O mundo vem se transformando ao longo dos tempos, e com tudo, o comércio em geral também. No ramo alimentício têm-se ouvido falar muito no termo “Gourmet”, afinal o que é, como funciona, e como isso pode ajudar a atrair clientes para o seu restaurante?
O termo “Gourmet” consiste na transformação de alimentos básicos e tradicionais como: lanches, pizzas, executivos, etc.) que com a combinação de ingredientes diferenciados se tornam pratos ou comidas Gourmet.
Um alimento é considerado “Gourmet”, quando além de ingredientes diferenciados ele tem seu processo de preparo mais refinado e diferenciando também. Tudo isso resulta em um prato que chama a atenção e pode ser o “carro chefe” do seu estabelecimento.

A gastronomia vem se tornando cada vez globalizada, ou seja, comum entre vários países, pratos pertencentes à outras culturas. Com isso a ideia da venda de um prato “Gourmet” não é somente sobre vender um simples prato ou alimento qualquer, e sim proporcionar diferente experiências gastronômicas ao consumidor, saindo da rotina do que ele está acostumado a consumir em restaurantes e bares tradicionais.
O interessante é que isso vem se tornando tendência no mundo todo como já dissemos aqui, e com isso, o cliente está disposto a pagar um preço diferenciado por um produto diferenciado. Então, quanto mais você se dedicar na produção e Gourmetização do seu produto, mais você pode valorizar o seu trabalho.
O Brasileiro em especial, tem por costume se impressionar e ser atraído pelo novo, então esse mercado tem ganhado muita força e rapidamente dentre o comércio alimentício no país.
Por que investir na Gourmetização?
Esse novo modelo de negócio gastronômico, vêm se tornando cada vez mais uma realidade entre os comerciantes e um desejo entre os consumidores.
Com isso a nova proposta é de que os comércios deixem de ser apenas simples bares e restaurantes, se adaptando, reinventando para atrair consumidores que vão em busca de algo que supere suas expectativas quanto a tal estabelecimento.

Dados apontam que em 2017, quando tivemos uma crise econômica que abalou o nosso país, esse novo modelo de negócio manteve firme os números dos estabelecimentos que se propuseram a oferecer algo diferente ao seus clientes.
Uma curiosidade que segundo especialistas atrai a atenção para a Gourmetização, é que ela desperta diferente “sensações” dentre o público que atende, ou seja, várias pessoas experimentam pratos e tem diferente impressões quanto ao resultado que ele lhe apresenta.
Qual a maneira correta de criar seu cardápio Gourmet?
Já citamos vários pontos importantes do que, exatamente, é a Gourmetização. Com base nisso fica fácil criar um legítimo cardápio “Gourmet”. Busque sempre inovar e se diferenciar do que você já conhece e serve.
Abaixo vamos listar alguns pontos que vão ajudar a você criar a sua identidade “Gourmet”.
Tenha prazer em servir seus cliente
Os pratos Gourmet são alimentos que demandam tempo e dedicação para serem criados e preparados, e para que se obtenha o melhor resultado é preciso ter prazer naquilo que se está dedicando, pois só assim você conseguirá transmitir tal prazer e dedicação nos pratos aos consumidores.
Saia do tradicional
Parece repetitivo, mas a gourmetização se baseia no que é diferente. Então, temos que bater muito nessa tecla para que você não corra o risco de nadar, nadar e morrer na praia.

Diferenciação é a chave do sucesso para quem busca ingressar nesse caminho.
Busque parceiros, um especialista se for o caso
Para inovar e criar pratos diferenciados e que não se encontram receitas em qualquer lugar, é preciso ter experiência no ramo gastronômico para saber quais alimentos e temperos se combinam, para que o resultado seja satisfatório ao consumidor.
Então, se você tem um restaurante, por exemplo, mas não é um profundo conhecedor de gastronomia, e pretende ingressar no ramo Gourmet, a dica é que você conte com a experiência de um profissional que vá lhe auxiliar e caminhar rumo ao sucesso.
Chefes de cozinha, por exemplos, são ótimos parceiros a se recrutar, pois são profissionais que tem o domínio de preparo e apresentação de pratos, e esse são os quesitos base para um prato Gourmet.
Cumpra o prometido
Muitos estabelecimentos pecam neste quesito. Na hora de anunciar em suas redes de marketing e no seu próprio cardápio colocam fotos e descrições de produtos fantásticos, produtos que realmente dão “água na boca”.

Mas quando produto é oferecido ao consumidor a decepção é o primeiro “sabor” ele sente. Conforme dissemos, o público que está em busca de estabelecimentos Gourmet estão dispostos a pagar um preço diferenciado por um produto também diferenciado, então não cometa o erro de anunciar um produto e oferecer outro.
Nos pratos Gourmet não é a quantidade que manda e sim a diferenciação do produto. A impressão que ele vai causar no cliente não se dá pelo volume que você coloca no prato e sim pelo preparo, detalhes, ingredientes que ele contém.
Vale lembrar também, que como falamos de um público diferenciado, a qualidade dos ingredientes deve ser muito bem monitorada e escolhida por quem oferece o produto. Pois qualquer deslize pode ser rapidamente percebido pelos consumidores, e isso gera uma imagem negativa do estabelecimento.
Apresentação do seu estabelecimento e cozinha
Obviamente que o carro chefe do seu estabelecimento Gourmet tende a ser o sabor e a experiência que você vai proporcionar ao seu público com seus pratos e suas inovações.
Mas a apresentação do seu estabelecimento também é fundamental para o cliente. É importante que ele veja um local bem higienizado, organizado e com uma decoração atrativa e que combine com a sua proposta gastronômica.
E mais importante ainda: a sua cozinha deve estar sempre impecável, ter sempre utensílios e materiais de ponta que possam proporcionar produtos de qualidade ao seu cliente e que também te auxiliem na produção dos seus alimentos.
Nesta dedicação e atenção, os dois lados saem ganhando, o seu cliente que terá sempre a tranquilidade de saber que está consumindo produtos que são cuidadosamente preparados, e você que com os equipamentos corretos, terá uma melhor condição e desempenho no preparo e armazenamento de seus alimentos.
Qual o impacto da Gourmetização para os seus clientes?
Essa nova tendência e realidade gastronômica que invade os bares e restaurantes, tendem a trazer para os clientes novas experiências em se fazer um refeição, seja um lanche rápido, um almoço em família ou com amigos.

A proposta é de que o cliente não vai sair para comer algo que já sabe o sabor. Ele vai experimentar algo novo, algo que tenha a sensação que foi preparado especialmente para ele. E isso gera uma identificação e uma atração muito forte entre consumidor e estabelecimento.
A Gourmetização não é um trabalho fácil! Trata-se de estar sempre se reinventando e observando a aceitação dos produtos oferecidos. Com isso, procure sempre manter um bom relacionamento com os clientes, ouvir sugestões e se possível fazer pesquisa de satisfação periódicas, para estar sempre antenado no que se está errando e acertando.
A gourmetização é algo que veio para abrir os horizontes e trazer muitas oportunidades no ramo gastronômico, basta que se atente aos detalhes e se terá muito sucesso nessa área.
Você que já tem seu negócio e quer migrar para o ramo Gourmet, ou você que pretende iniciar seu negócio já nesta modalidade, uma boa sorte e espero que este post te ajude obter muito sucesso!
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