Sushis, hot rolls e temakis – entendendo comida japonesa.

 

Quando você pensa em culinária japonesa, alguns pratos vem imediatamente à mente. Missô, uma pasta feita a partir da soja, consumido sozinho ou complementando outras receitas. O versátil lâmen, preparado com vários vegetais e carnes ou aquele de pacotinho encontrado em qualquer supermercado, sempre salvando o dia quando você precisa cozinhar algo simples e de forma rápida. E claro, os sushis.

Apenas na cidade de São Paulo, você encontra mais de uma centena de restaurantes do tipo, espalhados ao redor da metrópole e voltados para os mais variados públicos. Desde os franqueados, com preços acessíveis até os mais sofisticados e com opções mais diferenciadas.

Com o aumento de opções, aumentaram também as versões de sushis sendo disponibilizadas para o público em geral. O problema é que, com tantas opções, é fácil você se sentir perdido. Este post vem, portanto, para facilitar a sua vida e te ajudar a entender as diferenças entre as várias versões deste delicioso prato. Vamos lá?

O que é um sushi?

Resumindo bastante, o sushi é um enrolado de arroz com algum recheio dentro, podendo variar entre carne e vegetais. Os primeiros registros históricos do prato no Japão datam de 700 d.C. , mas versões mais rústicas  foram encontradas 500 anos antes disso em Tailândia e na Malásia. A palavra sushi significa, literalmente, “é azedo”. Com o tempo e a proliferação nos mais diferentes cantos do planeta, foram surgindo versões regionais deste produto, com os mais diferentes tipos de ingredientes sendo incluídos no preparo. Atualmente, você consegue encontrar até mesmo versões doces do sushi, com recheios de frutas ou chocolate.

Isso, no entanto, não diminui a presença das versões mais tradicionais no cardápio de casas de comida japonesa e é delas que falamos a seguir.

Nigirizushi

Bolinho de arroz feito a mão, com recheio de wasabi e uma fatia de peixe

Gunkazushi

Arroz e recheio, como manda a tradição. A diferença vem com o detalhe de que, ao invés do recheio no meio, ele vem no topo da peça. A cobertura, portanto, costuma ser de carne ou ovas de peixe, com nori – aquela casca preta feita a partir de algas – ao redor

Makisushi

Este é um tipo específico de sushi com algumas “sub-divisões” dentro. Em comum, eles tem o detalhe do formato cilíndrico.

hossomaki – sushis menores e que por isso normalmente tem um só recheio.
shakemaki – sushi enrolado tradicional com recheio de salmão.
kappamaki – sushi vegano, com recheio de pedaços de pepino
tekkamaki – tradicionalmente é como é chamado o sushi que vem com apenas um tipo de recheio
uramaki – O famoso “sushi do avesso”. O peixe fica por fora e o nori, no centro, envolvendo o recheio.

Futomaki :

Futomakis são facilmente reconhecíveis por serem sushis “gigantes”. Exatamente por isso, eles costumam vir como mais de um tipo de recheio. Um tipo de futomaki é, por exemplo, o Tamagoyaki. Como o nome traduzido indica, tamago, ou em português, “ovo”, é um futomaki cujo recheio é uma espécie de omelete japonesa.

Temakis

Outro sushi de tamanho maior e com mais recheio. Este é outro que qualquer um reconhece ao bater os olhos, já que ele tem o peculiar formato de cone. Além disso, outro aspecto único desta peça é que o recheio não é feito em camadas, mas de forma mais “bruta”, preenchendo o cone de arroz e nori.

Hot Rolls

Estes, por sua vez, são os sushis empanados, com a camada superior com uma crosta proveniente da fritura.

Inarizushi

Outro bastante distinto. É basicamente uma “cestinha” feita de aguê (tofu frito) e recheada com arroz.

Oshizushi

Um tipo de sushi quadrado, prensado em um bloco de madeira (oshibako).

Enfim, estes são alguns dos tipos mais famosos de sushis existentes. Sejam os mais tradicionais ou os mais diferentes, o importante é ir de mente aberta e experimentar cada um deles, até achar o seu favorita.

Se você gostou deste post, compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Ao mesmo tempo, visite regularmente o blog da Atau para mais postagens interessantes como este. E finalmente, na hora de adquirir equipamentos para seu açougue, restaurante, padaria ou mercado, ou mesmo na hora de comprar uma cervejeira ou chopeira para sua casa, não deixe de conferir preços e marcas lá no site da Atau. Sempre com os melhores produtos para você.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.