Seja durante o horário de trabalho como estimulante ou ao final da tarde para relaxar com uma fatia de pão com manteiga, ninguém resiste a um bom copo de café. A bebida é presença obrigatória na manhã de milhões de pessoas. Originado na Etiópia, o produto ganhou o mundo através do comércio naval no século 18.
Além do forte sabor e do aroma, o café também traz diversas vantagens para a saúde, sendo fonte de vitaminas e minerais como cálcio, zinco, potássio e anti-oxidantes, além de ajudar no processo de emagrecimento, já que acelera o processo de queima de gorduras.
Pensando no quanto a bebida está presente em nosso dia-a-dia, separamos 13 variações de café para aqueles que buscam diversidade no consumo ou na oferta de opções em padarias e cafeterias.
Expresso: basicamente, é o café preto tradicional, porém preparado em uma máquina própria para gerar água quente com pressão. A receita conhecida como “doble” nada mais é do que um copo com uma dose a mais de expresso.
Americano: o café americano parece uma versão do nosso café comum, mas com uma quantidade maior de água. A ideia é obter uma versão da bebida que possa ser consumida várias e várias vezes ao dia sem os malefícios do excesso de cafeína. Uma curiosidade: a cafeína ativa sua função estimulante mais facilmente quando diluída em maiores quantidades de água. Ou seja, o café americano tem um sabor menos marcante, mas ainda garante o ganho de energia típico de seu consumo.
Macchiato: também conhecido como italiano, é uma receita de café expresso com uma pequena quantidade de espuma de leite.
Árabe: esta versão da bebida é uma das mais curiosas, a começar por seu preparo: o pó de café (que para essa receita deve ser moído extremamente fino) deve ser adicionado a uma panela de cabo longo e coberto com água. Uma vez fervida, a panela deve ser retirada do fogo e o conteúdo mexido em sentido horário. O procedimento deve ser repetido mais duas vezes, invertendo o sentido em que a água com café são mexidos. O café árabe é servido sem açúcar e especiarias como cardamomo e canela. Funciona muito bem com tâmaras e outras frutas que sejam particularmente doces.
Cortado
Café com leite
Lágrima
As 3 bebidas acima são variações da mesma receita, ou seja, café e leite. A diferença se dá na quantidade de leite em cada uma delas. No caso do clássico café com leite, 50% de cada. A lágrima, ou pingado, tem uma quantidade maior de leite do que de café. E o cortado é o inverso disso, com mais café do que leite.
Caribenho: uma variação alcoólica. Originalmente, a receita do caribenho incluía apenas café, rum, açúcar mascavo e baunilha. Variações modernas do drink podem incluir Martini, chantilly e creme de leite.
Irlandês: outra receita com álcool. Café, whisky, chantilly e açúcar.
Submarino: uma receita que, originalmente, consistia apenas em leite quente com uma barra de chocolate dentro. Com o tempo, sua preparação foi ficando mais sofisticada, hoje em dia sendo feita com leite, café solúvel, uma barra de chocolate e chantilly (ou espuma de leite doce).
Mocha: a ideia desta receita é servir a bebida sem misturar, com as 3 fases dos ingredientes separadas. Expresso, leite vaporizado, espuma e calda de chocolate.
Havaiano: café adoçado, servido com leite e leite de côco. Algumas receitas ainda adicionam óleo de côco ou manteiga, que deve ser passado na borda do copo em que a bebida for servida.
Capuccino: leite, café, chocolate, canela e uma generosa quantidade de chantilly.
Com estas receitas de fácil preparação, até o mais exigente fã de café vai ficar satisfeito.
E para obter os melhores equipamentos para sua cafeteria ou restaurante, que tal uma visita ao site da Atau?
What do you think?