Tão importante quanto manter um cardápio variado para conquistar e fidelizar a clientela, é fundamental para um restaurante também apresentar diversidade no que diz respeito às opções de saladas.
O brasileiro está cada vez mais atento ao cardápio, e nos últimos anos tem procurado adicionar mais vegetais, legumes e frutas ao seu prato. Em pesquisa divulgada em maio de 2018 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) descobriu-se que 71% dos brasileiros preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar caro por eles.
Esse apontamento ajuda a definir um novo direcionamento para o mercado gastronômico. Confira a seguir alguns ótimos exemplos de saladas simples para acrescentar no cardápio do seu restaurante.
Salada com hortelã
Essa é uma opção de salada colorida, atrativa e muito simples de ser feita. Seu diferencial é o toque especial de hortelã, que é a responsável por garantir um sabor único. Além disso, a erva ajuda no melhor funcionamento do sistema digestivo e é um ótimo remédio contra a fadiga. Essa salada pode ser combinada com algum tipo de proteína branca, como frango ou peixe.

Ingredientes:
1 bandeja de repolho roxo
½ bandeja de couve ou 1 folha grande picada em tirinhas
1 cenoura fatiada em tiras finas (use estes cortadores multiuso)
Folhas grandes de hortelã fresca
Sal marinho com ervas (dica: incorpore as ervas ao sal, isso ajuda a diminuir o consumo)
Azeite de oliva
Aceto balsâmico
Suco de ½ limão
Modo de preparo:
Lave todos os ingredientes, pique-os e junte-os em uma saladeira. É isso, agora é só servir! Essa salada pode ser temperada com sal, azeite, aceto e limão, a gosto do cliente. Com ingredientes acessíveis e poucos minutos de preparo, essa salada promete encantar e surpreender.
Salada de rúcula com manga
Essa combinação é clássica! A rúcula possui um sabor amargo e forte, e por isso nem sempre é tão atrativa para algumas pessoas. Porém tudo depende da maneira como ela é preparada: combinando-a com outros vegetais, frutas e os devidos temperos, ela pode gerar uma salada deliciosa e bastante nutritiva. Além disso, vale lembrar que essa verdura possui poucas calorias e ajuda na absorção dos minerais pelo nosso organismo. Confira a receita dessa delícia:

Ingredientes:
3 colheres de sopa de vinagre
1 colher de sopa de mostarda
2/3 de xícara de chá de azeite
2 colheres de café de canela
Sal a gosto
Pimenta branca a gosto
1 maço de rúcula rasgada
1 manga cortada em fatias
1/2 xícara de chá de tomate cereja cortado ao meio
Modo de preparo:
Para começar, bata o vinagre com a mostarda, adicionando azeite até que essa mistura obtenha consistência. Deve ser temperada a gosto com sal, canela e pimenta. Misture a manga com a rúcula em uma saladeira, adicione os tomatinhos e regue o molho por cima.
Salada mediterrânea
Essa receita de salada mediterrânea é feita com grão-de-bico, que é uma leguminosa rica em fibras e proteínas. Foge do comum por seus ingredientes diversos e pelo seu molho especial. Aprenda a seguir a fazer essa receita divina, que é um pouco mais elaborada, mas que promete ser uma celebridade em seu cardápio.

Ingredientes:
500 g de grão de bico cozido
1 folha de louro
100 g de azeitonas pretas sem caroço picadas
3 g de pimenta-do-reino preta moída
80 g de alcaparras picadas
200 g de pimentão vermelho
200 g de pimentão amarelo
200 g de cebola roxa picada
1 pimenta dedo de moça
200 g de salsão picado
100 ml de azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto
60 ml de vinagre de maçã
5 g de orégano
30 g de salsinha picada
Modo de preparo:
O grão-de-bico deve ficar de molho em água filtrada de um dia para o outro. Dispense a água e acrescente uma nova quantidade até cobrir os grãos, cozinhando-os na pressão com a folha de louro por cerca de 20 minutos. Então escorra a água e reserve. A consistência ideal é que o grão fique inteiro e firme, porém bem cozido.
Queime os pimentões inteiros na chama do fogão para retirar a pele, o que também irá garantir o sabor de defumado. Depois, coloque-os em um saco plástico ou tigela com papel filme, e deixe-os descansando por três minutos. Retire a pele e as sementes e corte-os em cubos pequenos.
Pique a cebola roxa em cubos pequenos e deixe-os de molho em água gelada por 3 minutos, o que irá deixá-la mais crocante. Corte a pimenta dedo de moça ao meio, tire toda a sua parte interna, incluindo as sementes, e pique-a.
Em uma tigela ou saladeira, misture todos os ingredientes da salada. Em outra tigela, misture o azeite, sal, vinagre, orégano e salsinha. Após servida a salada, o cliente pode despejar esse molho especial sobre os vegetais na hora de consumir.
Vinagrete de verão
O vinagrete é uma opção versátil, que pode tanto ser consumida sozinha quanto como acompanhamento de carnes vermelhas. Essa receita oferece uma salada leve e saudável, ideal para os dias quentes de verão. Confira:

Ingredientes:
Repolho roxo
Cenoura
Rabanete
Pepino japonês
Maçã vermelha
Maçã verde
Manga
Sal, limão e azeite a gosto
Mix de pimenta moído na hora e a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto
Modo de preparo:
Lave todos os ingredientes e corte-os no menor tamanho possível. Essa salada pode ser temperada a gosto, usando sal, limão, azeite, salsinha, cebolinha e o mix de pimentas moídas na hora.
Salada Niçoise
Um grande clássico da cozinha francesa, a salada niçoise é completa e super saborosa, e uma opção ideal para ser consumida durante o verão. Está aí uma ótima escolha para quem gosta de saladas incrementadas e elaboradas.

Ingredientes:
3 tomates frescos descascados
1 maço de alface romana
8 rabanetes
½ cebola
3 ovos
½ pimentão vermelho ou amarelo
6 filés de anchova
Duas colheres de sopa de azeitonas
Manjericão a gosto
Azeite de oliva a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe os ovos durante 6 minutos na água fervente, e depois corte-os em pedaços pequenos. Corte o alface e os rabanetes em fatias finas, e o pimentão em pequenos cubos. Pique o manjericão e a cebola e corte o tomate em gomos pequenos. Coloque tudo em uma tigela com as azeitonas e a anchova. Tempere generosamente com azeite de oliva.
Salada caesar com frango grelhado
Está também é uma opção tradicional entre as saladas, e é uma receita clássica entre aqueles que buscam manter uma alimentação saudável com pouco tempo para cozinhar. Também pode incluir croutons integrais, dando um toque ainda mais especial de crocância.

Ingredientes:
1 cabeça de alface romana
250 g de filé de frango
1 xícara (chá) de croutons
50 g de parmesão ralado ou em lascas
2 dentes de alho
1 colher (chá) de mostarda Dijon
1 colher (chá) de molho inglês
30 g de parmesão ralado
Suco de 1 limão
1 colher (sopa) de orégano
200 ml de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Coloque os dentes de alho, a mostarda, o molho inglês, o parmesão ralado, o suco de limão, o orégano, e o azeite de oliva no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo e liso. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve.
Os filés de frango podem ser temperados com um pouco de sal e pimenta. Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto, coloque um fio de azeite na frigideira e doure o frango dos dois lados, até que ele esteja cozido. Tire do fogo, deixe esfriar um pouco e corte os filés em tiras. Reserve.
Lave as folhas de alface, corte-as grosseiramente em pedaços grandes e coloque-as em uma saladeira ou tigela. Distribua as tiras de frango por cima das folhas, salpique um pouco do parmesão ralado ou em lascas e espalhe o molho em seguida. Finalize com o restante do queijo e os croutons. Sirva na sequência.
Salada com ricota
Os mais diversos tipos de queijo já se tornaram ingredientes clássicos nas saladas, como o parmesão, por exemplo, que é utilizado na salada caesar. Nesta opção, a ricota é a estrela principal, dando um sabor especial ao prato e agregando proteínas em poucas calorias. Essa receita é bem fácil de ser preparada, e o resultado é uma salada colorida e encantadora. Confira:

Ingredientes:
4 cenouras médias
100 g de ricota fresca
10 folhas de hortelã
8 azeitonas pretas (opcional)
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Descasque e rale as cenouras, e coloque-as em uma tigela. Reserve. Em um prato raso, amasse a ricota com um garfo para deixá-la bem soltinha. Em seguida, coloque-a na tigela da cenoura. Corte as folhas de hortelã em pequenos pedaços e acrescente à salada. Adicione também o balsâmico e o azeite. Tempere com sal e pimenta do reino e misture bem para incorporar os sabores. Por último, coloque as azeitonas na salada e leve para esfriar um pouco na geladeira. Se quiser, acrescente algumas gotinhas de suco de limão na hora de servir.
E então, quais dessas receitas de saladas você achou mais interessantes e vai acrescentar ao cardápio do seu restaurante? Todas as opções apresentadas são nutritivas, saudáveis e deliciosas. Conte para nós nos comentários qual é a sua preferida.
What do you think?