Saiba como acender um fondue com maestria

O fondue ganhou espaço nas casas brasileiras, e se tornou uma das receitas preferidas. Principalmente para serem apreciadas durante o inverno, acompanhada de um bom vinho. Um dos maiores obstáculos, no entanto, é aprender a manusear adequadamente o equipamento utilizado para fazer o fondue.

Com as informações e instruções corretas, no entanto, essa tarefa pode ser simplificada. Confira a seguir algumas dicas especiais sobre os tipos de equipamentos para fazer um fondue, qual a maneira ideal para acendê-los e, como um bônus especial, algumas das principais receitas para você receber familiares e amigos.

Como acender?

Primeiramente, é preciso escolher a panela e o combustível adequados, de acordo com o tipo de fondue que você deseja preparar.

O fondue de queijo deve ser feito de preferência em uma panela com abertura grande e espaço para depositar o álcool ou gel, que serão o combustível para manter a panela aquecida. Os fondues de sobremesa, como o de chocolate, podem ser feitos em panelas menores e mais rasas, que geralmente possuem espaço apenas para uma vela.

Fondue de queijo
Fondue de queijo

Os fondues de óleo e caldo, por sua vez, geralmente são feitos em panelas de aço ou cobre, com uma abertura ainda maior, que também são aquecidas por meio do álcool ou gel.

O fogareiro do tipo réchaud com acendedor é o mais comum nesses casos. É o modelo mais completo, composto por uma base para colocar a panela e por um acendedor, através do qual é possível regular a chama do fogo.

Uma vez definido o equipamento ideal para a receita que será feita, agora é a hora de acender a espiriteira, que é uma espécie de lamparina a álcool. O álcool gel é a opção mais segura, uma vez que há menos chances de respingar. Dê preferência pelo álcool gel acima de 65%.

Se optar pelo álcool líquido, procure um que seja acima de 70% ou 90%. Há algumas espiriteiras específicas feitas exclusivamente para o uso de álcool líquido. Verifique qual é a do seu aparelho. É importante lembrar que estamos lidando com um material altamente inflamável, então é preciso ser o mais cuidadoso possível.

Verifique se este compartimento está completamente frio antes de enchê-lo. Em uma pia ou balcão, derrame o álcool com cuidado nele, parando assim que o líquido atingir os buracos laterais ou a malha. Limpe qualquer resíduo que possa ter respingado para fora do queimador e posicione-o, ainda apagado, abaixo da panela de fondue.

Use um fósforo para acender, posicionando-o nos furos do queimador. Remova a malha metálica utilizada e insira o cartucho de gel no compartimento restante. Reposicione o topo do queimador logo em seguida.

Regule a chama da espiriteira conforme a necessidade da receita que será feita. Para fogo alto, os orifícios devem ser abertos ao máximo, e para fogo baixo, quase completamente fechados.

 

Fondue aquecido com vela
Fondue aquecido com vela

 

Alguns aparelhos de fondue utilizados para fazer sobremesas precisam de pouco calor para manterem-se aquecidos. Muitas vezes, uma vela acesa é o único combustível necessário.

Nesse caso, derreta os ingredientes no fogão, usando a técnica de banho-maria, e depois transfira-os para a panela de fondue. Coloque a vela apagada embaixo da panela de fondue e acenda-a com um fósforo ou isqueiro.

Panelas para fondue

Entre os modelos de panelas para fazer um bom fondue há diversas opções, que vão desde as mais simples até outras mais completas e sofisticadas. Elas podem ser feitas de materiais diversos, como cobre, ferro, alumínio, cerâmica ou porcelana, vidro, etc.

A principal vantagem da panela de cobre é sua capacidade de alcançar altas temperaturas. Por isso, ela é a ideal para fondues como os carne ou frutos do mar, que geralmente precisam de óleo ou caldos para serem preparados. Em contrapartida, seu custo pode ser um pouco elevado em relação a algumas outras opções.

A panela de ferro fundido possui preços variados, podendo custar mais do que mil reais. Essa pode ser a opção perfeita para quem procura uma panela com alta durabilidade. Ela também aquece bem, além de ser capaz de manter a temperatura por mais tempo. Algumas das panelas de ferro podem ser manuseadas diretamente no fogão, o que facilita bastante o preparo do fondue.

As opções de alumínio são normalmente revestidas com material antiaderente, e mais fáceis de limpar. Essas panelas são ideais para os fondues de queijo, chocolate ou doce de leite, entre outros, e são comumente mais personalizadas, com estampas e cores divertidas.

Panelas de fondue feitas de inox também aquecem facilmente, e sua grande vantagem é que geralmente compõem um aparelho completo de fondue. Esses modelos são geralmente mais sofisticados, o que também acaba influenciando no seu valor.

As esmaltadas são bastante versáteis, uma vez que tem a possibilidade de variação da temperatura da chama, e podem servir para fazer tanto fondues doces quanto salgados. Depois das opções de cerâmica, essa é a opção com preços mais acessíveis.  

Transparentes e refinadas, as panelas para fondue feitas de vidro exigem maior cuidado com relação às variações de temperatura, pois não são tão resistentes como outras opções.

A panela ideal proporciona melhor aproveitamento
A panela ideal proporciona melhor aproveitamento

Esses modelos geralmente vêm acompanhados com uma placa difusora de calor, que serve para regular a chama embaixo da panela, evitando qualquer acidente. São mais fáceis de limpar, uma vez que não possuem porosidades como as outras, onde muitas vezes podem ficar restos de comida.

As panelas de cerâmica, por sua vez, são a opção com preço mais acessível, no entanto a desvantagem é que não alcançam temperaturas altas. Isso porque esse modelo normalmente faz uso de uma vela como elemento de calor, o que a torna bastante limitada. Ela é indicada especialmente para fondues de chocolate.

Por fim, há também a panela para fondue elétrica, que basta ser ligada na tomada para funcionar. Sua maior vantagem é a função de regulador de temperatura, o que faz com que ela seja uma opção perfeita para todos os tipos de fondue.

Receitas tradicionais

As mais famosas e tradicionais receitas de fondue são as de queijos derretidos, carnes fritas no óleo e a de chocolate derretido, para ser apreciada como sobremesa.

Os queijos do tipo Gruyère e Emmental são comumente os mais utilizados para fazer receitas de fondue, e são derretidos diretamente na panela, com um pouco de vinho branco. Esse fondue pode ser apreciado com um delicioso pão italiano, que é mais firme e não despedaça quando em contato com o queijo quente.

Os fondues feitos com carne frita, por sua vez, podem ser acompanhados com molhos de ervas, de alho ou mostarda, de acordo com sua preferência. Você pode escolher fazer a receita com as carnes de sua preferência. Uma sugestão interessante é oferecer filé mignon cortado em cubos, com diversas opções de molhos deliciosos, como pesto, rosê, barbecue, gorgonzola ou apimentado.

Fondue de chocolate- uma das opções mais tradicionais
Fondue de chocolate- uma das opções mais tradicionais

Já o fondue de chocolate pode ser feito com a opção que você preferir, ao leite, meio amargo, branco ou até mesmo misturar mais de um tipo. Basta derreter os pedaços da barra de chocolate com um pouco de creme de leite, que ajudará a dar consistência. Uma boa dica é acrescentar um pouco de amarula ou licor de chocolate para dar um sabor especial. Para acompanhar, sirva frutas variadas, como uvas, banana, morango, kiwi, etc.

Agora você já sabe como acender um fondue com maestria e está preparado para fazer uma noite especial para receber seus familiares, amigos ou até mesmo para um encontro romântico. Mãos à obra!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.