O rigor com a higiene é essencial em um restaurante. Neste texto vamos das dicas para a limpeza da cozinha industrial.
Em relação à limpeza, para a cozinha deve ser dispensada maior atenção, pois é nesse local que a produção e montagem dos pratos é feita.
Neste sentido, um lugar limpo se configura como parte da identidade do estabelecimento que está ligada diretamente à qualidade da comida que você vai oferecer.
Além disso, evita problemas sérios com a fiscalização sanitária. Confira 7 dicas para a para a limpeza da cozinha industrial:
1. Faça com que seu estabelecimento esteja de acordo com as normas de vigilância sanitária
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) possui o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, que é regulamentado pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC), nº 216, sendo um bom guia de limpeza de sua cozinha industrial, pois determina critérios sanitários, no que dizem respeito à higienização dos equipamentos, móveis, instalações e utensílios.
A partir dessa resolução, os órgãos municipais criam normas específicas de fiscalização de estabelecimentos.
Essas normas devem ser seguidas com rigidez para que o estabelecimento não seja multado ou até mesmo interditado.
Os clientes também podem denunciar o estabelecimento para a Vigilância Sanitária em caso de irregularidades, o que, certamente, incidirá em problemas graves e prejuízos financeiros, além, é claro, de má reputação ao local.
2. Tenha funcionários qualificados para a limpeza da cozinha industrial
É um caso comum as cozinhas não terem o padrão de higiene desejado, pois os funcionários não possuem qualificação e treinamento para limpar como se deve.
Por isso, é essencial treinar e qualificar seus funcionários e também investir na qualificação dos mesmos para exercer essas funções, de forma que as recomendações sanitárias sejam cumpridas.
Os funcionários devem ser capacitados em relação à limpeza dos equipamentos, espaço, descarte dos resíduos e também manipulação de alimentos em todas as suas etapas para a produção.
3. A limpeza deve ser associada à qualidade
Os procedimentos de limpeza adequados e de acordo com as normas vigentes além de evitar problemas com a Vigilância Sanitária também é essencial para mantes o nível de qualidade na produção.
Isso porque, uma cozinha suja pode resultar na contaminação dos alimentos e também da contaminação cruzada (quando um agente contaminante é passado de um alimento ao outro).
A contaminação é um grande risco para a saúde dos clientes, que podem ser vítimas de condições grades de intoxicação alimentar.
Além de ser passível de multas, o estabelecimento pode passar por uma queda de clientes por conta da má fama adquirida, o que consequentemente significa perdas financeiras.
4. Atente para a estrutura da cozinha industrial
Observamos bastante restaurantes que investem no mobiliário do salão e decoração externa. Contudo, acaba se esquecendo de uma parte extremamente importante, que é a cozinha.
A instalação da cozinha deve ser pensada de modo que a limpeza seja facilitada. As bancadas devem ser feitas de alumínio, pois isso facilita a higienização. Já as caixas de gordura não podem ser posicionadas muito próximas às áreas de produção.
Os ralos precisam ser instalados de forma que facilitem o escoamento da água. Do mesmo modo, deve haver lixeiras o suficiente para o tamanho do local e também que permita a separação do lixo.
Já as paredes precisam de um material que seja lavável e não absorva resíduos. Além disso, recomenda-se dar preferência para materiais na cor branca, pois facilita identificar as áreas sujas, além de fazer com que o aspecto da cozinha industrial seja mais clean.
5. Cuidados básicos que não devem ser esquecidos
O local deve ser limpo e varrido diariamente. O lixo deve ser retirado das lixeiras, já que resto de comida atraem insetos e também são meios de proliferação de microrganismo. As lixeiras devem estar sempre fechadas.
Já os panos de limpeza, devem ser descartáveis, pois podem ser um foco de acúmulo de sujeiras. Isso também vale para o pano de chão.
6. Use os produtos adequados
Muitos acham que a limpeza da cozinha industrial não é feita do mesmo modo que limpamos a cozinha de nossa casa.
Pensando nisso, há produtos que foram desenvolvidos especificamente para a limpeza das cozinhas industriais.
Esses produtos visam além da limpeza não agredir os materiais e também preservar os equipamentos.
Além disso, usar o produto adequado também é mais econômico, pois a limpeza é feita de forma mais rápida e eficaz. Contudo, é preciso atentar para a manipulação correta desses produtos para que os funcionários responsáveis pela limpeza não sejam afetados.
7. Aja assim que for preciso
Ao menor sinal de problema em relação à cozinha industrial e limpeza, é preciso tomar uma decisão no sentido de resolver o que não está certo.
Isso porque, os problemas em cozinhas industrial costumam se acumular e ser uma bomba relógio.
Por isso, o ideal é manter tudo funcionando corretamente, até mesmo para atender às normas e regulamentos que permitem o funcionamento.
Seguindo nossas dicas para a limpeza da cozinha industrial, você vai ter, além de um ambiente limpo e de acordo com as normas sanitárias vigentes, os cuidados também vão fazer com que seus equipamentos sejam melhores preservados.
Com isso, seu estabelecimento ganha em maior produtividade, o que consequentemente influencia em um melhor serviço para o consumidor.
What do you think?