Em busca da fritura perfeita.

Quem não gosta de um franguinho frito? De uma porção de torresmos pra acompanhar aquele jogo de futebol no final de semana? Ou mesmo aquele bolinho de chuva feito do mesmo jeito que sua mãe e sua avó faziam?

Um dos métodos de preparo de alimentos mais famosos, a fritura também envolve técnicas específicas e muito cuidado pra conseguir um alimento sequinho e crocante.

Hoje, o blog da Atau dá algumas dicas de como conseguir a fritura perfeita.

Vamos lá?

De acordo com especialistas, tudo gira em torno de 3 aspectos: o tipo de óleo utilizado, a temperatura de preparo e quais utensílios você vai utilizar para o preparo de seus alimentos.

O tipo de óleo

Comecemos pelo básico: vai grelhar? Azeite ou manteiga são ideais. Caso vá fazer fritura em grandes quantidades, ou seja, fritura por imersão, o ideal é utilizar óleo de soja ou versões mais saudáveis. Óleos de algodão e canola são ideais para este tipo de operação, mas são mais onerosos. Uma opção mais acessível é o óleo de milho que, além de mais barato, também tem um ponto de fumaça (que é quando o óleo começa a queimar e, de fato, soltar fumaça) mais alto que as outras opções listadas acima. Bom para suas frituras e também para sua casa ou cozinha, que não vai ficar com cheiro de fritura.

A temperatura de preparo

Para saber se o óleo está na temperatura correta, a dica é: aproxime a mão do óleo (em uma distância segura, obviamente) e conte até 5. Se sua mão não esquenta, o óleo está muito frio. Se, no entanto, esquentar MUITO rápido, o óleo está quente demais e tem que esfriar. Este é um momento delicado e demanda bastante atenção já que, quando o óleo esquenta a ponto de queimar, não tem volta. Óleo queimado, além liberar substâncias tóxicas para a saúde, altera o gosto dos alimentos nele, deixando tudo com aquele sabor amargo característico.

Isso ocorre porque quando ele passa do ponto de fumaça, começa a liberar uma substância chamada acroleína que, por sua vez, tem como efeito diminuir o ponto de fumaça do óleo. O resultado disso é que fica mais e mais fácil, a cada reutilização, o óleo queimar mais rapidamente.

Por isto, fica a recomendação de tomar cuidado com a temperatura e não reutilizar o mesmo óleo repetidas vezes.

Segundo especialistas, em restaurantes, a regra é trocar o óleo dia sim, dia não, para garantir a qualidade de seus alimentos.

Ainda sobre este assunto: cuidado na hora de colocar suas frituras na panela. Primeiramente, elas tem que estar secas, já que água e óleo não se misturam. Além disso, quando você adiciona itens no óleo, o efeito imediato é a temperatura do óleo diminuir. Por isto, adicione seus itens aos poucos e corte seus alimentos, se for o caso, tem tamanhos pequenos e iguais.

Terminou a fritura? Deixe eles secando numa grade suspensa antes de leva-los ao papel toalha, para evitar que que suem e acabem murchando. Mas antes disso? Salgue seus alimentos. Eles preicsam receber sal assim que saem da panela, já que, quando a crosta exterior deles esfria, ela não permite que o sal penetre.

Seus utensílios para fritura

Prefira sempre uma fritadeira profunda. Se esta não for uma opção, uma panela funda de inox – que distribui melhor o calor por toda a sua superfície – ou, melhor ainda, um wok funciona bem. No caso da panela, lembre-se de que a temperatura ideal de fritura é menor. Na fritadeira, entre 180 a 190 graus. Já na panela normal, entre 110 e 120. Cento e vinte graus, inclusive, é a temperatura ideal para a cocção de tubérculos como a batata. Neste caso, lembre-se que ela demanda duas frituras. A primeira, apenas para aquecer seu interior, em 120 graus (não precisa deixar dourar). Após este primeiro passo, reserve suas batatas. A segunda fritura, esta sim, em temperaturas mais altas, deve ser realizada imediatamente antes de servir para seus clientes.

Com estes cuidados, você deve obter alimentos sequinhos, com aquela crosta exterior crocante e interior no ponto correto, sem excesso de óleo. Lembre-se também que, como dissemos acima, o equipamento ideal para o preparo de seus alimentos vai fazer toda a diferença no resultado final.

Na hora de adquirir seus aparelhos, lembre-se de visitar o site da Atau Equipamentos.

Fritadeiras de todos os tamanhos e tipos, das marcas mais tradicionais e confiáveis do mercado, você encontra lá. De água e óleo ou zona fria, com uma ou duas cubas, mais compactas ou mais robustas.

Confira em nosso site para achar um modelo que melhor caiba no seu espaço e no seu bolso.

Ficamos por aqui.

Voltamos semana que vem com mais posts voltados para a área de refrigeração e food-service.

Até lá.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.