Montando sua padaria: dicas para quem está começando. Parte 2

Uma das unanimidades nacionais, independente da região ou classe social, faça chuva ou faça sol, é a visitinha à padaria no começo do dia. Pra pegar o pão, comer alguma coisa ou mesmo tomar um cafézinho pré-trabalho, a padaria é uma daqueles estabelecimentos que são parte integral da vida de todos nós.

Para quem tem intenções de abrir seu primeiro negócio, abrir uma loja do tipo parece uma escolha bastante óbvia, já que sempre há espaço para mais uma, principalmente considerando o constante processo de crescimento da cidade, com novos prédios surgindo dia a dia e, portanto, todo um novo conjunto de possíveis clientes precisando de estabelecimentos desta natureza nas proximidades. Mas como todo negócio, este também precisa de cuidados em seu processo de criação, para garantir que você tenha uma padaria capaz de se estabelecer, independente das instabilidades econômicas sob as quais estamos todos sujeitos.

Este post, a parte 2 de nossa série sobre empreendedorismo e pequenos negócios, vem dar algumas dicas valiosas para quem está pensando em se lançar nessa jornada e precisa de alguma ajuda.

1 – LOCALIZAÇÃO

Dissemos isto no post anterior, sobre mercadinhos, mas vale para este e para todos os demais: localização é fundamental. Principalmente no caso de uma padaria, que precisa estar em um ponto de alta densidade populacional e fluxo de pessoas. Mesmo se for um estabelecimento pequeno, com poucos lugares e cuja intenção não seja a de servir refeições dentro, você precisa considerar que precisa de um publico fixo, que retorne frequentemente para sua loja. Além disso, não basta apenas pensar em quantidade, mas também em para QUAL público você está se voltando.

É uma área de conjuntos residenciais? Conta com empresas ou muitos escritorios perto, portanto servindo aos trabalhadores saindo em horário de almoço? Ou, por sua vez, fica perto de alguma escola ou faculdade? Públicos diferentes significa clientes com especificidades próprias. Pense nisso.

2 – ESTILO

Complementando o tópico acima: se você opera em uma área de clientela de alto poder de compra, talvez oferecer produtos gourmet, com ingredientes selecionados e com um custo final maior seja uma opção interessante. Pensemos, no entanto, que sua padaria fica perto de alguma área com academia de ginástica. Que tal oferecer produtos fitness em seu cardápio, já pensando em privilegiar esta parcela de pessoas? Talvez, também, produtos orgânicos ou veganos. Na dúvida, você pode colocar algumas opções destes produtos para vender e checar, com o tempo, o que sai mais e aí, focar nestes. Além disto, o estilo também vai definir qual tipo de padaria você vai abrir. Os tipos mais famosos:

  • Boutique: com produtos gourmet, para um publico das áreas “nobres” da cidade.
  • De serviços: além dos produtos tradicionais de padaria, oferece também refeições e alguns serviços de bar.
  • Conveniência: esta se destaca por, além dos itens típicos de uma padaria, também oferecerem outros produtos como pequenos eletrônicos e itens de mercadinho de bairro.
  • Ponto quente: O modelo mais recente deste negócio, que se caracteriza por comercializar produtos embalados e congelados, para serem aquecidos na residência do cliente.

3 – PENSE NO ESPAÇO

O básico do básico: fluxo de pessoas. Grande ou pequeno, seu negócio tem que garantir que as pessoas dentro possam se deslocar com facilidade entre as mesas, balcões e o caixa. Além disto, se houver orçamento para tal, não esqueça de cuidar do visual. Todo mundo quer estar em um lugar agradável na hora de suas refeições e pequenos detalhes de decoração podem fazer a diferença.

4 – NÃO DESCUIDE DA GESTÃO FINANCEIRA

Outro item fundamental: desde a questão do capital inicial, passando por gestão financeira posterior incluindo gestão de estoque e fluxo de caixa, planejamento financeiro é importantíssimo, definindo o sucesso ou fracasso de muitos novos negócios. Lembre-se que todo negócio tem um custo e que ele só costuma começar a se pagar a partir do segundo ano de atividade. Padarias, em estudo de alguns anos atrás, demandavam um custo – não incluindo imóvel – de 5000 reais por m2. Lembre também que este capital inicial tem que pensar em todos estes elementos: equipe, maquinário, aluguel, estoque, seguro, potenciais emergências, etc.

5 – TREINE SEU PESSOAL

Este fator soa óbvio, mas você precisa de uma equipe confiável, que saiba executar suas funções, que funcione bem em uma cadeia hierárquica e que, antes de tudo, atenda bem a sua clientela.

6 – DIVULGAÇÃO

As pessoas NÃO vão para um lugar do qual elas nunca ouviram falar. Então não se esqueça de divulgar sua padaria. Não pode gastar com publicidade tradicional? Nesta hora, lembre-se da divulgação na internet. Os custos são muito menores e o alcance, se bem executado, pode chegar a milhares de pessoas. Instagram, Youtube e Facebook estão aí para serem usados. Solte a criatividade e mostre pro seu público o diferencial que só sua padaria possui.

7 – ESCOLHA BEM SEUS EQUIPAMENTOS

De nada adianta ter um lugar bacana, ingredientes selecionados e uma equipe bem coordenada se as máquinas da sua cozinha falham quando você precisa delas. Escolha com cuidado seus equipamentos, principalmente se sua cozinha for planejada para dias de atividade intensa e fluxo grande de clientes. Escolha produtos confiáveis, econômicos e que durem por longos períodos. Ventiladores, fornos, balcões quentes e frios, balcões caixa, expositores, cervejeiras, geladeiras e freezers. Escolher bem entre as marcas disponíveis no mercado atualmente pode evitar dores de cabeça no futuro. Nessa hora, lembre de visitar o site da Atau. Marcas confiáveis e com baixíssima necessidade de manutenção, você encontra lá.

Este post fica por aqui. Estas dicas são só um primeiro passo a ser pensado antes se lançar em busca da própria autonomia financeira. Não se esqueça de ler e estudar bastante sobre o tema, além de visitar seus concorrentes mais próximos, de forma a entender as forças e fraquezas deles, além de características típicas da região onde você vai trabalhar.

E claro, só reforçando, não se esqueça de visitar a área de produtos voltados para padarias no site da Atau. Só as melhores marcas, com produtos modernos e econômicos, com preços e condições de pagamento pensados para facilitar a vida de quem está começando sua jornada de empreendedorismo. Acesse nosso site e confira.

Voltamos semana que vem, com mais uma parte de nosso guia para pequenos e médios negócios na área de food-service. Até lá.

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