Então é Natal: uma noite feliz em seu restaurante

 

Final de ano chegando, já seguimos Dezembro adentro, hora de decidir as receitas e pratos a serem preparados para as festividades de Natal. A quantidade de opções é vasta e é normal se sentir confuso, quais são mais rápidas, quais mais trabalhosas; quais mais acessíveis e quais mais onerosas.

Pensando nisto, decidimos elaborar algumas sugestões de cardápio, podendo tanto ser preparados nas reuniões de família quanto incorporados nos menus de restaurantes que estejam pensando em se adaptar para as festividades. 

 

Entradas – 

Tábua de frios: um clássico de preparação bastante simples. Apenas demanda reunir cubinhos de mussarela e mortadela e fatias de presunto e salame. 

Salsichas no palito: outra opção de entradinha simples, com as salsichas sendo servidas junto com um molho de maionese com o queijo de sua preferência. 

Espetinho de tomate cereja com ovo de codorna: basta cozinhar 10 ovos de codorna, colocar no espeto com fatias de tomate cereja e está pronto. Pode vir junto com um molho de mostarda, maionese e orégano. 

 

Carnes – 

Peru de Natal: o prato preferido das festividades de final de ano. É uma receita complexa que demanda tempo e trabalho, contando com várias etapas em sua preparação. 

No entanto, se feito da forma correta, o resultado final costuma valer o trabalho. Como a carne do peru é mais seca, uma dica é caprichar no tempo marinando (em torno de 4 horas de molho).

Peru assado.

Para o recheio, dê preferência a farofas. Ao final do cozimento, a farofa vai ficar úmida por absorver a gordura interna da ave. 

Peru de Natal simples

Peru Recheado com farofa e bacon

Pernil: a opção mais acessível financeiramente dentre as apresentadas aqui. Não é tão popular quanto algumas das outras aqui listadas, mas com um bom acompanhamento e a preparação correta, acrescenta sofisticação à ceia. A receita mais tradicional vem com arroz com passas e farofa, mas se quiser variar, que tal estas receitas em que o produto é preparado com vinho branco e abacaxi

Pernil de Natal

Lombo: esta peça pode ser obtida a partir de um corte nas costas de bovinos e suínos. 

Um corte de valor mais alto mas que costuma ter alto rendimento graças à pouca gordura e à ausência de ossos nele. Pode ser preparado inteiro (neste caso, prefiram comprar a versão com capa de gordura ou com a pele, para evitar que resseque em excesso). 

Lombo assado de Natal

Lombo com bacon fatiado

Máquina de Assar Frango 6 Espetos Style Progás

Chester: a diferença fundamental entre esta ave e o peru, além do fato de serem tipos de animais diferentes, tem a ver com o tamanho. O chester costuma ser maior que um frango comum mas menor que um peru. Possui maior concentração de carne no peito e nas coxas do que outras aves e sua carne tem uma menor quantidade de gordura. 

Chester Recheado

Peito de Chester ao molho de laranja

Tender: o tender nada mais é do que o pernil do porco, defumado e processado. Este processo resulta numa carne de leve toque agridoce, lembrando um pouco o sabor do presunto. Exatamente por seu sabor, costuma funcionar muito bem quando o molho em que vai ser preparado conta com frutas cítricas como laranja, tangerina ou limão siciliano. Como ele é naturalmente salgado, recomenda-se acompanhamentos neutros como batata ou arroz. 

Tender ao molho de abacaxi

Tender com mostarda e mel

 

Acompanhamentos – 

Arroz com curry: uma receita rápida de arroz com vegetais, temperado com a forte especiaria indiana, o que lhe confere um sabor apimentado e um aroma forte e agradável. 

Risoto de parmesão: a receita tradicional de risoto, com a adição de vinho branco e parmesão derretido. Um prato de preparação rápida (em média, 30 minutos) mas sabor marcante. 

Batatas rústicas com limão: batatas cortadas em formato palito e preparadas no forno (evitando assim o excesso de gordura do processo de fritura). Pode ser servida com molho à base de limão, maionese, ricota e cebolinha. 

Sobremesas – 

Gelatina colorida com creme de leite: a opção de preparação mais simples, barata e rápida dentre as opções aqui listadas. Basta preparar gelatinas de cores e sabores diferentes, cortá-las em cubos, colocá-las em tacinhas e cobrir tudo com creme de leite. 

Manjar de côco com ameixas: outro clássico natalino. Sua preparação demanda mais esforço que a da gelatina colorida mas menos que a do pavê. Em termos financeiros, a situação é a mesma: a receita sai mais cara que a da gelatina, mas mais em conta que a da sobremesa abaixo.

Pavê de chocolate com nozes: uma opção de sobremesa mais sofisticada e trabalhosa, mas a mais saborosa e o sucesso de qualquer ceia que a inclua. 

 

Salpicão vegetariano.

E se a idéia é diversificar o cardápio, que tal um menu vegetariano e/ou vegano para incluir a parcela da clientela que não come carne?

Salpicão de Natal vegano: uma receita bastante simples que envolve apenas misturar vários vegetais com  um pouco de falsa maionese (uma variação do condimento que não envolve ovos e, além de não envolver produto animal, é cerca de 5 vezes menos calórico que a maionese comum).

Escondidinho com carne de soja e mandioquinha: é a já conhecida receita de escondidinho, com a carne bovina sendo substituída pela proteína de soja. 

Batata assada com cebola e ovoum sucesso inclusive entre o público não-vegetariano.

A ideia é usar a criatividade. Combinar algumas das sugestões, acrescentar seu toque pessoal. Esperamos que este post ajude na hora de construir seu cardápio para as festividades.

No mais, nós da equipe da Atau desejamos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos os leitores do blog.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.