10 tipos de temperos naturais para usar em seu restaurante

O uso de temperos é definitivamente determinante para tornar um prato saboroso. Com a administração adequada de temperos e iguarias é possível desapegar do sal, que é prejudicial à saúde e afeta os sistemas sanguíneo e renal, entre outros possíveis problemas.

A combinação de especiarias é o que confere uma identidade única e especial a uma receita. Além de beneficiar a saúde, essa prática também pode contribuir com o marketing do seu restaurante, fazendo dele um lugar com pratos deliciosos e inesquecíveis.  

Para isso, o segredo é saber utilizar a infinidade de ervas de maneira a explorar o potencial de cada prato, valorizando a sua preparação. Confira a seguir 10 tipos de temperos naturais para adotar na preparação dos pratos do seu restaurante.

1 – Cebola e alho

Vamos começar a partir dos temperos mais básicos, versáteis e tradicionais, e não à toa os preferidos na culinária: a cebola e o alho.

A cebola é rica em vitaminas A e C, e ajuda a aliviar problemas respiratórios. Para um prato perfeito, é importante evitar o cozimento excessivo deste tempero, pois pode perder os seus nutrientes se levado a altas temperaturas. O mesmo vale para o alho.

Para aproveitar ao máximo o potencial da cebola, utilize-a crua ou levemente refogada ou cozida.A cebola é um vegetal multifuncional, e pode ser utilizada de diversas formas: fresca como base aromática, como tempero para qualquer tipo de receita salgada, como componente de uma receita ou até mesmo como prato principal.

Cebola e Alho
Cebola e Alho

Ela combina com diversos tipos de carnes, molhos, saladas, sopas, legumes, conservas, risotos, recheios de massa, tortas salgadas, fornadas, cozidos, etc.

Assim como a cebola, o alho também é um grande aliado da saúde. Como tem grande poder anti-inflamatório, ajuda a combater a gripe, a tosse e o resfriado. Também ajuda a controlar o colesterol e auxilia na redução da pressão arterial.

Seus dentes podem ser consumidos crus, fritos ou cozidos, sejam inteiros, cortados, picados ou esmagados. A forma como é preparado é grande determinante do sabor final de um prato: para um sabor suave, utilize um dente inteiro; se picados, os dentes conferem um sabor mais intenso; quando esmagados, atingem um sabor ainda mais forte.

Alho e cebola
Alho e cebola

Podem ser utilizados para enriquecer todo tipo de prato, das saladas às sopas, das carnes às massas, das aves aos peixes. Unidos, a cebola e o alho são com certeza os maiores aliados de quem cozinha.

2 – Orégano

O orégano também é um tempero natural muito importante para a culinária, além de ter significativa atuação em favor do sistema imunológico, devido as suas propriedades antioxidantes.

É um condimento bastante popular na Itália, comumente estando presente em pizzas, vegetais refogados, carne e em diferentes tipos de molho. Sempre que investir em pratos da culinária italiana, portanto, não se esqueça do orégano!

Alho e cebola
Orégano

Essa erva também é muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas suas folhas, que podem ser frescas ou secas, dando sabor e aroma inconfundíveis aos pratos. Para ser usada na culinária, as folhas secas são consideradas as ideais, devido ao seu sabor mais agradável.

Em Portugal, o orégano é muito utilizado nos caracóis, em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco. Também cai muito bem quando usada como tempero de omeletes e tapiocas.

Em menor medida, essa iguaria também aparece nas cozinhas espanhola, francesa e mexicana.

3 – Manjericão

O manjericão é um condimento também muito popular na gastronomia italiana, e possui um sabor bastante característico. É muito utilizado principalmente em molhos de tomate, compondo uma parceria importante com o orégano.

É rico em vitamina C, e por isso também tem grande poder antioxidante.

Manjericão
Manjericão

Essa erva é originária de regiões da Ásia e da África, e suas folhas são utilizadas como um tempero aromático. Sua principal e mais popular atuação é na pizza margherita, mas o manjericão também é um ingrediente básico para o pesto genovês.

Além dessas receitas tradicionais, o manjericão pode ser utilizado em saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate. Como as suas folhas são muito delicadas, o ideal é que sejam sempre colocadas por último ao fazer receitas de alimentos cozidos, assim evita-se que a erva perca seus princípios ativos.

4 – Cheiro verde

A combinação do cheiro verde também é amplamente utilizada na culinária, e é composta pela junção entre a salsinha e a cebolinha. Não é à toa que essas duas ervas estão sempre presentes em hortas caseiras.

Cebolinha e salsinha
Cebolinha e salsinha

A salsinha pode ser consumida fresca ou desidratada. Há dois tipos: a salsa lisa ou italiana e a salsa crespa. A salsa lisa possui um sabor mais robusto, e é a mais utilizada na preparação de alimentos. A crespa é muito usada para a decoração de pratos, como sopas, molhos, saladas, patês, sanduíches, etc.

A salsa combina principalmente com alimentos ricos em amido, como feijão, batata e grãos variados, como o grão-de-bico, por exemplo. Além disso, harmoniza bem com legumes de cor laranja, como a cenoura e a abóbora.

Também pode servir para complementar o sabor de ingredientes picantes, como anchovas, alcaparras, azeitonas e pimenta vermelha. Para aromatizar, combina bem com queijos como o parmigiano e a ricota fresca, e serve como um ótimo recheio para o omelete.

A cebolinha, por sua vez, pode ser utilizada na finalização de quase todos os pratos. É uma importante fonte de minerais, como o cálcio e o fósforo, e ajuda a combater a hipertensão arterial.

Cheiro verde
Cheiro verde

Ela pode ser utilizada como tempero básico, ou pode servir para a elaboração de pratos como sopas, caldos, omeletes, purês, etc.

Quando adicionada a uma salada fresquinha, ajuda a reforçar a sensação de refrescância. Em legumes cozidos é um excelente complemento. Dê preferência por usar cebolinha fresca sempre que possível para garantir um sabor ainda mais especial as suas receitas.

5 – Alho-poró

O alho-poró é considerado um vegetal sofisticado. É muito versátil, e pode ser utilizado cru, cozido ou assado.   

Rico em fibras, o alho-poró ajuda a controlar a pressão arterial, ajuda na digestão e confere sensação de saciedade.

Alho-poró
Alho-poró

Essa iguaria ajuda a acrescentar um sabor especial a caldos, quiches, purês e sopas, mas também cai muito bem como tempero para peixes e, quando cru, em saladas. Neste último caso, o ideal é que seja o principal ingrediente do prato. Além disso, combina muito bem com alcachofras, como em um risoto, por exemplo.

As folhas do alho-poró são normalmente descartadas, mas podem ser utilizadas na preparação de caldos, por exemplo, onde contribuem de maneira a incorporar o sabor, ou no bouquet garni, combinação de ervas frescas muito utilizado na cozinha francesa.

6 – Louro

O louro é uma folha aromática que libera seu sabor aos poucos, por isso é muito utilizada em preparações de cozimento longo. Ele também faz parte do bouquet garni, amarrado de temperos citado acima que é comumente utilizado em receitas de caldos e molhos.

A folha do louro estimula o apetite e ajuda na digestão. Essa erva é muito utilizada na preparação de feijão, carnes, caldos, sopas, cozidos e até mesmo em marinadas e picles.

Louro
Louro

Combina especialmente com leguminosas, como feijões e lentilhas, entre outros, mas também fica ótimo se usado para temperar carnes, como frango, carneiro, carne de boi e frutos do mar.  

Esse tempero ajuda a dar um sabor especial ao molho branco, mas também combina bem com o molho de tomate tradicional. Não deve ser usado em demasia, pois seu gosto é muito forte, e deve ser retirado antes do prato ser servido.

Suas folhas devem ser partidas, para que dessa forma sejam liberados os seus compostos aromáticos. Elas podem ser amassadas com a mão antes de serem acrescentadas na receita. As folhas frescas possuem um sabor mais amargo do que quando secas, que têm gosto mais potente e se incorporam melhor à comida.  

Folhas de louro
Folhas de louro

Também pode ser vendido em pó, mas devido a forte concentração, o uso dessa forma deve ser feito com cuidado.

O louro também pode ajudar a aromatizar arroz doce e frutas, principalmente as cítricas.

7 – Gengibre

O gengibre é uma iguaria muito popular na culinária japonesa, e pode ser consumido seco ou ralado. É responsável por dar sabor fresco e levemente picante às receitas nas quais é adicionado.

Possui propriedades anti-inflamatórias, e por isso é um grande aliado contra as dores causadas pela artrite e os sintomas de infecções respiratórias, como tosse, asma e bronquite.

Gengibre
Gengibre

Esse tempero pode ser utilizado principalmente em receitas de carnes assadas.

8 – Alecrim

O alecrim possui um cheiro forte e bastante característico, e seu sabor é marcante e amadeirado. É muito utilizado na culinária europeia, principalmente nas cozinhas italiana e francesa.  

Essa erva ajuda a combater o vírus da gripe, além de também prevenir doenças dos rins e dos olhos.

Seu sabor fica ainda mais concentrado quando suas folhas não estão frescas, sendo que é recomendado utilizar uma quantidade menor dessa iguaria. Tanto o ramo quanto suas folhas longas podem ser acrescentados às receitas.

Alecrim
Alecrim

É muito utilizado na preparação de carnes vermelhas, especialmente quando grelhadas. Também é interessante para temperar cordeiro, frango assado, vitela, porco e peixes.

Ao contrário de outras folhas, o alecrim não perde seu sabor no cozimento. Para fixar bem seu sabor às carnes assadas, utilize o alecrim para massageá-las antes de levá-las ao forno.

O alecrim também pode ser usado para preparar manteigas e torradas, para aromatizar vinagres e para decorar pratos prontos antes de servi-los. Faz parte do herbes de provence, conhecido tempero francês.

9 – Coentro

É muito utilizado na gastronomia do norte e do nordeste do Brasil, onde o “cheiro verde” é feito de coentro com cebolinha. Possui sabor peculiar e marcante, que nem sempre agrada a todos. Ajuda a aliviar os sintomas de indigestão e no controle do colesterol.

O coentro pode ser utilizado de diversas maneiras. Seus grãos e sementes são muito usados como condimento e possuem gosto adocicado (bem diferente das folhas), aparecendo até mesmo em bebidas, como cervejas e licores, fazendo uma parceria especial com cascas de laranja. Também são utilizados no preparo de pães, sopas e caldos. Já as raízes da planta aparecem em pratos da culinária tailandesa, como sopas e curry.

Coentro
Coentro

Mas são as folhas e os talos os itens mais populares do coentro. Suas folhas frescas caem bem em pratos com peixes e frutos do mar.

Na culinária mexicana, pode servir como tempero de salsa e guacamole. Já na cozinha indiana, é usado para temperar o dahl, um saboroso cozido de leguminosas.

10 – Pimentas

Por fim, mas não menos importante, falaremos das pimentas e suas diversas variedades.

Diversos tipos de pimenta
Diversos tipos de pimenta

Além de acrescentar um sabor único aos pratos, as pimentas também são ricas fontes de vitaminas e minerais. A substância capsaicina presente na pimenta é a responsável por sua ardência, e ajuda a reduzir o colesterol ruim do sangue e a acelerar o metabolismo do corpo.  

Há uma infinita variedade de cores e intensidades de sabor entre a família das pimentas. As vermelhas são consideradas de sabor mais forte do que as verdes. Elas podem ser classificadas como doces ou quentes, sendo as primeiras menos ardidas.

Confira a seguir alguns tipos de pimenta e suas principais formas de uso na culinária.

Dedo-de-moça

Essa pimenta possui aroma fraco e picância média. São caracterizadas pela sua coloração vermelha e formato alongado.

Pimenta Dedo-de-moça
Pimenta Dedo-de-moça

São muito utilizadas em molhos, conservas, temperos para carnes, queijos e massas. Também podem combinar com algumas sobremesas em sua versão desidratada, também conhecida como pimenta calabresa.

Pimenta-de-cheiro

Essa pimenta possui lugar especial na cozinha nordestina, e apresenta grande variedade de cores, formatos e intensidade de pungência. Podem ser desde amarelas a pretas, e sua intensidade de sabor acompanha as cores.  

Pimenta-de-cheiro
Pimenta-de-cheiro

Com aroma marcante, são muito utilizadas para temperar saladas e peixes.

É nessa categoria que se encontra a pimenta biquinho, que foi amplamente difundida em todo o território brasileiro. Ela cai bem como tempero de peixes e carnes, e é especialmente conhecida pelas suas conservas, que podem ser feitas à base de vinagrete ou com aguardentes.

Pimenta-do-reino

Essa é uma das pimentas mais conhecidas ao redor do mundo. Com sabor marcante e ardência leve, a pimenta-do-reino pode ser utilizada verde (fresca), preta (madura e seca ao sol) ou branca (madura, seca ao sol e sem a casca).

Pimenta do reino
Pimenta do reino

Essa pimenta cai bem em quase todos os pratos, e é a ideal para a preparação de peixes, carne vermelha, frango e carne suína.

Pimenta malagueta

A malagueta também é muito conhecida, e possui ardência de moderada a forte, apesar do seu aroma ser mais fraco. Seus frutos possuem formato alongado, e podem ser usados quando ainda verdes ou vermelhos, tonalidades que indicam o seu nível de maturação.

Pimenta malagueta
Pimenta malagueta

Esse tipo de pimenta é muito usado em conservas, molhos, feijoadas, acarajé e outros pratos nordestinos. Também serve para temperar peixes e carnes.

Pimenta doce (ou americana)

Essa pimenta possui tonalidade verde e brilhante, e formato alongado. Seu aroma é fraco, e também não possui forte ardor, sendo mais adocicada.

Pimenta doce
Pimenta doce

Combina bem com a preparação de molhos e em temperos de carne. Pode substituir o pimentão em diversos pratos.

Pimenta jalapeño

Essa pimenta pode ser consumida em sua forma natural, desidratada, em molhos de pimenta ou até mesmo em pó. O chipotle, muito presente em receitas brasileiras, é feito a partir da jalapeño desidratada e defumada.

Pimenta jalapeño
Pimenta jalapeño

Tem origem no México, e é ideal em receitas originárias deste país para conferir um sabor típico e bem característico, como em burritos e tacos, por exemplo. Além disso, a pimenta jalapeño também pode ser combinada com carnes e grãos, como feijões e lentilhas.

Pimenta chili

Essa pimenta também é de origem mexicana. Harmoniza muito bem com pratos da região, mas é também muito utilizada pela culinária italiana, conferindo sabor especial a molhos cremosos, pastas, cremes, molhos de tomate e carnes de todos os tipos.

Pimenta chili
Pimenta chili

É uma pimenta bem ardida, que serve também para complementar o sabor de drinks de vários sabores.

Pimenta-da-jamaica

Seu aroma é mais marcante do que propriamente seu sabor, e deve ser explorada para fazer conservas e molhos de legumes, carnes com sabor mais acentuado, frutos do mar e doces.

Pimenta-da-Jamaica
Pimenta-da-Jamaica

Pode ser encontrada em grãos ou em pó, e seu sabor e coloração remete a noz-moscada ou ao cravo-da-índia.  

Tabasco

A pimenta tabasco dá origem ao molho, que é muito famoso ao redor do mundo. Esse tipo é originário do Chile, e faz parte de diversos pratos da região, como cozidos e ensopados.

Pimenta tabasco
Pimenta tabasco

Além disso, é também muito usado em bebidas alcoólicas, como o Blood Mary, por exemplo.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.