Gourmetização – O que é e como usar em seu restaurante

O mundo vem se transformando ao longo dos tempos, e com tudo, o comércio em geral também. No ramo alimentício têm-se ouvido falar muito no termo “Gourmet”, afinal o que é, como funciona, e como isso pode ajudar a atrair clientes para o seu restaurante?

O termo “Gourmet” consiste na transformação de alimentos básicos e tradicionais como: lanches, pizzas, executivos, etc.) que com a combinação de ingredientes diferenciados se tornam pratos ou comidas Gourmet.

Um alimento é considerado “Gourmet”, quando além de ingredientes diferenciados ele tem seu processo de preparo mais refinado e diferenciando também. Tudo isso resulta em um prato que chama a atenção e pode ser o “carro chefe” do seu estabelecimento.

É possível gourmetizar até as coisas mais simples, como uma coxinha
É possível gourmetizar até as coisas mais simples, como uma coxinha

A gastronomia vem se tornando cada vez globalizada, ou seja, comum entre vários países, pratos pertencentes à outras culturas. Com isso a ideia da venda de um prato “Gourmet” não é somente sobre vender um simples prato ou alimento qualquer, e sim proporcionar diferente experiências gastronômicas ao consumidor, saindo da rotina do que ele está acostumado a consumir em restaurantes e bares tradicionais.

O interessante é que isso vem se tornando tendência no mundo todo como já dissemos aqui, e com isso, o cliente está disposto a pagar um preço diferenciado por um produto diferenciado. Então, quanto mais você se dedicar na produção e Gourmetização do seu produto, mais você pode valorizar o seu trabalho.

O Brasileiro em especial, tem por costume se impressionar e ser atraído pelo novo, então esse mercado tem ganhado muita força e rapidamente dentre o comércio alimentício no país.

Por que investir na Gourmetização?

Esse novo modelo de negócio gastronômico, vêm se tornando cada vez mais uma realidade entre os comerciantes e um desejo entre os consumidores.

Com isso a nova proposta é de que os comércios deixem de ser apenas simples bares e restaurantes, se adaptando, reinventando para atrair consumidores que vão em busca de algo que supere suas expectativas quanto a tal estabelecimento.

Bacalhau gourmet
Bacalhau gourmet

Dados apontam que em 2017, quando tivemos uma crise econômica que abalou o nosso país, esse novo modelo de negócio manteve firme os números dos estabelecimentos que se propuseram a oferecer algo diferente ao seus clientes.

Uma curiosidade que segundo especialistas atrai a atenção para a Gourmetização, é que ela desperta diferente “sensações” dentre o público que atende, ou seja, várias pessoas experimentam pratos e tem diferente impressões quanto ao resultado que ele lhe apresenta.

Qual a maneira correta de criar seu cardápio Gourmet?

Já citamos vários pontos importantes do que, exatamente, é a Gourmetização. Com base nisso fica fácil criar um legítimo cardápio “Gourmet”. Busque sempre inovar e se diferenciar do que você já conhece e serve.

Abaixo vamos listar alguns pontos que vão ajudar a você criar a sua identidade “Gourmet”.

Tenha prazer em servir seus cliente

Os pratos Gourmet são alimentos que demandam tempo e dedicação para serem criados e preparados, e para que se obtenha o melhor resultado é preciso ter prazer naquilo que se está dedicando, pois só assim você conseguirá transmitir tal prazer e dedicação nos pratos aos consumidores.

Saia do tradicional

Parece repetitivo, mas a gourmetização se baseia no que é diferente. Então, temos que bater muito nessa tecla para que você não corra o risco de nadar, nadar e morrer na praia.

Carnes são um boa opção para gourmetizar
Carnes são um boa opção para gourmetizar

Diferenciação é a chave do sucesso para quem busca ingressar nesse caminho.

Busque parceiros, um especialista se for o caso

Para inovar e criar pratos diferenciados e que não se encontram receitas em qualquer lugar, é preciso ter experiência no ramo gastronômico para saber quais alimentos e temperos se combinam, para que o resultado seja satisfatório ao consumidor.

Então, se você tem um restaurante, por exemplo, mas não é um profundo conhecedor de gastronomia, e pretende ingressar no ramo Gourmet, a dica é que você conte com a experiência de um profissional que vá lhe auxiliar e caminhar rumo ao sucesso.

Chefes de cozinha, por exemplos, são ótimos parceiros a se recrutar, pois são profissionais que tem o domínio de preparo e apresentação de pratos, e esse são os quesitos base para um prato Gourmet.

Cumpra o prometido

Muitos estabelecimentos pecam neste quesito. Na hora de anunciar em suas redes de marketing e no seu próprio cardápio colocam fotos e descrições de produtos fantásticos, produtos que realmente dão “água na boca”.

Ratatouille
Ratatouille

Mas quando produto é oferecido ao consumidor a decepção é o primeiro “sabor” ele sente. Conforme dissemos, o público que está em busca de estabelecimentos Gourmet estão dispostos a pagar um preço diferenciado por um produto também diferenciado, então não cometa o erro de anunciar um produto e oferecer outro.

Nos pratos Gourmet não é a quantidade que manda e sim a diferenciação do produto. A impressão que ele vai causar no cliente não se dá pelo volume que você coloca no prato e sim pelo preparo, detalhes, ingredientes que ele contém.

Vale lembrar também, que como falamos de um público diferenciado, a qualidade dos ingredientes deve ser muito bem monitorada e escolhida por quem oferece o produto. Pois qualquer deslize pode ser rapidamente percebido pelos consumidores, e isso gera uma imagem negativa do estabelecimento.

Apresentação do seu estabelecimento e cozinha

Obviamente que o carro chefe do seu estabelecimento Gourmet tende a ser o sabor e a experiência que você vai proporcionar ao seu público com seus pratos e suas inovações.

Mas a apresentação do seu estabelecimento também é fundamental para o cliente. É importante que ele veja um local bem higienizado, organizado e com uma decoração atrativa e que combine com a sua proposta gastronômica.

E mais importante ainda: a sua cozinha deve estar sempre impecável, ter sempre utensílios e materiais de ponta que possam proporcionar produtos de qualidade ao seu cliente e que também te auxiliem na produção dos seus alimentos.

Nesta dedicação e atenção, os dois lados saem ganhando, o seu cliente que terá sempre a tranquilidade de saber que está consumindo produtos que são cuidadosamente preparados, e você que com os equipamentos corretos, terá uma melhor condição e desempenho no preparo e armazenamento de seus alimentos.

Qual o impacto da Gourmetização para os seus clientes?

Essa nova tendência e realidade gastronômica que invade os bares e restaurantes, tendem a trazer para os clientes novas experiências em se fazer um refeição, seja um lanche rápido, um almoço em família ou com amigos.

Até os hambúrgueres estão sendo gourmetizados.
Até os hambúrgueres estão sendo gourmetizados.

A proposta é de que o cliente não vai sair para comer algo que já sabe o sabor. Ele vai experimentar algo novo, algo que tenha a sensação que foi preparado especialmente para ele. E isso gera uma identificação e uma atração muito forte entre consumidor e estabelecimento.

A Gourmetização não é um trabalho fácil! Trata-se de estar sempre se reinventando e observando a aceitação dos produtos oferecidos. Com isso, procure sempre manter um bom relacionamento com os clientes, ouvir sugestões e se possível fazer pesquisa de satisfação periódicas, para estar sempre antenado no que se está errando e acertando.

A gourmetização é algo que veio para abrir os horizontes e trazer muitas oportunidades no ramo gastronômico, basta que se atente aos detalhes e se terá muito sucesso nessa área.

Você que já tem seu negócio e quer migrar para o ramo Gourmet, ou você que pretende iniciar seu negócio já nesta modalidade, uma boa sorte e espero que este post te ajude obter muito sucesso!

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