Decoração de restaurante: 07 dicas para não errar na escolha

Decoração de restaurante importa? Para um estabelecimento de alimentação conquistar consumidores fiéis, ele necessita ultrapassar os limites de somente uma comida de qualidade e um menu diferente e inovador.

A capacidade e habilidade de atração para um restaurante se inicia antes mesmo do cliente se sentar na mesa, uma vez que a decoração do ambiente é um dos principais aspectos para alcançar a atenção e escolha das pessoas.

Aquele antigo ditado que diz “a primeira impressão é sempre a que fica” corresponde muito bem nesse segmento comercial, especialmente porque os indivíduos tendem a fazer uma associação entre um espaço mal arrumado e a ausência de higiene, reconhecimento que nenhum empresário deseja carregar ligando ao seu estabelecimento, confere?!

A decoração deverá ser livre e aconchegante
A decoração deverá ser livre e aconchegante

Mais do que um estabelecimento arrumado, a decoração do ambiente deve transmitir conforto e bem estar aos consumidores. É muito mais agradável se alimentar em locais bem decorados, climatizados e frescos. E bem diferente do parece ser, um estabelecimento bem decorado não significa um restaurante cheio de objetos, apetrechos diferentes e inovadores.

Um restaurante confortável deve ter elementos que particularizam o ambiente, mas sem muitos exageros. E saber os limites e ter conhecimento para saber como decorar o estabelecimento é uma das primeiras estratégias de marketing que o proprietário precisa ter.

Os consumidores só voltam pela segunda vez para o seu restaurante se o serviço oferecido valer muito a pena. E essa decisão vai de acordo com a qualidade da comida, do atendimento e claro, do ambiente em geral.

Por essa razão, é fundamental dar a devida atenção para a decoração do seu estabelecimento. Afinal, como foi mencionado acima, a primeira impressão é a mais importante e se alimentar em lugar agradável e confortável pelo ponto de vista, ganha muitos pontos.

Leia também: Atribuições do chefe de cozinha e como escolher este profissional

Pensamento nessa importante ferramenta, selecionamos 7 dicas para a decoração do seu estabelecimento. São orientações e informações que pode utilizadas no momento de mudar o visual do ambiente e trazer vários resultados benéficos para o conceito e nome da sua empresa. Confira abaixo:

1 – Cada restaurante, um estilo diferente

Cada estabelecimento tem um estilo próprio, desde a cozinha até fora dela. Porém, além da propensão gastronômica, os restaurantes tem técnicas variadas de trabalho.

Há aqueles estabelecimentos que o foco principal para atrair clientes é por meio da comida rápida enquanto outros preferem prestar serviço para uma classe elitizada e que optam por longas refeições em locais de luxo.

A decoração tem relação com o seu ideal
A decoração tem relação com o seu ideal

A primeira dica vai ser em compreender como a sua decoração deve casar com o design do seu estabelecimento. Vamos para um exemplo?

Se colocássemos em um restaurante fast-food poucas mesas e luz de velas, ficaria totalmente fora de contexto, não é mesmo? Observe como é fundamental respeitar e entender o estilo no momento de planejar a decoração de um restaurante.

Por esse motivo, a seleção do tipo de imagem que você deseja para o seu estabelecimento deve ser mantida e relacionada com o padrão do mesmo. Para que, a decoração do ambiente de torne natural, agradável ao ser apresentada e as particularidades da sua empresa serão facilmente reconhecidas no mercado.

2 – Como escolher a cor certa para o restaurante?

Se você já conseguiu determinar o estilo que deseja dar ao seu estabelecimento, comece a pensar nos tons que irá passar nas paredes. Já foi comprovado, que cada cor tem uma certa influência na mente humana, então use-as a favor.

As cores influenciam no meio-ambiente
As cores influenciam no meio-ambiente

Como por exemplo: as cores quentes estimulam sensações de agitação e euforia, além da fome, as cores frias despertam a sensação relaxamento e tranquilidade. Dessa forma, o restaurante pode optar pelo que deseja transmitir no decorrer das refeições.

Se você quiser um ambiente mais neutro que traga um aspecto maior de higiene e limpeza, a opção é o branco, uma vez que ele auxilia na iluminação e dá uma sensação de ampliação ao ambiente. A opção de tijolos à vista, painéis, texturas também é um caminho bacana para enfeitar paredes de um jeito original.

3 – Mesas enfeitadas para restaurantes

A decoração do estabelecimento pode se iniciar por algo básico, como as mesas. Sentar para comer em uma mesa com uma decoração agradável pode conquistar os clientes antes mesmo de servir a refeição. Afinal, a mesa é uma das primeiras coisas que os consumidores vão notar depois que adentrar no local.

A decoração influencia na permanência do cliente também
A decoração influencia na permanência do cliente também

Para escolher a maneira certa de decorar mesa, é preciso definir de antemão qual a intenção com essa ação. Podendo ser criar um lugar mais claro e elegante, atrair a atenção logo na porta de entrada ou fornecer um espaço bem diferente.

Para cada objetivo, um jeito de decorar a mesa pode ser utilizado. De acordo com o público-alvo, os enfeites das mesas pode ser bem ousados, com banquetas altas e largas bancadas ou uma decoração tradicional, com pequenos objetos e cadeiras de madeira.

4 – Decoração de restaurante: Paredes

As paredes necessitam de algo além das cores diferentes de tintas. Para realizar a decoração dessa parte do restaurante, busque por uma seleção de objetivos, como quadros, que fixem na parede para auxiliar na marca do seu estabelecimento. Nesse caso, não existe um limite padrão do que pode ou não ser fixado nas paredes.

Decoração com quadro para restaurantes
Decoração com quadro para restaurantes

Podendo ser uma coleção de fotos em branco e preto, uma camiseta de clube de futebol, o essencial é que os objetos condizem com tema do restaurante. Dessa forma, o local evita aquele antigo clichê de quadros que não dizem nada e estão ali apenas para preencher um espaço vazio.

5 – Valorize as luzes

Da mesma maneira que as cores, as luzes são importante para ajudar a dar dar uma identidade ao restaurante. Nesse passo, é preciso ter atenção e cuidado para não acabar deixando o ambiente claro ou escuro além do que se deve.

Faça uso de luzes
Faça uso de luzes

A utilização de luminárias pode trazer um charme ao ambiente, e por mais que sejam um item secundário nesse procedimento, as luminárias conseguem complementar o visual do restaurante.

6 – Use a abuse das plantas

Há diversas maneiras de incluir as plantas no ambiente, depende apenas de alguns detalhes, como o vaso utilizado, o tipo de planta escolhida e a necessidade de luz da mesma.

Decoração com planta
Decoração com planta

Além de proporcionar uma sensação de lar para o ambiente, as plantas deixam o estabelecimento mais aconchegante. Sem falar da sua versatilidade, que vão desde de vasos grandes no chão até aqueles arranjos pendurados na parede. De qualquer forma, investir em plantas é sempre uma ótima escolha.

7- Invista na versatilidade da madeira

Encontrada em larga escala nos objetos de restaurantes, empresas e casas, a madeira como um grande benefício a sua versatilidade.

Use e abuse das madeiras!
Use e abuse das madeiras!

Pode-se encontrar mobílias que usam madeiras nobre, por exemplo mogno e carvalho para reproduzir um visual luxuoso e contemporâneo, além de encontrar mais diferentes e ecológicas, como demolição.

A certeza que fica é, para qualquer estilo de restaurante é possível encontrar um tipo de madeira que se encaixe e transmita a sua personalidade.

Os equipamentos disponíveis e utilizados também devem entrar na dança e combinar com a decoração do ambiente. Invista em equipamentos para restaurante e cozinha industrial que otimizarão o espaço, auxiliarão na melhor movimentação e garantirão rentabilidade para o seu negócio!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.