Montando seu cardápio – empreendedorismo sem mistérios.

Em mais um post de dicas para novos empreendedores na área de food service, hoje, falaremos sobre a hora de criar seu cardápio.
Pode parecer um detalhe menos importante, mas acredite: seu cardápio não só é a cara de seu restaurante, mas ele é o resultado final de um longo processo de definição da identidade do seu negócio, como veremos a seguir.
Para começar, retomando uma palavra do parágrafo acima: qual a identidade do seu negócio?
No post sobre restaurantes que fizemos anteriormente aqui no blog, uma das recomendações foi exatamente a de estudar o bairro onde seu restaurante fica e qual o tipo de público nele. Se era um bairro com moradores de maior poder aquisitivo, se é uma área de transição, com publico indo para outros lugares, próximo de terminais urbanos, ou mesmo se te fábricas perto. Estas são informações fundamentais para definir seu menu, já que, a partir da definição deste público, você vai saber que pratos fazer, quais ingredientes vai precisar ter em estoque e até mesmo quais vão ser os horários ideais para a operação da loja.
Definidos os seus pratos, você vai precisar precificá-los. E agora? Existem bons guias online para cálculo de preço, considerando detalhes como custo fixo unitário, custo unitário total, markup e outros detalhes do tipo. No entanto, considere também o seguinte: evite preços baixos demais, independente do seu tipo de público.
Sim, jogar o valor dos pratos o mais baixo possível pode, em um primeiro momento, ser um atrativo para o público. Mas a idéia é fidelizar seus clientes, mante-los vindo repetidas vezes. Manter estes preços no valor inicial mais baixo vai ser impossível por um longo período e na hora do reajuste, você pode assustar sua clientela se a diferença de valores for muito grande. Além disso, preços excessivamente baixos podem inviabilizar a operação de sua loja, já que a margem de lucro pode ficar muito aquém do esperado.

O ideal, neste caso, é manter as pessoas voltando pela qualidade de seus alimentos e isso é algo universal, independente do tipo de publico para o qual você vende seus pratos.
Tenha pratos diferenciados de seus concorrentes e, se algo naturalmente fizer sucesso dentre as opções que você oferece para seus clientes, não tenha medo de fazer propaganda com fotos dos pratos no local e uma área de destaque no cardápio.
E falando do cardápio, tratemos do menu em si: Especialistas na área sugerem cuidados com poluição visual e o uso do espaço do menu. Nada de muita foto. E ao mesmo tempo, saiba aproveitar o espaço do cardápio. O menu de 2 colunas é o mais tradicional. Não tenha medo de usar adjetivos como “delicioso” e “saboroso” na descrição dos pratos como forma para cativar sua clientela. Evite cifrões na indicação de preços, já que eles não são bem vistos pelos clientes.

Tenha também um menu enxuto. Se conseguir mante-lo em uma página – ainda que frente e verso – ótimo. Mas se parecer muito poluído, não tenha medo de escolher o menu livreto, de duas ou mais páginas. Novamente: pratos favoritos do seu público merecem foto e destaque. Mantenha os produtos semelhantes agrupados no cardápio e, se houver produtos especiais, agrupe-os mais ao final.
Cuidado também na hora de batizar seus pratos. Nomes divertidos e curiosos podem chamar a atenção, mas apenas em circunstâncias especiais. Uma ou outra piada interna, até como forma de chamar a atenção, tudo bem, mas não exagere.
Na descrição, seja direto e apresente seus pratos para seus clientes de forma simples. E, por fim, não tenha medo de cardápios rotativos, feitos de acordo com épocas distintas como feriados, datas comemorativas ou mesmo para sugerir pratos para seus clientes que usem frutas e legumes da época.
Com essas dicas, acreditamos que pensar seu cardápio vá ficar uma experiência um pouco mais simples. Como já dito, engenharia de cardápio é uma área de estudo de profissionais do setor de food service e demanda certo cuidado para conseguir um que aproveite os pontos fortes de seu negócio e apresente-o de forma satisfatória para os consumidores.
Procure textos e artigos para se orientar. Nessa hora, informação nunca é demais.

Ficamos por aqui. Não deixe de visitar o blog regularmente para outros posts voltados para a área de refrigeração e restaurantes. E lembre-se que, na hora de trocar seus equipamentos e adquirir novos aparelhos, a Atau é a parceira com a qual você pode contar. Equipamentos das marcas mais tradicionais do mercado para restaurantes, padarias, açougues e mercados? Você encontra lá.
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