações de bagas e sementes picantes, cremes, doces ou mistas são opções de entradas que não permitem ninguém passar fome.

Tremoços, snacks salgados e, misturas exóticas
Tremoços, snacks salgados e, misturas exóticas

Esse tipo de prato oferece para os restaurantes o benefício de estimular a sede e, várias vezes, antes mesmo da chegada do prato principal, já os consumidores realizam o pedido das bebidas para acompanhar.

Deve-se, também, prestar atenção na forma adequada de armazenamento, para que se consiga otimizar ao máximo o lucro destes perecíveis. Por isso, é de suma importância que você tenha em mãos, os melhores equipamentos para restaurante e cozinha industrial!

9 – Pão e molhos diversos

Outra entrada que pode ser encontrada em vários restaurantes são os famosos molhos. Há molhos para quase todos os tipos de paladares, gêneros, texturas e cores possíveis.

Existem as opções de molhos regionais, líquidos ou granulosos, molhos espessos, azedos, salgados, agridoces, doces, picantes ou as opções inovadoras, além das misturas de vários molhos que trazem um efeito de festival de cores, sabores e aromas.

Pão e molhos diversos
Pão e molhos diversos

Desde o tradicional ketchup, molhos com ervas aromáticas, molho de escabeche, molho de soja, molho inglês, maionese, mostarda as opções são diversas e quando acompanhadas por um bom pãozinho fresco ficam irresistíveis, trazendo uma descrição maravilhosa para as entradas.

10 – Patês

Geralmente produzidos por meio de uma massa de ovo cozido esmagado e combinado com maionese, entre outros alimentos triturados.

Patês
Patês

Os patês são opções ótimas para as entradas que podem ser oferecidas em um estabelecimento. Esse prato pode ser de delícias do mar, de camarão, de atum, de sardinha, de fígado ou de qualquer ou outro alimento que se seja considerado apetecível.

Alguns patês se diferenciam pelo seu aroma, outros pela sua cor e outros pela inconfundível qualidade dos seu alimentos e pela delicadeza do paladar. Essa opção pode ser oferecida como acompanhamento de pão ou decoração para canapés.

Na verdade, os patês são tão apetitosos e saborosos que existem pessoas que os comem à colherada só pelo prazer de degustar o seu delicioso e único sabor aveludado.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.