10 melhores guarnições de comida para seu restaurante

Servir uma refeição de qualidade é algo indispensável para obter reconhecimento e sucesso em seu restaurante. Pensar nas guarnições é uma etapa importante para montar um menu perfeito, levando em consideração os acompanhamentos dos pratos principais.

A função de uma guarnição é, na maioria das vezes, a de conferir um sabor adicional e diferencial ao prato, de forma a criar um contraste com o protagonista da refeição. Em algumas circunstâncias, também é explorada para fins decorativos.

Sabe-se que quase tão importante quanto o sabor da comida é a apresentação do prato, que deve encantar o cliente e abrir o seu apetite. É desse reconhecimento que surgiu a frase “come-se primeiro com os olhos”, que sintetiza perfeitamente o valor de uma guarnição bem escolhida, que será a responsável por deixar o prato mais bonito.

As guarnições são geralmente feitas com legumes, verduras e demais alimentos, que podem acompanhar pratos mais famosos e clássicos da culinária, geralmente compostos por carnes ou peixes. Mas, além disso, também podem servir como complemento de saladas, como é o caso dos crótons e das frutas, entre outros.  

O fato é que as guarnições precisam sempre ser muito bem escolhidas, seja lá qual for a sua função junto ao prato principal. Mesmo que muitas vezes atuem como um detalhe, uma guarnição que não harmonize com o prato pode pôr tudo a perder.

Confira a seguir as 10 melhores opções de guarnições de comida para o seu restaurante.

1- Suflê de queijo

Servir um suflê de queijo como guarnição é uma excelente opção para restaurantes à la carte. Leve e saborosa, a receita a seguir pode ser servida junto de um filé mignon ou rosbife, por exemplo. Fica uma delícia!

Suflê de queijo
Suflê de queijo

Ingredientes:

1 1/2 xícara de leite

1 colher (sopa) bem cheia de maisena

1 colher (sopa) de manteiga

100 gr de queijo parmesão ralado

100 gr de queijo mozarela cortado em pedaços

Sal a gosto

3 ovos

Modo de preparo:

Leve ao fogo o leite com a maisena e cozinhe até engrossar, sem parar de mexer. Retire do fogo, junte a manteiga e os queijos. Acrescente uma pitada de sal e misture bem. Deixe esfriar. Junte as gemas e misture novamente. Acrescente as claras batidas em neve, misturando delicadamente. Despeje numa fôrma para suflê e leve ao forno quente por 30 minutos. Sirva logo, bem quente.

2- Arroz caipira

Essa receita de arroz faz um enorme sucesso, e o ponto positivo é que também pode ser servida em restaurantes com buffet. Confira!

Arroz caipira
Arroz caipira

Ingredientes:

3 xícaras de chá de arroz

Sal e pimenta a gosto

200g de linguiça de porco fresca

12 folhas de repolho branco

1 folha pequena de louro

2 tomates sem peles e sementes

1 cebola média

3 colheres de sopa de óleo

Modo de preparo:

Refogue a cebola no óleo. Após dourar, junte a linguiça sem pele e cortada em rodelas finas. Quando a linguiça começar a fritar, junte o arroz e mexa bem. Junte as folhas de repolho, rasgadas em pedaços grandes e regulares. Tempere com sal e pimenta e acrescente o louro e os tomates amassados como purê. Acrescente 6 xícaras de chá de água quente.

Espere ferver, mexa bem, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela tampada até que o arroz fique ligeiramente úmido. Indica-se que a preparação seja feita em uma caçarola grande e não muito funda. No momento de servir, retire a folha de louro.

3- Batatas cremosas ao forno

A batata é provavelmente o alimento mais versátil de todos. Não à toa foi adotado por culinárias diversas ao redor do mundo todo, e caracteriza-se por agradar facilmente em qualquer tipo de prato. Confira a seguir essa receita deliciosa de batatas cremosas ao forno.

Batata cremosa feita ao forno
Batata cremosa feita ao forno

Ingredientes:

¼ de xícara de cebola picada

4 colheres de sopa de manteiga

¼ de xícara de farinha de trigo

½ colher de chá de sal

Pimenta do reino a gosto

2 e ½ xícaras de leite

5 batatas grandes descascadas e cortadas em rodelas finas

Modo de preparo:

Para fazer o molho, cozinhe a cebola na manteiga até que esteja macia, mas não dourada. Junte a farinha e mexa bem. Acrescente o sal e a pimenta do reino. Adicione o leite e mexa até que engrosse e borbulhe. Cozinhe por mais uns 2 minutos e retire do fogo. Coloque a metade das batatas numa fôrma refratária untada. Cubra com a metade do molho, repita as camadas, terminando com o molho. Cubra a fôrma com papel alumínio e asse em forno pré aquecido (200º) por uns 45 minutos. Retire o papel e asse por mais 10 minutos, ou até que as batatas estejam macias. Essa receita rende 6 porções.

4- Pirão de banana

O pirão é um prato tradicional, nascido entre as culinárias de Angola e do Brasil. Essa guarnição é feita à base de farinha de mandioca, e essa receita específica leva a banana da terra como ingrediente especial. Confira essa iguaria, que pode ser servida junto de arroz branco e farofa de dendê para conquistar seus clientes.

Pirão de banana verde
Pirão de banana verde

Ingredientes:

4 bananas-da-terra cortada em rodelas

1 cebola

Alho poró picado a gosto

½ pimentão vermelho picado

½ pimentão amarelo picado

500 ml de caldo de peixe (caldo feito com cabeça de peixe, cebolinha, salsa, tomilho, alecrim, alho poró, tomate e especiarias a gosto)

Pimenta biquinho a gosto

1 pitada de açafrão

Azeite

Farinha de mandioca a gosto

Sal a gosto

Coentro picado, a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque as bananas-da-terra inteiras com água e sal para cozinhar. Quando suas cascas estiverem se soltando, retire-as do fogo, descasque, corte-as em pedaços e reserve. Doure a cebola e o alho poró no azeite, coloque uma pitada de açafrão, acrescente os pimentões, a pimenta biquinho e refogue. Acrescente o caldo de peixe, a banana, acerte o sal e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo. Acrescente a farinha de mandioca e vá mexendo até tomar consistência de pirão. Não coloque a farinha toda de uma vez para não empelotar! Finalize com o coentro e está pronto para servir.

5- Farofa úmida crocante

Essa receita de farofa também tem a banana-da-terra como principal protagonista. Nesse caso, a iguaria é aproveitada com casca e tudo, que é uma das partes mais nutritivas e saborosas da fruta. Confira a seguir essa receita deliciosa e única de farofa úmida crocante.

Farofa úmida crocante
Farofa úmida crocante

Ingredientes:
1 banana-da-terra madura com casca
100 g de cebola moagem
1 cenoura com casca, cortada em cubos pequenos
Ramas picadinhas da cenoura
1 fatia de abóbora cortada em cubos pequenos
Sementes da abóbora tostadas
Casca da abóbora cortadas em tirinhas finas
1 pimenta dedo de moça
150g farinha de mandioca torrada
1/2 maço de salsinha
Sal
Óleo

Modo de preparo:
Espalhe as sementes da abóbora em uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de 15 minutos, ou até ficarem crocantes. Reserve. Descasque a banana-da-terra, corte-a em rodelas e grelhe em uma frigideira untada com óleo, até ficar douradinha.

Reserve. Corte a casca da banana em pedaços e reserve. Em uma caçarola, refogue a cebola em óleo até dourar, acrescente os cubinhos de abóbora, a cenoura, as cascas da banana, a casca da abóbora e a pimenta. Refogue tudo em fogo médio.

Mexa até os legumes ficarem macios, mas firmes. Para completar, acrescente a rama da cenoura e refogue mais um pouco. Acrescente a farinha, acerte o sal e finalize com a salsinha e as sementes da abóbora torrada.

6- Caponata de berinjela

A caponata é um prato típico da Sicília, e nada mais é do que um antepasto de berinjela salteada e refogada no tomate. Essa receita é muitas vezes servida como um aperitivo, mas também pode servir como uma deliciosa opção de guarnição para o seu restaurante.

Caponata de Berinjela
Caponata de Berinjela

Ingredientes:

2 berinjelas sem casca cortadas em cubos

2 cebolas grandes cortadas em cubos

1 pimentão verde e 1 vermelho, cortados em cubos

3 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos

100 g de uvas passas pretas e brancas

½ xícara de azeite de oliva extra virgem

2 colheres de sopa de orégano

¼ de xícara de aceto balsâmico

Sal e pimenta moída a gosto

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture bem as berinjelas, as cebolas, os pimentões, os tomates e as uvas passas. Tempere com metade do azeite, aceto balsâmico, sal, pimenta e orégano.

Coloque esta mistura em um refratário já untado com azeite de oliva e leve ao forno para assar por mais ou menos 30 minutos, ou até que a berinjela esteja cozida. Durante o tempo de cozimento, mexa de vez em quando e regue com um pouquinho mais de azeite.

7- Couve-flor gratinada

Essa receita é um clássico, e cai bem em qualquer tipo de carne ou peixe. Uma maneira diferente e elegante de inovar e impressionar os clientes de seu restaurante é servi-la em porções individuais. Fica uma graça!

Couve Flor Gratinada
Couve Flor Gratinada

Ingredientes:

1 couve-flor grande

3 copos de leite

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo

2 gemas cruas

2 colheres de sopa de creme de leite

1/2 colher de café de noz-moscada

Sal e pimenta a gosto

2 colheres de sopa de queijo tipo suíço ralado

2 colheres de sopa de parmesão ralado

Modo de preparo:

Lave a couve-flor, divida em buquês grandes e cozinhe “al dente“, em água e sal. Escorra e arrume numa travessa, de modo a recompor a forma original do legume. Derreta a manteiga, misture com a farinha de trigo, faça um roux branco e molhe com o leite misturado com o creme e as gemas.

Mexa em fogo brando até obter um creme espesso. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada, e acrescente o queijo tipo suíço. Cubra a couve-flor com o creme. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno quente para dourar.

8- Purê de abóbora

A abóbora é outro alimento bastante versátil, fácil de combinar com os mais diversos tipos de pratos. Você pode servir essa receita de purê como guarnição de uma carne de boi assada, por exemplo. Fica uma delícia, além de visualmente super agradável.

Purê de Abóbora
Purê de Abóbora

Ingredientes:

½ kg de abóbora bem madura cortada em pedaços

1 xícara de leite

1 colher (sopa) de manteiga

Sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a abóbora em panela tampada, com ½ copo de água. Quando estiver bem cozida, passe pelo espremedor de batata ou por uma peneira. Junte o leite e leve novamente ao fogo até secar. Retire do fogo e acrescente a manteiga e sal a gosto. Mexa bem para dissolver a manteiga e sirva acompanhando carne assada.

9- Risoto de bacalhau

Risotos são sempre uma excelente e saborosa opção de guarnição. Confira a seguir essa receita deliciosa de risoto de bacalhau.

Risoto de Bacalhau
Risoto de Bacalhau

Ingredientes:

1/2 kg de bacalhau

1 litro de caldo de galinha

2 xícaras de arroz

1/2 xícara de salsa e cebolinha

1/2 xícara de pimentão verde em tirinhas

1 xícara de queijo parmesão ralado

3 colheres de sopa de azeite

4 tomates picados, sem pele e sem sementes

2 colheres de sopa de cebola picada

2 dentes de alho espremidos

1 lata de ervilhas

1 xícara de azeitonas pretas picadas

1 colher de sopa de manteiga

1 raminho de salsa

Sal a gosto

Modo de preparo:

Demolhe o bacalhau por 24 horas, trocando a água 4 vezes. Afervente o bacalhau, tire as peles e as espinhas e desfie em lascas. Em uma panela em fogo alto, junte o azeite, a cebola e o alho. Refogue até que a cebola fique transparente. Junte os tomates picados, o pimentão, a cebolinha, as ervilhas e refogue mais um pouco. Acrescente o arroz, misture bem, junte o caldo de galinha e espere ferver. Abaixe o fogo e deixe até o arroz ficar cozido, mas úmido. Junte a manteiga, misture bem. Junte o queijo, misture bem, cozinhe por mais 3 minutos.

10- Jardineira de legumes

Essa é uma receita leve e saudável, ideal para ser apreciada principalmente nos dias quentes. Confira essa delícia.

Jardineira de Legumes
Jardineira de Legumes

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo

3 cenouras grandes cortadas em rodelas

150 gr de ervilha fresca

5 folhas de alface

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Coloque o óleo numa panela de fundo largo, disponha uma camada de cenoura e uma de ervilha, e em seguida cubra tudo com as folhas de alface. Leve ao fogo bem baixo por uns 35 minutos, para que os legumes cozinhem no próprio líquido que soltam.

Após esse tempo, retire as folhas de alface e verifique se os legumes estão cozidos. Se não estiverem, coloque novas folhas de alface ou pingue um pouco de água. Quando os legumes estiverem bem cozidos, tempere com sal e pimenta do reino. Passe para uma travessa e sirva, acompanhando carne ou frango.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.