Dia do consumidor – entendendo os seus direitos.

 

Hoje, no dia 15 de Março, se comemora o dia mundial do consumidor. A data foi escolhida porque foi quando aconteceu, em 15 de março de 1962, o discurso do então presidente dos EUA, John F. Kennedy. Neste dia,  o presidente falou sobre este tema, sendo o primeiro líder mundial a trazer a questão em rede nacional.

Com o tempo e os esforços de ativistas, o assunto passou a ser tópico de debates ao redor do mundo. A partir de 1983, a data foi tornada oficialmente como “dia internacional do consumidor’ de forma a trazer atenção para o tema.
No Brasil, tais direitos são defendidos pelo Código de defesa do consumidor, criado em 11 de Setembro de 1990.

Enfim, vamos a alguns deles:

OS DIREITOS DO CONSUMIDOR

Resumidamente, o código, entre outros pontos, garante ao consumidor o seguinte:

  • Direito à segurança: que toda compra seja feita levando em conta o bem estar do consumidor e que não crie complicações futuras para o mesmo. Todo consumidor está “vulnerável” na hora da compra. Portanto, é obrigação da loja garantir que ele esteja protegido em caso de arrependimento, de insatisfação, de problemas no uso do produto comprado, etc.
  • Direito à informação: na hora da compra, o consumidor precisa fazer uma compra “consciente” onde ele tem acesso a todos os detalhes a respeito do produto consumido.
  • Direito à escolha: O cliente sempre tem a ultima palavra a respeito da compra. Por isto, quanto mais opções houverem no mercado permitindo a diversidade de escolhas, melhor. Desta forma, ele vai poder optar pelo produto que melhor se adaptar ás suas necessidades.
  • Direito à ser ouvido: a loja deve estar aberta a críticas e elogios e usar ambos para melhorar sua relação com seus clientes. Ou seja, todo estabelecimento comercial precisa ter um canal de díálogo aberto. Onde, então,  o consumidor, havendo necessidade, possa falar e se sentir ouvido.

Concluindo

Finalmente, nós, da Atau, gostaríamos de reforçar aquilo que o presidente americano cita em seu discurso:  “Consumidores são o maior grupo econômico de todos. Afetando e sendo afetados por todas as decisões econômicas, públicas ou privadas”.

Vocês são a peça fundamental que fazem com que lojas como a nossa, possam existir. São os  nossos sinceros desejos, portanto, que possamos continuar juntos. Oferecendo produtos e serviços de excelente qualidade para vocês.

Sinal do profundo respeito que temos pelo consumidor que nos prestigia ao escolher a Atau como parceira em sua jornada.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.