O churrasco e sua história: brasa, espeto e fogo

 

De um hábito cotidiano vindo da necessidade, passando para uma tradição nacional e atingindo o status de produto de exportação. O churrasco brasileiro é um patrimônio nacional. Mas você sabe como ele surgiu? Vejamos, a seguir, a origem de um dos costumes mais populares em qualquer reunião familiar ou de amigos Brasil afora.

Como surgiu o churrasco?

Os primeiros registros da prática datam do século XVII. Inicialmente, os tupis já tinham o hábito de cozinhar carne numa fogueira em cima de pedras e uma grelha rudimentar feita de madeira. A partir daí, se popularizou nos pampas gaúchos, território dividido entre Brasil, Uruguai e Argentina.

Na época, a criação e lida com o gado eram o principal negócio dessa região. Por isso, os pecuaristas acabavam passando longos períodos longe de casa. No dia a dia, a cultura do churrasco foi se popularizando entre tais trabalhadores, já que oferecia uma solução prática para suas refeições durante as longas jornadas. Só precisavam de galhos para usar como espetos, carne, uma fogueira preparada num buraco feito no chão (“fogo de chão”) e sal grosso.

 

Amaciador de Carne INOX Skymsen

A origem dos rodízios de carne

Posteriormente, na década de 1960, o churrasco se popularizou pelo Brasil, com o surgimento dos primeiros rodízios de carne. As histórias sobre como este tipo de estabelecimento surgiu divergem. De acordo com a ACHUESP – Associação das churrascarias do Estado de São Paulo – o primeiro rodízio de carnes foi o “Churrascaria 477”, em Jacupiranga (SP). A história relata que em um dia de casa cheia, o proprietário viu que os garçons estavam errando os pedidos com frequência. Para evitar acidentes, orientou que estes passassem a oferecer os tipos diferentes de carne em todas as mesas.

Dessa forma, as churrascarias ganharam não apenas o Brasil mas também o mundo. Apenas em SP, atualmente podemos encontrar mais de 500 estabelecimentos. Ao mesmo tempo, as casas de churrasco – ou “Brazilian steakhouses”  –  já são um patrimônio cultural nacional, sendo exportadas para o resto do planeta. Podemos atualmente encontrar locais do tipo sendo bastante populares em países como Estados Unidos, Espanha, Itália e China.

Enfim, quando estiver pensando em churrasco, seja em seu comércio, seja num encontro em datas festivas, lembre-se da Atau.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.