Ótimos exemplos de saladas simples para o seu restaurante

Tão importante quanto manter um cardápio variado para conquistar e fidelizar a clientela, é fundamental para um restaurante também apresentar diversidade no que diz respeito às opções de saladas.

O brasileiro está cada vez mais atento ao cardápio, e nos últimos anos tem procurado adicionar mais vegetais, legumes e frutas ao seu prato. Em pesquisa divulgada em maio de 2018 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) descobriu-se que 71% dos brasileiros preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar caro por eles.

Esse apontamento ajuda a definir um novo direcionamento para o mercado gastronômico. Confira a seguir alguns ótimos exemplos de saladas simples para acrescentar no cardápio do seu restaurante.

Salada com hortelã

Essa é uma opção de salada colorida, atrativa e muito simples de ser feita. Seu diferencial é o toque especial de hortelã, que é a responsável por garantir um sabor único. Além disso, a erva ajuda no melhor funcionamento do sistema digestivo e é um ótimo remédio contra a fadiga. Essa salada pode ser combinada com algum tipo de proteína branca, como frango ou peixe.

Salada com hortelã
Salada com hortelã

Ingredientes:

1 bandeja de repolho roxo

½ bandeja de couve ou 1 folha grande picada em tirinhas

1 cenoura fatiada em tiras finas (use estes cortadores multiuso)

Folhas grandes de hortelã fresca

Sal marinho com ervas (dica: incorpore as ervas ao sal, isso ajuda a diminuir o consumo)

Azeite de oliva

Aceto balsâmico

Suco de ½ limão

Modo de preparo:

Lave todos os ingredientes, pique-os e junte-os em uma saladeira. É isso, agora é só servir! Essa salada pode ser temperada com sal, azeite, aceto e limão, a gosto do cliente. Com ingredientes acessíveis e poucos minutos de preparo, essa salada promete encantar e surpreender.

Salada de rúcula com manga

Essa combinação é clássica! A rúcula possui um sabor amargo e forte, e por isso nem sempre é tão atrativa para algumas pessoas. Porém tudo depende da maneira como ela é preparada: combinando-a com outros vegetais, frutas e os devidos temperos, ela pode gerar uma salada deliciosa e bastante nutritiva. Além disso, vale lembrar que essa verdura possui poucas calorias e ajuda na absorção dos minerais pelo nosso organismo. Confira a receita dessa delícia:

Salada de rúcula com manga
Salada de rúcula com manga

Ingredientes:

3 colheres de sopa de vinagre

1 colher de sopa de mostarda

2/3 de xícara de chá de azeite

2 colheres de café de canela

Sal a gosto

Pimenta branca a gosto

1 maço de rúcula rasgada

1 manga cortada em fatias

1/2 xícara de chá de tomate cereja cortado ao meio

Modo de preparo:

Para começar, bata o vinagre com a mostarda, adicionando azeite até que essa mistura obtenha consistência. Deve ser temperada a gosto com sal, canela e pimenta. Misture a manga com a rúcula em uma saladeira, adicione os tomatinhos e regue o molho por cima.

Salada mediterrânea

Essa receita de salada mediterrânea é feita com grão-de-bico, que é uma leguminosa rica em fibras e proteínas. Foge do comum por seus ingredientes diversos e pelo seu molho especial. Aprenda a seguir a fazer essa receita divina, que é um pouco mais elaborada, mas que promete ser uma celebridade em seu cardápio.

Salada mediterrânea
Salada mediterrânea

Ingredientes:

500 g de grão de bico cozido

1 folha de louro

100 g de azeitonas pretas sem caroço picadas

3 g de pimenta-do-reino preta moída

80 g de alcaparras picadas

200 g de pimentão vermelho

200 g de pimentão amarelo

200 g de cebola roxa picada

1 pimenta dedo de moça

200 g de salsão picado

100 ml de azeite de oliva extra virgem

Sal a gosto

60 ml de vinagre de maçã

5 g de orégano

30 g de salsinha picada

Modo de preparo:

O grão-de-bico deve ficar de molho em água filtrada de um dia para o outro. Dispense a água e acrescente uma nova quantidade até cobrir os grãos, cozinhando-os na pressão com a folha de louro por cerca de 20 minutos. Então escorra a água e reserve. A consistência ideal é que o grão fique inteiro e firme, porém bem cozido.

Queime os pimentões inteiros na chama do fogão para retirar a pele, o que também irá garantir o sabor de defumado. Depois, coloque-os em um saco plástico ou tigela com papel filme, e deixe-os descansando por três minutos. Retire a pele e as sementes e corte-os em cubos pequenos.

Pique a cebola roxa em cubos pequenos e deixe-os de molho em água gelada por 3 minutos, o que irá deixá-la mais crocante. Corte a pimenta dedo de moça ao meio, tire toda a sua parte interna, incluindo as sementes, e pique-a.  

Em uma tigela ou saladeira, misture todos os ingredientes da salada. Em outra tigela, misture o azeite, sal, vinagre, orégano e salsinha. Após servida a salada, o cliente pode despejar esse molho especial sobre os vegetais na hora de consumir.

Vinagrete de verão

O vinagrete é uma opção versátil, que pode tanto ser consumida sozinha quanto como acompanhamento de carnes vermelhas. Essa receita oferece uma salada leve e saudável, ideal para os dias quentes de verão. Confira:  

Vinagrete de verão
Vinagrete de verão

Ingredientes:

Repolho roxo

Cenoura

Rabanete

Pepino japonês

Maçã vermelha

Maçã verde

Manga

Sal, limão e azeite a gosto

Mix de pimenta moído na hora e a gosto

Salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Lave todos os ingredientes e corte-os no menor tamanho possível. Essa salada pode ser temperada a gosto, usando sal, limão, azeite, salsinha, cebolinha e o mix de pimentas moídas na hora.

Salada Niçoise

Um grande clássico da cozinha francesa, a salada niçoise é completa e super saborosa, e uma opção ideal para ser consumida durante o verão. Está aí uma ótima escolha para quem gosta de saladas incrementadas e elaboradas.

Salada Niçoise
Salada Niçoise

Ingredientes:

3 tomates frescos descascados

1 maço de alface romana

8 rabanetes

½ cebola

3 ovos

½ pimentão vermelho ou amarelo

6 filés de anchova

Duas colheres de sopa de azeitonas

Manjericão a gosto

Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe os ovos durante 6 minutos na água fervente, e depois corte-os em pedaços pequenos. Corte o alface e os rabanetes em fatias finas, e o pimentão em pequenos cubos. Pique o manjericão e a cebola e corte o tomate em gomos pequenos. Coloque tudo em uma tigela com as azeitonas e a anchova. Tempere generosamente com azeite de oliva.

Salada caesar com frango grelhado

Está também é uma opção tradicional entre as saladas, e é uma receita clássica entre aqueles que buscam manter uma alimentação saudável com pouco tempo para cozinhar. Também pode incluir croutons integrais, dando um toque ainda mais especial de crocância.

Salada caesar com frango grelhado
Salada caesar com frango grelhado

Ingredientes:

1 cabeça de alface romana

250 g de filé de frango

1 xícara (chá) de croutons

50 g de parmesão ralado ou em lascas

2 dentes de alho

1 colher (chá) de mostarda Dijon

1 colher (chá) de molho inglês

30 g de parmesão ralado

Suco de 1 limão

1 colher (sopa) de orégano

200 ml de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Coloque os dentes de alho, a mostarda, o molho inglês, o parmesão ralado, o suco de limão, o orégano, e o azeite de oliva no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo e liso. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve.

Os filés de frango podem ser temperados com um pouco de sal e pimenta. Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto, coloque um fio de azeite na frigideira e doure o frango dos dois lados, até que ele esteja cozido. Tire do fogo, deixe esfriar um pouco e corte os filés em tiras. Reserve.

Lave as folhas de alface, corte-as grosseiramente em pedaços grandes e coloque-as em uma saladeira ou tigela. Distribua as tiras de frango por cima das folhas, salpique um pouco do parmesão ralado ou em lascas e espalhe o molho em seguida. Finalize com o restante do queijo e os croutons. Sirva na sequência.

Salada com ricota

Os mais diversos tipos de queijo já se tornaram ingredientes clássicos nas saladas, como o parmesão, por exemplo, que é utilizado na salada caesar. Nesta opção, a ricota é a estrela principal, dando um sabor especial ao prato e agregando proteínas em poucas calorias. Essa receita é bem fácil de ser preparada, e o resultado é uma salada colorida e encantadora. Confira:  

Salada com ricota
Salada com ricota

Ingredientes:

4 cenouras médias

100 g de ricota fresca

10 folhas de hortelã

8 azeitonas pretas (opcional)

1 colher de sopa de vinagre balsâmico

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Descasque e rale as cenouras, e coloque-as em uma tigela. Reserve. Em um prato raso, amasse a ricota com um garfo para deixá-la bem soltinha. Em seguida, coloque-a na tigela da cenoura. Corte as folhas de hortelã em pequenos pedaços e acrescente à salada. Adicione também o balsâmico e o azeite. Tempere com sal e pimenta do reino e misture bem para incorporar os sabores. Por último, coloque as azeitonas na salada e leve para esfriar um pouco na geladeira. Se quiser, acrescente algumas gotinhas de suco de limão na hora de servir.

E então, quais dessas receitas de saladas você achou mais interessantes e vai acrescentar ao cardápio do seu restaurante? Todas as opções apresentadas são nutritivas, saudáveis e deliciosas. Conte para nós nos comentários qual é a sua preferida.  

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.