Da entrada à sobremesa: como elaborar um menu degustação?

Você conhece o Menu Degustação? Para conhecer e se certificar das verdadeiras habilidades, especialidades e criatividade de um chef de cozinha é preciso provar mais do que uma refeição, é necessário degustar com calma várias opções.

Por essa razão, vários estabelecimentos alimentícios fornecem o cardápio de degustação, autorizando que os consumidores provem os pratos em pequenas porções em somente uma refeição.

Menu degustação
Menu degustação

Apesar disso, da mesma maneira que uma obra de arte, a opção de degustação exige preparos e produções especiais, que variam na entrada, prato principal e sobremesa. Por esse motivo, ter o conhecimento ideal para com a formas e harmonização de apresentação é fundamental para um estabelecimento atrair e cativar o gosto e preferência da sua clientela.

Leia também: À la carte ou self-service- Qual traz mais retorno?

Todas essa combinação de sabores, texturas, formas, cores e elementos deve ser selecionado e escolhido com muita atenção e cuidado, buscando ter sempre consideração pelos sabores residuais que cada ingrediente poderá deixar no paladar e a primeira impressão do consumidor, para que todos os alimentos se complementam de uma maneira harmoniosa e não prejudiquem todo o processo de degustação proposto.

O padrão e a mistura de sabores e paladares é um fator fundamental para qualquer menu degustação.

Para que você, futuro empreendedor, não cometa nenhum erro, o que é particularmente impossível, uma vez que o caminho dos negócios é um jogo de várias tentativas, erros e acerto, mas vale evitar ao máximo os mesmo, foram selecionadas algumas dicas sobre o tema e para facilitar alguns desafios de planejar um menu degustação.

1 – Inicie esse processo pelas entradas

O prato de entrada tem a função de resultar na primeira impressão que o cliente terá do estabelecimento. Por esse motivo, ele deve trazer os sabores de uma maneira mais sutil e leve para não comprometer ou prejudicar o apetite e a degustação das opções servidas na sequência. Há diversos itens para serem oferecidos como entrada, incluindo pratos quentes, frios ou conforme a estação do ano.

 

Tipos de menu degustação
Tipos de menu degustação

 

No menu de degustação, um estabelecimento alimentício pode servir como entrada opções mais sofisticadas e elaboradas, como mexilhões, vieiras ao molho, cogumelos recheados e carpacio, além de pratos mais simples como legumes picantes, bruschettas de salmão, sopas, queijo de cabras e claro, as saladas, entre outras opções.

De toda forma, a apresentação e aparência das opções necessita ser convincente, demonstrando harmonia nas cores e sabores e delicadeza no arranjo.

E quando se fala em bebidas, disponha sempre de uma taça com água e sirva vinha branco para acompanhar e complementar a refeição, uma vez que essa bebida é uma opção mais leve e que auxilia na hora de abrir o apetite.

2 – Passe para o prato principal

O prato principal é umas das, senão a grande estrela de um restaurante. Contudo, ele deve se descartar e se diferenciar das outras opções, apresentando ao consumidor todo o talento e habilidades que o chef de cozinha tem e a capacidade de demonstrar em forma de comida.

E, como ele é o ator principal da cena, vale muito a pena investir no cardápio com opções mais sofisticadas, interessantes e inovadoras, como massas, carnes, aves e os deliciosos frutos do mar.

É importante se atentar aos detalhes
É importante se atentar aos detalhes

No entanto, uma dica relevante é não incluir o prato principal com carboidratos para que ainda sobre espaço para degustar com prazer a sobremesa no fim da refeição.

Como é muito comum, o vinho é o melhor companheiro, seja na hora do almoço ou jantar, então busque por sempre realizar a harmonização conforme as particularidades do alimento.

Vale lembrar que as massas podem ser servidas com vinhos tintos, do mesmo modo que as carnes. E no caso dos frutos do mar, é recomendado que seja um espumante ou um vinho branco para acompanhar.

É importante se ater a detalhes para otimizar o lucro dentro deste tipo de exposição. Ter equipamentos para restaurante e cozinha industrial de qualidade vai te ajudar a armazenar os alimentos em menores proporções, garantindo que esteja sempre fresco e ideal a ser manipulado pelo Chefe.

3 – Termine a degustação com a sobremesa

Para finalizar o processo de degustação com chave de ouro a sobremesa deve ser oferecida com muita suavidade e delicadeza. Em alguns estabelecimentos o menu é muito diversificado e inovador, fornecendo mascarones, crepes, petit gateau, sorvetes, pudins, mousses, entre uma lista de infinidade de pratos doces que podem agradar e conquistar grande parte do paladar dos consumidores.

Menu degustação de sobremesa
Menu degustação de sobremesa

No entanto, antes de oferecer a sobremesa, certifique com o seu cliente se ele desejaria repetir algum prato ou já pode servi-la. Ter essa comunicação com o cliente, traz confiança, segurança e conforto para os consumidores, conquistando a volta dos mesmo ao estabelecimento, além de possíveis indicações.

4 – Ofereça um cardápio virtual e interativo

Para promover facilidade, agilidade e conforto na hora de escolher os pratos, é muito interessante disponibilizar um menu virtual e interativo aos consumidores. Depois da substituição do cardápio em papel para o digital, os consumidores conquistaram a possibilidade de visualizar todas as fotos e apresentações dos pratos com mais qualidade e conforto, sem mencionar que, os clientes têm descrições muito mais detalhadas por meio do menu digital.

Ofereça a possibilidade de menu digital
Ofereça a possibilidade de menu digital

Para as pessoas que apreciam um bom e bonito menu degustação de um estabelecimento alimentício, vai se surpreender ainda mais com a apresentação interativa e criativa do mesmo.

Para fazer o cardápio digital, você pode optar por vários softwares de design, o próprio e famoso Word disponibiliza vários templates de menu que você pode utilizar como uma base para criar e desenvolver o seu menu e ir editando livremente no decorrer do processo.

Veja algumas dicas rápidas que selecionamos para você começar a montar e criar o menu digital:

  • No caso de você tem um restaurante específico de alguma cozinha, adicione componentes e elementos do país como inspiração no menu. Como cores, personagens, bandeiras e cores que podem dar um toque essencial e diferente para o cardápio.
  • Selecione, escolha e utilize cores que tenham relação com os alimentos oferecidos no seu estabelecimento, como tons verdes para saladas, vermelho para carnes, laranja para algumas frutas, marrom para doces, entre outros.
  • Adicione as principais informações que são fundamentais para o seu público-alvo e seu produto. Por exemplo, em um restaurante mexicano, verifique e de ênfase para os pratos mais picantes, em um restaurante voltado para pratos saudáveis e naturais, adicione as calorias de cada prato.
  • Para criar um diferencial no seu restaurante, crie nomes divertidos e inovadores para os pratos e bebidas do cardápio, mas é importante lembrar sempre de especificar como é o prato.

E aí, gostaram das nossas dicas? Você saberia colocar mais algum passo que considera fundamental? Escreva pra gente nos comentários!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.