Planejamento empresarial: Você sabe fazer?

Como o próprio nome já diz, o planejamento empresarial consiste na ação de preparar e prever os objetivos e meta da empresa de forma sistemática, visando também às estratégias utilizadas para que sejam alcançados.

E assim, para que a empresa obtenha mais realizações e sucesso, o planejamento empresarial é o ponto de partida, o qual devido suas características, se torna fundamental para qualquer negócio, independente de seu ramo de atividade, seu porte e tempo de atuação no mercado.

Realizar um planejamento completo com certa regularidade é indispensável para a manutenção do crescimento do negócio, para evitar a perda de esforço, de investimento e de tempo.

Se antes um balanço financeiro era o suficiente para decidir o orçamento, atualmente as empresas precisar saber atuar no cenário complexo que se modifica cada vez mais rápido, na velocidade da era digital.

Leia também: Como escolher um ponto comercial para a sua padaria?

Quando você acredita estar por dentro das últimas novidades do mercado empreendedor, de repente nasce uma nova tecnologia disruptiva que renova todo o mercado, e faz com que todos devam se reciclar mais uma vez.

Tecnologias digitais
Tecnologias digitais

Tal atualização do mercado empresarial deverá permanecer assim por muitos anos, em especial, nos próximos, o que exigirá que os empresários tenham um ótimo planejamento para se manter a frente da concorrência.

Assim, para o desenvolvimento de um excelente planejamento empresarial, algumas questões respondidas, como: Como foi o último ano de sua empresa? E como deseja que seja o próximo?

Além disso, algumas dúvidas também deverão ser sanadas, como: Você sabe a real importância de um bom planejamento empresarial? Sabe como elaborar um planejamento para sua empresa? Sabe como analisar os resultados? Tem conhecimento dos softwares de gestão que podem facilitar o desenvolvimento de seu planejamento?

Tendo em mente tais conceitos iniciais, objetivos e questões a respeito de sua empresa, confira todas as informações que você precisa para elaborar um planejamento empresarial e atingir suas metas.

O que é planejamento empresarial?

Como já dito anteriormente, consiste em um instrumento de gestão fundamental para simular o futuro e estabelecer os passos da empresa para o próximo ano.

Este se inicia com o processo administrativo, determinando os objetivos e os meios para que a meta seja atingida. Desta forma, o planejamento empresarial deve se iniciar com a definição dos objetivos e a escolha dos métodos para que estes sejam realizados, visando especialmente o ambiente e os riscos implicados.

Planejamento empresarial é algo fundamental para a sua empresa
Planejamento empresarial é algo fundamental para a sua empresa

Entretanto, planejar estas ações organizacionais não se trata de uma atividade burocrática que se reduz a gráficos, números e relatórios, como antigamente.

O planejamento atual tem a capacidade de estimular a criatividade e encorajar para novas ideias e soluções dos problemas. E para isto, é necessário seguir inúmeras etapas, que incluem desde o diagnóstico da atual situação a até o desenvolvimento de novos planos de monitoramento e ação.

Basicamente, existem três níveis de planejamento empresarial, sendo eles:

  • Planejamento estratégico: tem como base a missão e visão da empresa, relacionado aos objetivos centrais criados pela alta gerência;
  • Planejamento tático: consiste na desagregação de objetivos e de estratégicas, sentenciando como usar as ferramentas para atingir as metas de maneira eficaz.
  • Planejamento operacional: é composto pelo plano de ação propriamente dito, o qual prevê cronogramas, tarefas e alvos para os diferentes setores da empresa.

A junção das três frentes se faz necessária no planejamento anual, tornando desta maneira, a ferramenta mais completa e para tornar a empresa preparada para eventuais ocorrências.

Fazer o planejamento empresarial é fundamental para qualquer empresa
Fazer o planejamento empresarial é fundamental para qualquer empresa

Contudo, um dos grandes desafios para os gestores é a forma de antecipar as decisões neste atual cenário.

A importância do planejamento empresarial

Para que o planejamento empresarial e que sua real importância sejam compreendidos, basta avaliar as intensas modificações que o mercado global tem sofrido nos últimos anos, em especial, no último ano.

Antes, era industrial mecanizada, e hoje uma era altamente dinâmica, hiperconectada e multidisciplinar que exige ainda mais conhecimentos. Portanto, neste universo confuso, não há empresa que prospere sem um elaborado e bom plano.

Analise também gráficos e planilhas!
Analise também gráficos e planilhas!

Assim sendo, novamente o planejamento estratégico é um coligado essencial para que seja mantida a competitividade das empresas e para aumentar o passo das mudanças. E mais uma vez, para o desenvolvimento de um excelente plano é importante ter a interação das novas tendências do mercado atual.

O que fazer antes do planejamento?

Antes de iniciar o planejamento empresarial é importante realizar uma avaliação do ano anterior, isto é, fazer um verdadeiro check-up a fim de identificar os problemas e avanços perante aos objetivos estabelecidos.

Reúna-se com todos pra que todos os problemas possam ser solucionados
Reúna-se com todos pra que todos os problemas possam ser solucionados

E para auxiliar nesta tarefa há diferentes modelos de diagnósticos com embasamento administrativo, sendo um dos mais utilizados foi desenvolvido por Anélio Berti em 2001, a obra “Diagnóstico Empresarial: teoria e prática”, a qual faz a análise dos seguintes fatores:

  • Análise dos balanços financeiros de custos variáveis e fixos de todos os setores;
  • Análise do equilíbrio e capital de giro empresarial em relação aos lucros;
  • Análise da logística de mercado, consumidor e concorrência;

Como fazer o planejamento empresarial?

Dispondo do diagnóstico da empresa em mãos é possível saber quais são os pontos que exigem maior atenção para o próximo ano, e para auxiliar na organização destes dados e esquematiza-los de forma prática, o uso da conhecida Análise SWOT é de grande valia.

Esta ferramenta facilita avaliar os ambientes interno e externo a um empreendimento, formulando métodos para otimizar o desempenho no mercado, incluindo as oportunidades e ameaças.

Analise Swot
Analise Swot

Outra maneira de obter informações valiosas é através da análise da concorrência, isto é, avaliar o que a outra empresa faz de diferente é possível ter referências para criar novas direções.

E para tal, o benchmarking, como é chamado no meio empresarial, trata-se de uma tática importante para o sucesso nos negócios, sendo que não é considerada uma mera cópia, mas sim, de uma maneira de compreender o que pode ou não dar certo a partir de adaptações para a realidade da empresa em questão.

Gestores que sabem e possuem controle do fluxo de caixa possuem a capacidade de definir o que realmente dará lucro ou prejuízo, e por isso, não se deve planejar um ano sem saber como cuidar das finanças. As prioridades devem ser estabelecidas em relação ao orçamento, incluindo as despesas, previsão de receitas e a capital de giro.

Software de Gestão

Sim, é um trabalho árduo e que exige muito conhecimento sobre cada passo a ser dado. Mas, para facilitar estas atividades, há disponíveis inúmeros softwares de gestão que ajudam e muito o planejamento empresarial.

Software de Gestão
Software de Gestão

Plataforma com ferramentas financeiras, com integração bancária, emissão de Nota Fiscal e de boletos, gestão de vendas e outras funcionalidades são oferecidas por alguns programas, como Conta Azul. Seu sistema é 100% online e gera toda e qualquer informação em cliques, e disponibilizando relatórios e gráficos de fácil compreensão.

E aí, gostaram das dicas? Escreva nos comentários e fique por dentro das novidades!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.