Economia de energia na área de food-service – empreendedorismo sem mistérios

Tão importante quanto a qualidade dos produtos que você vende em seu negócio, a rapidez e simpatia no atendimento, uma boa localização do seu estabelecimento e outros fatores do tipo, é o uso inteligente dos seus recursos. Afinal, sabemos que uma parte substancial dos gastos em seu comércio vai em aspectos como água, luz, gás, etc. Saber gerenciar e diminuir ao máximo tais gastos pode ser o diferencial que vai fazer seu restaurante, açougue, padaria, mercado, etc., prosperar e ter uma situação financeira saudável.

Esta pode parecer uma afirmação óbvia, mas é muito grande a quantidade de negócios que fecham antes de completar um ano, exatamente por não darem a devida atenção a tais pontos. Energia elétrica, principalmente, é uma questão que precisa ser considerada de forma cuidadosa: eletricidade é responsável por abocanhar de 10 a 15%, em média, do faturamento mensal de negócios na área de food-service. Luzes, ar condicionado, ventiladores, Tvs e principalmente, freezers e câmaras quentes são responsáveis por estes custos. Mas isto não quer dizer que, com algum planejamento, você não possa diminuir tais gastos ao máximo. Pensando nisto, o blog da Atau traz hoje algumas dicas para fazer com que você possa aproveitar o máximo de seus equipamentos e recursos e, ao mesmo tempo, diminuir o valor da conta de luz ao final do mês.

Cheque a sua instalação elétrica

Para começar, o primeiro passo a ser dado é verificar o estado da fiação em seu prédio. Sabemos que essa é uma questão complicada já que, na maioria das vezes, o espaço do seu negócio não é seu, mas alugado. Mas uma instalação mal feita ou muito velha pode causar desperdício de energia, o que vai aumentar os custos. Procure por disjuntores com defeito e fios velhos, mal isolados, com mau contato e desencapados. Se a situação estiver ruim, talvez seja o caso de contratar um eletricista para trocar a parte elétrica. É um processo caro, mas pense que é um investimento que vai valer a pena ao evitar desperdício energético, diminuindo seus custos nessa área.

Utilize lâmpadas de LED.

Essa é uma opção simples e barata para economizar. Lâmpadas de LED costumam ser um pouco mais caras, mas é um investimento que vale a pena. Enquanto lâmpadas comuns consomem 60 watts e as fluorescente compactas, 15 watts, o consumo de lâmpadas de LED não chega nem a 10 watts. Ao mesmo tempo, enquanto as lâmpadas comuns costumam ter vida útil de meses, as de LED duram quase 50 vezes mais, às vezes não precisando ser trocadas por anos e anos.

Adote o uso de sensores de movimento.

Outra opção simples mas que faz a diferença: em locais como banheiros e corredores, utilize sensores de movimento. Desta forma, as lâmpadas não precisarão ficar acesas o tempo todo.

Evite deixar os aparelhos em stand by.

Equipamentos em modo de espera (normalmente indicados por aquela luzinha vermelha) consomem MENOS energia do que ligados, mas ainda estão consumindo. Então, se não houver necessidade ou em dias de menos movimento, tire estes aparelhos da tomada.

Troque seus equipamentos velhos por versões mais novas

Esta é uma das dicas mais importantes: aparelhos mais velhos tendem a consumir mais energia. Seja por questões técnicas e de como foram desenvolvidos, seja por apresentarem defeitos como oxidação ou defeito em algum de seus componentes. Nesta hora, trocar seus aparelhos pode ser um investimento mais adequado do que gastar com conserto dos mais velhos. Considere também que equipamentos mais novos já vêm de fábrica com o selo PROCEL de eficiência energética. Ou seja, eles são desenvolvidos já pensando em consumirem eletricidade de forma eficiente e econômica. Na hora de comprar um freezer, câmara climática ou forno elétrico, verifique a categoria deste produto indicada pelo selo PROCEL.

Uma vez escolhido seu aparelho novo, lembre-se sempre de fazer revisões periódicas nele para garantir sua máxima eficiência. Na hora de escolher um freezer, prefira um modelo frost free. Além de evitarem ter que retirar o gelo manualmente, forçando você a ter que desligar e religa-lo periodicamente, o que, por sua vez, gera mais gasto de energia, este tipo de geladeira evita que se forme aquelas crostas de gelo que podem obstruir as saídas de ar e o orifício de entrada do gás de resfriamento. Quando isto ocorre, o freezer precisa aumentar a atividade para compensar a dificuldade da passagem de ar, o que, como consequência, força a máquina a aumentar o consumo. Com uma geladeira ou freezer frost free, esse problema é coisa do passado.

Ainda usando freezers como exemplo, existem geladeiras e expositores que possuem tecnologia com sistema inteligente que diminui a atividade do aparelho fora dos horários de funcionamento do seu negócio. Outro detalhe que é importante checar para conseguir uma diminuição ainda maior dos gastos no fim do mês.

Outros cuidados importantes

  • Apenas reforçando, faça sempre a revisão periódica em seus aparelhos, checando consumo e situação dos componentes
  • Nas máquinas com função de congelamento ou aquecimento, procure por variações súbitas no termostato. Se identificar algo do tipo, considere chamar um técnico para vistoria, já que isto pode indicar problemas nos filtros ou nas saídas de ar.
  • Deixe um espaço perto de freezers e geladeiras para que ele possa expelir o ar quente. Ao mesmo tempo, evite deixar máquinas quentes ao lado das frias, já que assim você evita que elas afetem as temperaturas entre si.
  • Finalmente, cheque as borrachas de vedação em seus aparelhos. Borrachas com defeito podem deixar o ar quente externo entrar, forçando-os a ter que consumir mais energia para compensar e manter a temperatura interna em níveis adequados.

Manter a conta de luz baixa, ainda mais nestes tempos de bandeira tarifária vermelha, é algo complicado, mas com estas dicas e pequenos cuidados diários, você vai sentir a diferença nos valores de sua conta. Mais uma vez, prefira sempre aparelhos na categoria A do selo PROCEL e dê preferência a equipamentos mais modernos, já que estes já vem de fábrica com sistemas de otimização energética. Acredite, este é um investimento que vai fazer toda a diferença, evitando gastos desnecessários, diminuindo o rombo mensal no faturamento e aumentando a sua lucratividade.

Lembre-se também de, na hora de trocar seus aparelhos, visitar o site da ATAU. Lá, você vai encontrar produtos criados e desenvolvidos com tecnologia de ponta, unindo eficiência, produtividade e, claro, baixíssimo consumo de energia. Visite as seções com itens para padarias, açougues, restaurantes e mercados. Com certeza, você vai encontrar o equipamento ideal para seu negócio.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.