Char broiler, chapa e churrasqueira: entendendo as diferenças

 

Então, você está montando seu negócio e precisa decidir qual o equipamento mais apropriado: char broiler, churrasqueira ou chapa? Entre as várias opções existentes, é compreensível se sentir ligeiramente perdido. Para facilitar um pouco, o blog da Atau fala hoje sobre 3 tipos de equipamento para cocção que são similares mas possuem algumas diferenças significativas.

Entendendo as diferenças.

Em resumo, a escolha entre qual aparelho do tipo usar vai depender do tipo de negócio que você tem.

É uma lanchonete que precisa cozinhar de forma mais ágil, com pratos e lanches indo de forma rápida para os clientes esperando? A chapa então, é  indispensável. Precisa de uma maquina que dê aquele aspecto de carne defumada em suas peças? Aí as opções mais apropriadas seriam os broilers ou as churrasqueiras.

Inicialmente, falemos das chapas: A idéia aqui é um aparelho que é basicamente, uma frigideira, mas maior, permitindo o cozimento de vários alimentos de forma simultânea. Ovos fritos, sanduíches, hambúrgueres mais finos, queijo quente.

Chapa elétrica conjugada Croydon
Chapa elétrica conjugada Croydon

Como já dito, sua vantagem principal é seu tamanho, permitindo que a cozinha funcione de forma mais ágil. As chapas, por serem lisas, também são bem mais fáceis de limpar que as churrasqueiras e broilers. Se houver a necessidade de trabalhar com carnes mas apenas para selar bifes e grelha-los superficialmente, as chapas também são aliados eficientes.

No entanto, se seu negócio for lidar com peças maiores como costelas, bifes mais altos ou hambúrgueres artesanais, os broilers e churrasqueiras são opções mais apropriadas. Isso se dá já que elas permitem aquele aspecto de defumado no alimento.

Char broiler ou churrasqueira?

Como já dito acima, a função de ambas é basicamente a mesma. Na hora de escolher, a questão é pura e simplesmente prática: você possui um grande espaço amplo? Se sim, a churrasqueira é a opção ideal. Isto se dá porque a churrasqueira vai produzir fumaça e calor. Se seu estabelecimento contar com uma grande área aberta para onde a fumaça possa ir, perfeito. Do contrário, esse inconveniente pode ser resolvido com a aquisição de um broiler.

A idéia do broiler é simular os efeitos de uma churrasqueira, com a praticidade de poder ser utilizada em qualquer espaço. Ao contrário das chapas, sua área de cozimento conta com sulcos, pequenas elevações, que dão aquele aspecto ótimo de grelha na carne. Outro detalhe importante destes sulcos é que eles ajudam a separar a gordura da carne.

Char broiler a gás Croydon
Char broiler a gás Croydon

A maioria dos broilers hoje em dia possuem uma caixa para a gordura. Algumas opções mais modernas, inclusive, contam com uma caixa de água para onde a gordura escorre, o que acaba integrando este elemento ao cozimento da peça. Isso se dá porque, ao escorrer para a água, a gordura quente evapora e a fumaça sobe para a carne. Ou seja, você obtém o gosto e cheiro de defumado no alimento, sem precisar de fumaça.

As 3 opções de aparelhos disponibilizam opções de alimentação via energia elétrica ou gás, seja de botijão ou encanado. Obviamente, as churrasqueiras também podem ser alimentadas via carvão ou madeira.

Em termos de controle da temperatura, os char broilers levam vantagem, já que todas as opções no mercado hoje contam com controle manual de calor e/ou termômetro. Desta forma, evita-se uma carne queimada ou mesmo fora do ponto que o cliente pediu.

Demais cuidados

Na hora de escolher, obviamente, preço também é um detalhe a se considerar: se sua verba para investimento for maior, talvez seja uma boa escolha optar por chapas com mais bocas, que permitem uma produção ainda maior de alimentos. Existem, no mercado, opções que vem com prensa, para poder fechar os alimentos, facilitando o cozimento por igual.

Existem também, equipamentos mistos, com a área de cozimento dividida: metade lisa – efetuando a função de chapa – e metade sulcada – ou seja, um broiler. Novamente, a melhor opção vai depender do espaço disponível em sua cozinha, além da verba que você tiver.

Alguns cuidados, no entanto: opte sempre por materiais de inox. E se possível, aquelas opções que vem com superfície de cromo na área de cocção. O cromo não é poroso e isso é um aspecto importante. Alguns metais porosos permitem que a gordura penetre neles, se alojando em seu interior. O resultado disso é que essa gordura vai vazar de volta para o alimento, alterando seu sabor. Essa capa de cromo evita que isso aconteça. Além disto, o cromo evita reação do metal no contato, o que também, em alguns casos, pode mudar o sabor e cor dos alimentos aquecidos nele.

No site da Atau você pode encontrar vários tipos de chapas e broilers. Com certeza, um deles vai ser o mais adequado para sua cozinha e ritmo de produção.  Não deixe de visitar: atau.com.br.

Enfim, continue visitando também o blog da Atau para mais posts, receitas e sugestões de produtos.

 

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.