Equipamentos indispensáveis para sua cozinha industrial

Em primeiro momento, é preciso entender qual o papel de uma cozinha industrial, que é um dos aspectos mais importantes para o funcionamento de um empreendimento no ramo alimentício. A cozinha é o local onde o cardápio ganha vida e que o alimento passa por todas as fases de preparação, ou seja, a cozinha é o coração de um restaurante, bar, hotel dentre outros exemplos.

A organização da cozinha é de extrema importância para o bom funcionamento, pois tem uma grande equipe trabalhando nesse ambiente, sem mencionar que ali que fica todos os alimentos, o equipamento de lavar louças e todos os materiais e utensílios necessários para uma cozinha.

Ir em busca do tipo correto de equipamento para a sua cozinha industrial proporciona um processo mais efetivo, proporcionando que os alimentos passem, facilmente, do estágio de preparação para a montagem do prato. Além disso, tais equipamentos precisam ser de alto nível para dar suporte a restaurantes com um grande fluxo de pessoas.

Os equipamentos para sua Cozinha Industrial

Listamos alguns equipamentos, os mais importantes e essenciais:

Fornos

Um dos equipemtnos indispensáveis para a cozinha industrial é o fogão e o forno industrial, pois é ele que aquece os alimentos quando necessário, permitindo servir a comida aos clientes sem demora. Atualmente, existe uma grande diversidade de modelos e funções de fornos, sendo possível escolher aqueles que se encaixam no seu bolso, gosto e necessidade.

Entre os principais fornos encontrados estão o forno turbo e o forno combinado. O primeiro é nomeado de turbo por contar com uma ventoinha que trabalha com a circulação do ar quente no interior da câmara de cocção e o segundo citado, é um modelo de forno que prepara os pratos por meio de várias combinações de calor com vapor.

Fogões

Qualquer cozinha, seja ela industrial ou não, necessita de um fogão industrial para a realização de diversas receitas, podendo ser assadas, fritas ou cozidas.

Fogões industriais
Fogões industriais

Esse equipamento tem diversos modelos e design no mercado para se adequar a qualquer tipo de cozinha e uma das grandes dificuldades na hora de escolher o fogão ideal é se será de alta ou baixa pressão.

  • Baixa pressão: fácil de controlar a chama por conta dos seus reguladores e é mais indicado para alimentos que necessitam de mais atenção e precisão.
  • Alta pressão: Esse tipo de fogão é mais potente e não vem com reguladores e são indicados para cozinhas que produzem grandes quantidades de alimentos.

Batedeiras

Esse equipamento ajuda a transformar tudo mais rápido e fácil, mais especificamente quando o assunto é preparar massas. Qualquer cozinha industrial deve ter pelo menos uma batedeira planetária. Hoje em dia tem opções em diversos modelos, tamanhos e qualidade.

Equipamntos de Refrigeração

Esse equipamento é uma das partes mais importantes para constituir uma cozinha industrial. A refrigeração adequada é essencial para manter todos os alimentos frescos e preparados em uma temperatura exata para antes ou, posteriormente, a preparação.

Entre os instrumentos de refrigeração encontrados estão o Balcão refrigerado, geladeira comercial, freezer e a câmara fria.

Fritadeiras

O equipamento é indispensável para uma cozinha industrial onde o cardápio conta com vários alimentos que precisam ser fritados para formar um prato. Esse equipamento pode ser usado com óleo e/ou água para preparar diversos alimentos.

As fritadeiras elétricas são comercializadas em locais simples, duplas ou triplas, de maneira que suporte as necessidades de cada cozinha. Além de que os produtos congelados são facilmente preparados com um equipamento desses de boa qualidade.

Cortadores e Descascadores

Este equipamento facilita o trabalho realizado em qualquer cozinha industrial, diminuindo o tempo de preparo e aumentando o número de pratos. Os descascadores ou cortadores são de fácil manuseio e podem ser pregados em mesas ou nas paredes para trazer mais firmeza e segurança durante o processo.

Liquidificadores

O equipamento pode trazer a facilidade de mistura de alimentos em questão de segundos, proporcionando praticidade, rapidez e agilidade na cozinha… liquidificadores são essenciais para restaurantes com alto giro e bares.

Balanças

Qualquer cozinha industrial necessita de precisão. Então o uso desse equipamento faz total diferença. Podendo ser uma balança com uma grande capacidade de pesar volumes avantajados ou até mesmo para uma pequena quantidade.

Chapas

Esse equipamento pode ser multifuncional dentro de uma cozinha industrial, sendo possível fritar alguns alimentos, como ovos e hambúrgueres e até mesmo finalizar algumas opções de pratos. Alguns modelos de chapa contam com prensa e grill, o que aumenta a funcionalidade deste instrumento.

Lavadoras de Louças

O processo de lavar louças demanda muito tempo de uma cozinha industrial, sendo que é o que ela menos tem. Pensando dessa forma, a máquina de lavar louças é um grande achado, facilitando e solucionando o problema de tempo da equipe.

Todos os produtos que citamos acima são encontrados facilmente e são essenciais numa cozinha, principalmente se você está começando agora.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.