Você já deve ter comprado uma lasanha industrial na geladeira do supermercado, certo? Ou legumes prontos, pré-cozidos ou até batata-frita. Então, segundo esta experiência que você já tem, provavelmente, já sabe o que é ultracongelamento, só não se deu conta.
É através desta técnica, chamada ultracongelamento, que as empresas conseguem levar até vocês comidas saborosas, sem estragar, mantendo a mesma textura e tempero. E, para que você aprecie, que tal compreender, exatamente, como esta técnica se dá, o que acontece com o alimento e quais são os benefícios desta? Então, continue com a gente!
Mas o que é o ultracongelamento?
Muito diferente do congelamento caseiro, que é aquele que você faz na sua casa quando cozinha feijão, coloca num pote e coloca na geladeira, o Flash Freezing (como ele também é conhecido), é uma técnica difundida no meio alimentício que permite que o congelamento do alimento aconteça de forma RÁPIDA, rápida de verdade!
Através de um equipamento específico, o alimento é resfriado rapidamente e, posteriormente, congelado, de modo que ele fique com suas propriedades naturais mantidas- assim como o sabor. Cada vez mais e mais as cozinhas industriais estão utilizando o ultracongelador, já que ele é prático e acelera muito o processo de congelamento alimentício, facilitando a organização e a produção local.
O que nem todo mundo sabe é que o equipamento também vem com a função de resfriar, como acontece nos alimentos recém preparados. Como as temperaturas estão altas por terem saído do forno a pouco, consegue-se resfriar o alimento da parte interna em -35 graus, evitando que o conteúdo fique muito tempo em contato com o meio-ambiente, diminuindo as chances de proliferação de bactérias e contaminação.
Eles também são todo o suporte para que você consiga evitar a formação dos famosos microcristais, uma vez que realiza o congelamento do produto de forma prática e rápida, mantendo o sabor original, a sua textura e também o aroma, agradando o paladar de quem mais importa: o cliente.
Assim sendo, podemos dizer que ter um ultracongelador é essencial, hoje em dia, para a indústria de alimentos e rede de restaurantes.
Quais os principais benefícios do ultracongelador?
Sim, existem alguns benefícios para você ter um ultracongelador na sua padaria industrial. Veja:
- O processo de congelamento consegue preservar o sabor, manter a textura, o aroma e a cor do alimento original, além de conseguir manter intacto todos os nutrientes originais,
- Por estar congelado, ele retarda a maioria das reações químicas naturais, bem como diminui a proliferação das bactérias que alterariam o sabor dos nutrientes,
- Através dele, é possível que você reduza o desperdício de alimentos,
- Permite que você tenha maior organização na sua cozinha,
- Evita a formação dos famosos “cristais de gelo”, fazendo com que o alimento não perca o líquido original quando for descongelado.
Ultracongelamento ou congelamento Natural: Qual escolher?
Esta é uma dúvida muito comum. O congelamento que todos nós conhecemos demora até 24 horas para conseguir diminuir a temperatura e durante este processo, a água que tem no alimento acaba se transformando em pequenos cristais de gelo.
Assim sendo, quando acontece o descongelamento, o alimento acaba perdendo quantidade significativa de água e junto com ela, os nutrientes que haviam no alimento, o aroma, o sabor e a qualidade.
Diferentemente do que acontece no congelamento comum, no ultracongelamento, o congelamento do alimento acontece com uma técnica específica de resfriamento, onde o processo é rápido, mantendo todo o sabor, aroma e textura do alimento intacto. Sem falar que economiza tempo e evita a proliferação das bactérias que podem estragar o mantimento.
Qual o tempo de armazenamento dos alimentos ultracongelados?
Este é outro ponto positivo que só o ultracongelamento possui. Um alimento que se utiliza desta técnica, poderá ser armazenado de 01 a 24 meses! É essencial que você rotule as embalagens para ficar atenta aos prazos de validade.
Mas, só para que você tenha uma ideia, vamos fazer algumas estimativas:
- Vegetais e Frutas: 24 meses
- Aves, Carnes (inteiras e em porções): 18 meses
- Produtos pré-cozidos: 24 meses
- Massas e bolos: 12 meses
- Carne picada: 12 meses
- Sorvetes: 15 a 24 meses
- Peixe (gordo) 10 meses
- Alimentos marinhos: 24 meses
- Peixe empanado: 24 meses
- Pratos prontos: de 15 a 24 meses
Como é o Descongelamento?
O descongelamento natural, ou seja, retirar do freezer e deixá-lo aquecer no ambiente natural, permite que o alimento consiga voltar ao estado natural, com todas as suas propriedades naturais, sabores e texturas. Contudo, desta forma, os micro-organismos irão se multiplicar.
Nas condições de -18ºC a -2ºC, os riscos de proliferação de micro-organismos beiram ao zero! após o descongelamento do alimento, o mesmo deverá ser consumido em até três dias. Caso não se consuma em uma dia só, o mesmo deverá ser armazenado numa geladeira convencional.
Atenção: se você já iniciou um ciclo de descongelamento ou já descongelou um alimento, nunca recongele o mesmo! Como dissemos acima, ele deverá ser consumido em até três dias e armazenado em geladeira convencional para evitar a proliferação de bactérias e micro-organismos.
Aproveite e confira algumas opções de refrigeração para seu negócio na Atau!
What do you think?