Como montar uma Casa de Carnes Gourmet?

O Brasil é um dos maiores produtores, exportadores  e consumidores carne bovina no mundo. Os brasileiros adoram um churrasco e qualquer ocasião já é motivo para assar aquela carne no final de semana.

Só que o consumidor está mais exigente quanto à qualidade destas carnes, seja querendo buscar saúde, e conseqüente, qualidade de vida, buscam cortes mais finos para um churrasco mais sofisticado ou até mesmo aquele prato a ser servido num jantar mais romântico.

Leia também: Como adaptar o restaurante para o estilo de alimentação saudável?

Para acompanhar este nicho de mercado mais seleto, de consumidores das classes B e C  média alta, os empreendedores estão investindo em Casas de Carnes Gourmet, que seriam os açougues com cortes das carnes mais nobres.

Há ainda a oportunidade de, além de ofertar as carnes mais comuns (bovina, frango e suína) também dispôr de carnes mais exóticas, como de: carneiro, avestruz, javali, entre outras.

Abrindo uma Casa de Carnes

Para abrir uma Casa de Carne Gourmet é necessário ter uma estrutura que vai além daquela oferecida em açougues comuns.

As empresas tem que ter instalações modernas, equipamentos de primeira linha,  mão de obra qualificada, ótima localização, embalagens apropriadas , cumprir a legislação específica, além, de claro, carnes de excelente qualidade.

Vamos falar um pouco sobre a estrutura para montar um negócio do tipo Casa de Carnes Gourmet:

Instalações modernas

O empreendedor deverá ter Instalações Modernas: composta de câmaras frigoríficas que mantenham o produto a uma temperatura adequada para uma melhor conservação; bancada de inox com placa de altileno (que não é porosa  e evita a contaminação) para que seja feita a manipulação; os porcionamentos e os cortes em geral; gôndolas e balcão para exposição dos produtos com a finalidade de mostrar o aspecto visual e saudável do alimento; freezer para acondicionamento de carnes congeladas; geladeiras de vidro para vendas de bebidas, um terminal de caixa para recebimento dos pagamentos.

Casa de carne com instalações modernas
Casa de carne com instalações modernas

Além de toda a parte destinada à administração, que é recomendado que esteja à parte do salão de atendimento. Lembrando que todo o ambiente deve gozar de uma aparência de limpeza, asseio e higiene impecáveis para uma boa apresentação.

Neste quesito, em especial, a Atau pode te ajudar! Há anos no mercado, oferece o equipamento certo para o seu tipo de negócio, oferecendo, inclusive, suporte diferenciado. Trabalhamos com as melhores marcas- além de facilitar toda a condição de pagamento. Acesse o site e confira os modelos completos para o seu negócio!

Equipamentos de primeira linha

Facas de Cortes de Precisão; Equipamentos de Proteção Individual como luva de ação; balanças para pesagem; ganchos para pendurar a carne; máquinas para embalagem próprias para acondicionar estes tipos de cortes (à vácuo, por exemplo); facas para desossar.

Diferentes tipos de facas
Diferentes tipos de facas

É importante que você tenha em mãos, equipamentos que acelerem o processo e que auxiliem você nas tarefas diárias. Lembre-se que a agilidade e o trato com a carne estão em jogo neste momento.

Mão de Obra Qualificada

Contratar profissionais que tenham o conhecimento e saibam lidar com os cortes, porcionamento, desossas  e toda a manipulação das carnes oferecidas; saibam “vender” o produto; tenham uma boa relação interpessoal.

Saiba escolher mão de obra qualificada
Saiba escolher mão de obra qualificada

Lembrando que a apresentação visual dos empregados, como de limpeza e asseio colabora com a apresentação do local também. É bastante comum, por exemplo, você ver toucas personalizadas, jalecos bordados e tudo que facilitem para a visualização da limpeza e permanência da marca na memória.

Ótima Localização

Fazer uma pesquisa de mercado para saber onde os clientes em potencial teriam fácil acesso para as compras. Estudar a viabilidade de entregas tipo delivery ou até pacotes de assinatura.

Visão ampla da casa de carne
Visão ampla da casa de carne

Dar preferências para ruas que têm grande circulação de pessoas e veículos. As condições visuais do imóvel também devem ser analisadas e se possível, que o mesmo conte com uma área para estacionamento.

Lembre-se que aqui, está em jogo, principalmente, a visualização e o fácil acesso. O marketing neste caso, pode e deve ajudar a atrair o público certo! Pense, também, na fachada que você fará no estabelecimento para conseguir atrair a atenção do público desejado.

Produtos de Excelente Qualidade

A qualidade das carnes e o sabor elevados é o que o cliente busca.

Para conseguir  ofertar produtos frescos é preciso manter um estoque mínimo, levando em conta a rotatividade de cada produto.

Confira sempre a qualidade de seus produtos
Confira sempre a qualidade de seus produtos

Manter uma variedade de produtos a oferecer: carnes in natura, congeladas, desossadas, miúdos, embutidos, temperadas, etc. A ideia é que você, também, ofereça alguns complementos, como molhos, espelhos, farofas, e tudo mais que possa agradar este público, complementando uma relação completa entre consumidor e estabelecimento.

Cumprir a Legislação para a instalação do negócio

Contratar um profissional responsável pela legalização do negócio, junto às entidades competentes: exigência dos órgãos municipais, estaduais e representação local da ANVISA e para legalizar a empresa nos seguintes órgãos: Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal (CNPJ), Secretaria Estadual de Fazenda, Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;

– Entidade Sindical Patronal, Caixa Econômica Federal para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”, Corpo de Bombeiros Militar. Este item é bem importante: conhecer a legislação  específica do setor.

Anotou toda as dicas? Lembre-se que diferente dos tipos de açougue que estamos acostumados, a casa de carnes gourmet proporciona outra sensação na hora da compra- e por isso que ele têm um público mais seletivo. Por isso, na hora de fazê-lo, tenha em mente a quem você deseja agradar e conquistar!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.