Delivery e entregas: empreendedorismo sem mistérios.

 

Toda jornada, para alguém que quer começar seu negócio próprio, tem seus desafios. E cada jornada individual, tem semelhanças e diferenças. Desafios em comum e pontos divergentes. Aqui no blog da Atau, sempre recomendamos produtos para pessoas que estão ou nos passos iniciais ou já nesse processo de criar seu negócio próprio. Indo mais além, gostamos de enxergar que parte do propósito da Atau, é ser uma parceira e facilitadora para que cada um de vocês possa realizar o sonho de um negócio próspero e bem-sucedido. Mas, novamente, sabemos que nada nesta vida vem fácil.

Pensando nisto, como anunciamos na semana passada, o blog vai começar uma série de artigos tentando dar para vocês, algumas dicas de como navegar nessas turbulentas águas do empreendedorismo. A idéia é ajudar, dando os primeiros passos para você que quer se lançar nesta empreitada mas ainda está perdido no meio de opções e detalhes que tal aventura traz.

Para começar, vamos falar de:

Delivery e entregas.

Então, você tem um estabelecimento próprio ou mesmo prepara pratos e refeições em casa. Já tem seus equipamentos e já começou o processo de divulgação de seu pequeno negócio. Pessoas entraram em contato e você já tem suas primeiras demandas. E aí? O que fazer? Pode entregar comida sem alvará? Usar um serviço de entregar é um processo fácil? Quanto custa? Qual raio de distância para as entregas você deve estabelecer para que suas refeições cheguem no melhor estado possível?

Continue lendo esse artigo que a gente tenta responder algumas destas perguntas.

Ganhando as ruas.

Pra começar, vamos estabelecer: sim, você pode, mesmo nos primeiros estágios do seu negócio, entregar comidas, mesmo em aplicativos de entrega como o ifood. Tudo o que você precisa, neste caso, é um cnpj, que você obtém abrindo um cadastro como MEI (Micro Empreendedor Individual).

“Abrir um MEI é como abrir uma micro-empresa?”

Sim e não. O propósito do MEI é oferecer uma opção rápida e fácil de você poder começar seu negócio sem a carga burocrática de ter que abrir uma micro-empresa.

“Todo mundo pode ser MEI?”

Em tese sim, mas algumas regras precisam ser seguidas:

  • faturamento de NO MÁXIMO, 81 mil reais por ano.
  • E como MEI, você só pode ter UM funcionário.

Para saber exatamente como e quais os detalhes para se tornar um MEI, recomendamos esta série de vídeos que explica tudo sobre o processo, passo-a-passo. E um detalhe importante: isto pode ser feito GRATUITAMENTE no portal do micro-empreendedor na internet, então, tome cuidado com quem afirma que precisa pagar para abrir um MEI.

Ok, com seu CNPJ pronto, você já pode começar o seu delivery. Quais cuidados você precisa ter?

Primeiros passos

Dependendo de onde você for pesquisar, cada especialista em empreendedorismo, principalmente na área de gastronomia, vai enfatizar um ponto diferente. Mas, para a confecção deste post, todos os textos e vídeos pesquisados davam atenção em um ponto muito específico e é nele que você tem que ter o máximo de cuidado:

PLANEJAMENTO

Você quer começar um negócio mas ainda não tem uma área ou já sabe o que quer vender? Pesquise.

Vá no google e veja quem são seus concorrentes. Quais vantagens eles oferecem em seus serviços?

Digamos que sua idéia seja vender bolos. Quem mais faz entregas do tipo na sua região? Aproveite para ver o cardápio de seus concorrentes e os preços cobrados. Além disto, tenha sempre em mente o custo da sua atividade. Ingredientes, gás, eletricidade… Você mesmo faz o delivery? Pois inclua custo de transporte, combustível, etc. Você terceiriza o serviço para uma empresa de entregas? Obviamente inclua este valor no gasto mensal. Considere também embalagens, publicidade, etc., etc., etc. Saber quanto você vai gastar todo mês para manter seu negócio funcionando é fundamental para poder precificar seus produtos da forma correta.

CARDÁPIO

Aqui, falar de cardápio não é apenas definir qual produto você vende. Então, você fez sua pesquisa e descobriu um produto que não possui tanta concorrência na sua região. Qual a variedade deste produto que você vai oferecer? Digamos que você pretenda vender pizzas. Quantos sabores? Que tipos de massa?

Bolos? Qual a variedade? Vai ser por fatia ou bolo inteiro? Eles podem ir em temperatura natural ou são bolos gelados e, neste caso, cuidados com a temperatura da embalagem vão ter que ser considerados? Os produtos vão chegar com a qualidade ideal mesmo considerando o tempo de transporte?

Cuidado também com cardápios muito extensos, principalmente em negócios ainda nos primeiros estágios. Certa variedade é esperada mas não tente oferecer opções em excesso.

ESTRUTURA DO DELIVERY

Tenha em mente que estes tópicos todos se inter-relacionam. Por exemplo: acima, falamos de cardápio e isso vai afetar este fator do qual falamos agora também. Então você tem um cardápio vasto e com varias opções. Mas a sua cozinha suporta esta variedade? Ou então, você fez uma ampla divulgação, além de também disponibilizar seu negócio em um aplicativo de delivery. Mas você considerou que você pode conseguir um número de pedidos muito grande? Lembre-se que estamos falando de um negócio pequeno, então, cuidados precisam ser tomados. Conforme sua operação for crescendo, você vai ter que adequar o negócio, os equipamentos para produção, o número de entregadores. Lembre-se sempre de produzir, portanto, aquilo que a estrutura que você tem disponível suporta. Situações especiais de produção mais intensa podem ocorrer, mas se isto se tornar constante, talvez seja o caso de pensar em ampliar seu negócio.

EMBALAGEM

Nesta área de food-services, a embalagem de sua entrega faz TODA a diferença. Ela precisa ser bem selada, para evitar que o transporte danifique seu alimento. Além disto, estamos falando de comidas, o que normalmente demanda cuidados também com temperatura e conservação. Sua comida precisa chegar quente ou congelada? Então, é mais um cuidado, afetando também os gastos, já que embalagens térmicas costumam ser um pouco mais caras. Se quiser oferecer um diferencial para seus clientes, existem opções de embalagens mais custosas mas que possuem partições internas separando os alimentos e que, inclusive, podem ser levadas posteriormente ao microondas. Novamente, opções que precisam ser pensadas levando em consideração a sua estrutura e quanto você pode gastar com seu negócio.

DELIVERY

Chegamos ao ponto do delivery propriamente dito. Você mesmo ou seu funcionário vão entregar os produtos? Novamente, considere os custos disso. Você prefere contratar motoboys? Em que regime? Fixo – tendo que pensar em custos empregatícios -, freelancer ou terceirizado? Novamente, respeite a estrutura da sua empresa. Em um primeiro momento, considere motoqueiros terceirizados, apenas por questão de menor custo para você. Conforme seu estabelecimento for ampliando, aí considere as demais opções.

MARKETING

Como você vai anunciar sua empresa para o mundo? Panfletos? Cartões de visita? Isto é importante, mas não se esqueça de usar as redes sociais a seu favor. Talvez um blog com artigos? Página no Facebook, com textos e imagens? Fotos no Instagram? Um perfil no twitter para novidades e notinhas rápidas, talvez um anuncio de desconto relâmpago ou uma promoção limitada. Existem meios de pagar por divulgação ainda maior nas redes sociais mas mesmo as opções gratuitas podem fazer toda a diferença para fazer sua marca atingir o máximo de pessoas possível e manter a sua empresa  na memória coletiva de sua clientela em potencial.

FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE

Por fim, um detalhe que é essencial para a saúde de seu negócio. Um grande volume inicial de vendas é importante, obviamente, mas a questão aqui é: como você vai manter as pessoas VOLTANDO a consumir seus produtos? Como você vai fidelizar, manter a clientela comprando com você? Promoções são sempre uma forma de manter o cliente prestando atenção em você. Pequenos brindes também. Por sua vez, existem opções menos custosas: desde aqueles bilhetinhos escritos à mão, para mostrar que você dedicou atenção especifica para aquela pessoa, até pesquisas de satisfação, onde você pode descobrir os acertos e erros de sua estratégia aplicada.

Fazer o cliente se sentir importante é fundamental. Principalmente porque o gatilho mental da reciprocidade é um dos mais potentes na hora de decidir onde comprar e, mais importante, onde comprar NOVAMENTE. Um detalhe destes, mostrando como você se importa com cada cliente, pode ser o diferencial para faze-lo retornar de novo e de novo.

 

Estes são alguns dos pontos iniciais na sua estratégia. Este post se pretende apenas como o primeiro passo na nossa série de artigos sobre empreendedorismo. Ou seja: agora que estabelecemos alguns pontos fundamentais, vamos para um assunto mais prático. Então, volte amanhã para ler sobre aplicativos de entrega. Preços, vantagens e desvantagens, na segunda parte de nosso post sobre delivery.

Enfim, não deixe de visitar o blog da Atau para mais postagens como esta para você, além de sugestões de produtos e receitas.

E, finalmente, na hora de começar seu negócio, lembre-se da Atau, sua parceira nesta jornada. Vai montar uma açougue, uma padaria, seu próprio mercado ou um restaurante? Quem comprar alguns equipamentos para variar seu leque de opções de produtos? Ou simplesmente quer um equipamento para sua casa? Não tem erro: atau.com.br. As marcas mais tradicionais do mercado com os melhores preços e condições de pagamento. Confira.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.