Montando seu açougue: dicas para quem está começando – parte 03

Aqui no blog da Atau, já demos algumas dicas básicas para quem começar seu próprio negócio. Depois de dar os primeiros passos básicos para quem tem interesse em ter sua própria padaria e mercadinho, hoje vamos falar de outro dos principais tipos de empreendimentos comerciais brasileiros: o açougue.

O Brasil é um dos principais produtores de carne, tanto para o mercado interno quanto para o internacional. Nosso país é um dos maiores produtores de carne de frango e conta com o segundo maior rebanho bovino do mundo. Aquele bife saboroso ou aquela costela no bafo, já fazem parte da cultura do país, que, inclusive, é um dos maiores exportadores de churrascarias no mundo, com restaurantes desse tipo espalhados por quase todos os países.

No entanto, pela própria natureza deste produto, abrir um açougue demanda certos cuidados para garantir que seus futuros clientes tenham acesso a uma carne com a melhor qualidade possível.

Vamos agora, falar um pouco sobre qual é o “caminho das pedras” para quem quiser iniciar seu próprio negócio nesta área.

1 – Comecemos com a burocracia.

Como todo negócio, açougues também demandam cuidados com relação a parte burocrática e sua regulamentação. Uma primeira dica é procurar um contador, que vai fazer o intermédio para você e cuidar de toda a papelada necessária, que envolve órgãos como juntas comerciais, corpo de bombeiros, prefeitura, para obtenção do alvará, além de precisar conseguir certificados como da ANVISA, de funcionamento de empresas e seu CNPJ. Além de tudo isso, você tem que se preocupar com a vigilância sanitária, que vai até sua loja para checar como os alimentos são estocados, manipulados e preparados, além de questões de higiene e de trabalho de seus funcionários.

A dica básica é sempre se manter atento sobre esses assuntos para evitar problemas e dores de cabeça futuras que podem render multas e até a cassação de sua licença de operação.

2 – Localização

Na hora de escolher onde sua loja vai funcionar, cheque alguns detalhes: existem outros concorrentes próximos? É uma área de grande fluxo de pessoas? O espaço para armazenamento é grande o suficiente? Considere que, falando de um açougue, precisamos de uma área para refrigeradores onde as peças serão guardadas antes de irem para as vitrines. É uma área residencial? Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher o prédio onde seu negócio irá ser montado.

3 – Prepare seus funcionários.

Tudo regularizado e pronto pra funcionar, hora de treinar sua equipe. Em se tratando de um açougue, isso vai além do básico de boa educação e gentileza sempre. Você precisa de pessoas treinadas para reconhecer rapidamente tipos de cortes e oferecer dicas para os clientes que não estiverem certos sobre qual tipo de carne adquirir.

4 – A aparência do local.

Este item se relaciona com o primeiro da nossa lista mas vale o reforço: ambiente bem iluminado e limpo sempre. Principalmente considerando que falamos de um açougue, que vende principalmente alimentos, é preciso que seus clientes saibam que o local está devidamente higienizado. Além disso, pense na disposição das estantes para demais produtos. E falando nisso:

5 – Diversifique seus produtos

Hoje em dia, açougues não vendem apenas carnes, mas também produtos relacionados a churrasco como carvão, temperos e, claro, bebidas. Alguns estabelecimentos vão além, oferecendo também algumas opções de produtos para o público vegetariano e vegano como proteína de soja e versões de salsicha e embutidos que não levam proteína animal em sua receita. Pense na variedade do que você oferecerá para seus clientes, não apenas para aumentar a possibilidade de rendimento com a venda desses itens, mas também como um modo de se diferenciar de seus concorrentes.

6 – Não descuide do prazo de validade de seus produtos.

Este é um item óbvio mas vale a menção: estamos falando de carne. Cuide sempre da validade de seus itens, de forma a evitar que seus clientes tenham um produto de qualidade ruim ou mesmo estragado. Além de sempre observar as datas, tenha certeza de que seus produtos estão refrigerados corretamente. Lembre-se: diferentes peças e diferentes tipos de carne podem precisar de diferentes temperaturas de armazenamento.

7 – Escolha os melhores equipamentos

De que adiante ter um time de funcionários prontos para o trabalho, a localização adequada e um leque notável de produtos ofertados para seu público se, na hora mais importante, seus refrigeradores, congeladores e expositores falharem? Nessa hora, não arrisque e escolha apenas aparelhos confiáveis. Nessa hora, conte com a Atau Equipamentos. Os melhores freezers, expositores, serras de fita, moedores e demais equipamentos para açougues, você encontra lá, com preços acessíveis e condições de pagamento facilitadas.

Confira em nosso site: atau.com.br.

Ficamos por aqui. Esperamos que essas dicas funcionem como um norte para quem está dando os primeiros passos em direção a seu próprio negócio nesta área. Visite frequentemente o blog da Atau para mais posts do tipo, além de textos sobre diversos aspectos da automação comercial e da área de food service.

Voltamos em breve.

Até lá.

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