10 temperos mais usados em restaurantes rentáveis

O que diferencia, o que atrai e chama a atenção dos consumidores de restaurantes, bares e outros estabelecimentos que oferecem comidas e refeições, é sem dúvida, aquele sabor diferenciado, seja aquela comidinha caseira, seja um prato mais incrementado de outra nacionalidade. E tudo isso se dá com o uso de um tempero diferente cada preparo.

Tão importante quanto o uso de ingredientes de qualidade, utensílios e até equipamentos industriais dependendo da proporção de alimento preparado, é saber fazer uso dos temperos e sua combinação com cada prato oferecido.

Cada vez mais o brasileiro busca nos bares, restaurantes e outros estabelecimentos gastronômicos um sabor único, algo que saia dos padrões e pareça preparado especialmente para cada cliente.

E os temperos são fortes aliados para o preparo de pratos saborosos e suculentos, capazes de satisfazer e agradar diversos paladares diferentes, basta um pouco de dedicação na hora do uso de cada (ingrediente x tempero).

Abaixo vamos trazer alguns temperos bem tradicionais que são encontrados em qualquer cozinha, bar, restaurante e etc. São bem tradicionais, porém se bem combinados podem trazer sucesso ao seu público.

1- Pimenta do Reino

A Pimenta do reino pode ser encontrada em diversas cores, e cada cor indica uma fase em que se encontra cultivada; verde, vermelha, preta ou branca. Ela é originada da Índia, e traz benefícios ao nosso organismo como na facilitação de digestão de alimentos, e na absorção de nutrientes.

Pimenta do reino
Pimenta do reino

Ela combina com diversos pratos, porém é muito indicada no preparo de carnes (assadas,fritas ou cozidas), e no preparo de molhos para acompanhamentos de massas.

O uso de pimentas deve sempre exigir cautela, pois cada pessoa tem uma aceitação diferente para a quantidade e a intensidade de cada pimenta. Então a dica é ir com calma, dosar com cuidado a quantidade a cada preparo, para que se ache o ponto ideal para cada pessoa.

E se o preparo é feito para várias pessoas, deve-se encontrar uma dosagem nem muito “forte” e nem muito “fraca” para agradar os vários paladares que forem provar  o prato servido.

2- Açafrão

O açafrão vem sendo usado para temperar pratos desde as culinárias mais antigas, ele começou a ser usado nas culinárias mediterrânea. Além de trazer um sabor inigualável aos pratos que acompanha ele também ajuda na estética dos mesmos, uma vez que sua cor é chamativa e traz um contraste único para a mesa.

 Açafrão
Açafrão

Afinal todo prato chamativo tende a ter um visual diferenciado também. Este cai muito bem com as massas, caldos e sopas. Alguns doces também costumam combinar muito bem com o açafrão e por último e não menos importante, um bom risoto tem sempre que estar acompanhado deste delicioso tempero.

3- Noz Moscada

Encontrada inicialmente nas Ilhas Molucas, região que fica na Indonésia, a Noz Moscada é um tempero que combina com quase todo tipo de pratos como: massas, caldos, sopas, queijos, molhos e outros. A quantidade usada deve ser mínima, pois o excesso desse ingrediente pode causar intoxicação ao nosso organismo.

Além de combinar com diversos pratos como citamos acima, ela também é utilizado por algumas pessoas para dar um sabor bem diferente a vinhos e cappuccinos.

Noz Moscada
Noz Moscada

Para preparar um bom prato indiano o uso de Noz Moscada é indispensável, um dos principais responsáveis por se obter sucesso ao preparar um prato dessa nacionalidade é o uso deste tempero.

O uso desta iguaria deixa o prato ou bebida com um cheiro bem característico, fácil de ser identificado por qualquer pessoa, e o seu sabor tem um gosto adocicado como referência.

4- Manjerona

Este tempero é muito parecido com o orégano, porém seu sabor é muito diferente e também usado desde os tempos antigos na região Mediterrânea. É um tempero muito usado para dar um toque especial em saladas, peixes, grelhados e assados.

Manjerona
Manjerona

É um aliado muito forte na gastronomia, além de dar um toque de sabor bem característico e agradável, ajuda também a enfeitar e aromatizar os pratos que ele contém.

5- Orégano

Conforme citamos acima, muito parecido com a manjerona, porém os sabores são bem distintos. O orégano é muito usado em pizzarias, ele costuma cobrir a superfície desse delicioso prato Italiano.

Mas não é somente na pizza que ele é encontrado. Ele é um tempero que cai muito bem no preparo de aves, carnes, molhos, frutos do mar, saladas, queijos e outros. Trata-se de um dos temperos mais tradicionais e mais usados pela maioria dos chefes.

Orégano
Orégano

As folhas deste delicioso tempero o orégano, podem ser utilizadas na forma seca ou fresca, o modo de uso fica a critério do Chefe. Podendo ser usada de maneira que combine melhor com cada prato que estiver em questão.

6- Manjericão

Também muito usado em pizzas, o manjericão tem um sabor muito marcante e único. Ingrediente que também vai na pizza, o molho de tomate recebe muito bem este tempero, ele torna um molho em um delicioso acompanhamento para diversos pratos.

O tradicional molho ao pesto não pode deixar de conter esse tempero, ele é um dos ingredientes fundamentais para se fazer esse prato.

Manjericão
Manjericão

Mas não é somente com os molhos que o manjericão combina, ele também acompanha muito bem as carnes, aves, suínos e algumas saladas e legumes também caem bem com a presença desse delicioso tempero.

7- Alho

Esse tempero é campeão de uso em qualquer cozinha, é o tipo de tempero que cai bem em quase todos os pratos. Tem um sabor marcante e se faz presente em qualquer prato que o contenha.

Pode ser usado no tempero de carnes, aves, suínos (cozidos, refogados, assados ou fritos). Combinado com uma pitada de sal e cebola, ele pode temperar, “basicamente”, qualquer alimento.

Alho
Alho

É um tempero muito antigo também, e como vários outros que já citamos aqui hoje, começou a ser usado nas regiões mediterrâneas, e hoje ganhou o mundo e a mesa de todas as nações, classes e gostos.

8- Gengibre

Este tempero tem um sabor inconfundível, e uma mistura de sensações que somente ele apresenta aos paladares. Ao mesmo tempo que passa uma sensação adocicado, ele pode ser picante durante a sua degustação.

Gengibre
Gengibre

É muito usado no tempero de saladas, peixes, molhos, caldos e no preparo de aperitivos frescos. Alguns especialistas afirmam que o seu consumo frequente traz benefícios ao corpo humano.

9- Salsa

Muito conhecido como “salsinha” pela maioria das pessoas, esse tempero da um toque especial e um charme para qualquer prato que acompanhar. Pode fazer de um simples omelete um prato bem incrementado e diferenciado com o seu uso para tempera-lo.

Combina muito bem com pratos assados e grelhados, seja com aves, suínos ou bovinos. O preparo de molho também aceita muito bem este tempero, que traz uma “cara” ótima para o prato, e sem contar o sabor delicioso que ela carrega.

Salsa
Salsa

É um tempero que pode ser usado a gosto por quem está preparando qualquer prato, e a indicação é de que a salsa esteja fresca para que ela ofereça o máximo de sabor e aparência para o prato.

10- Cebolinha

Por último e não menos deliciosa e importante, temos a Cebolinha. Combinada com nossa penúltima citada aqui hoje a “salsinha”, pode temperar e trazer um sabor delicioso para o prato que a recebe.

Cebolinha
Cebolinha

Molho branco combina muito bem com este tempero, ele traz um contraste visual muito bacana e um sabor melhor ainda. Ideal para o preparo de lanches que contenham patês e maioneses temperadas.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.