Como escolher o ponto comercial para a sua padaria

O sucesso da sua padaria não vai depender apenas do quão maravilhoso é o sabor dos seus pães e doces, mas também de onde está localizado este ponto de venda. O local pode dizer muito sobre o estabelecimento. Por isso, é preciso pesquisar sobre esse ambiente, o público-alvo e maneiras de atendimento antes de investir.

Compreender totalmente como funciona o negócio, além dos elementos de sucesso, são questões muito relevantes para empresários que buscam pelo ponto de venda impecável.

Classificada como um dos vereditos essenciais para o nascimento de um negócio, o perfil do público-alvo e o número necessário de clientes para transformar a padaria em um comércio rentável, sem falar na criação de estratégias de marketing para chamar a atenção desse público são questões primordiais a se pensar.

Definir seu público alvo é um dos pontos mais importantes
Definir seu público alvo é um dos pontos mais importantes

Depois de entender as características dos clientes, os costumes no quesito de atuação da padaria também devem ser observados e levados em conta para a busca do local perfeito. A forma como as pessoas compram certos produtos pode influenciar, inclusive, na seleção do ponto.

Escolhendo o ponto Comercial para sua padaria

Alguns passos podem ser tomados antes que o martelo final seja batido, confira:

Estude a região

Logo após o público, é preciso passar por um processo de mapeamento da cidade e descobrir qual a região que mais se encaixa nos requisitos de interesse. Em seguida dessa decisão, o empresário deve buscar entender a história do local e as ruas que estão disponíveis.

Entre os aspectos mais importantes de avaliação está a compreensão da concorrência, a movimentação de pessoas, as vertentes que visam o crescimento e a evolução da cidade, as leis de zoneamento e também quais os outros comércios que habitam a região e que podem estar interligados com o seu.

Uma análise importante é ir até o local em horários e dias diferentes, para entender a dinâmica e o fluxo daquela região. Google Maps pode te ajudar também 😉

A estrutura do local

Em relação a estrutura do ponto escolhido, é preciso estar atento a diversas particularidades física do local. Para começar, as proporções do ambiente devem proporcionar praticidade a equipe de funcionários e também possibilitar uma fácil higienização do espaço.

Lembre-se de ter um espaço prático e funcional
Lembre-se de ter um espaço prático e funcional

Outro fator muito importante são as instalações hidráulicas e elétricas, sem falar na ventilação e iluminação que fazem total diferença para que um ambiente proporcione conforto e bem-estar aos clientes.

A organização das prateleiras e o balcão também devem estar em favor do cliente para que haja facilidade no acesso.

Instrumentos básicos

A partir do momento que você vai montar uma padaria, é preciso ter em mente a necessidade de equipamentos básicos para o seu funcionamento e esta questão também influencia na escolha do local.

O empreendedor deve saber que alguns instrumentos como, por exemplo, os fornos, mesas de inox que sejam fáceis de limpar, masseiras, cilindros para sovar as massas, balanças, formas, materiais para confeitaria e entre outros deverão caber com facilidade, proporcionando uma experiência agradável ao colaborador.

No espaço de atendimento ao cliente, é necessário considerar mesas com cadeiras, expositores de bebidas, prateleiras, balcão de atendimento e de exposição dos produtos, além dos móveis que ficaram no local de administração do negócio.

Compra Vs Locação

Após finalizar a escolha do local, surge a parte do contrato a fim de formalizar essa decisão. De acordo com a necessidade do empreendedor e do local, ele pode ser alugado ou comprado. Essa questão é importante para o planejamento estratégico da empresa, o potencial de valorização do local, a disponibilidade de capital e de aplicações no começo do negócio.

Não é possível encontrar uma resposta correta para essa questão, pois tudo depende da realização de um diagnóstico organizacional e de planejamento do negócio. Pensando dessa forma, é necessário fazer uma avaliação minuciosa dos prós e contras com o intuito de tomar decisão final.

Mas de maneira geral se o imóvel for próprio pode ser uma ótima opção caso contrário a locação é uma decisão mais sensata pois você pode colocar essa despesa mensal como parte para saber se a conta realmente fecha.

Complementando a sua decisão

Escolher, avaliar, analisar, pesquisar e decidir o ponto comercial perfeito para a sua padaria não é uma questão fácil de se resolver, mas também não precisa ser estressante.

Busque por profissionais do assunto, pesquise sobre as histórias das regiões, a possibilidade de crescimento do seu negócio e principalmente encontre o seu diferencial para aquele local, a sua disponibilidade de investimento e vontade de crescer e ter sucesso no seu negócio.

Se tiver dúvidas sobre os equipamentos para sua padaria fale conosco de segunda à sexta das 09:00 as 18:00 e sábado das 09:00 as 13:00 no telefone (11) 3229-1796 ou a qualquer momento através do e-mail contato@atau.com.br

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.