Hoje, o blog da Atau vai aproveitar a data de ontem para celebrar um dos alimentos mais consumidos no Brasil: o pão francês. Não dá pra pensar no café da manhã sem um pão fresquinho. Com manteiga, na chapa, com requeijão ou geléia.
Um alimento tão simples, mas com origens nobres: existem registro de pães em sociedades como a egípcia, já em 7000 aC.. Milênios depois, os gregos levariam a prática do consumo do alimento para a Europa.
No Brasil, o hábito de comer pão no café veio com a chegada dos portugueses, também interessados em plantar sementes de trigo em sua, então, nova colônia. Ou seja, é uma prática que já está enraizada nos primeiros dias do país.
E você sabe o porque do nome, “pão francês“? Basicamente, esse nome vem das suas origens. A idéia é que no começo do século XX, padeiros tentaram copiar a receita da baguete francesa, adicionando açúcar e gordura na receita. O resultado, todos nós conhecemos.
Apesar do título oficial, este alimento tem vários nomes, país afora: pão de massa grossa, cacetinho, pão carioquinha, pão careca, entre outros.
Como parte das comemorações, não só gostaríamos de deixar nossos parabéns para todos os padeiros e profissionais da área que seguem mantendo esta milenar tradição viva, mas também vamos aproveitar o ensejo para postar aqui uma receita super simples e prática que leva o pão francês como ingrediente.
Então, vamos a ela:
Pizza de pão francês:
Ingredientes:
- Cinco pães
- Dois pacotes de molho de tomate pronto
- Meio tomate
- 300 gramas de queijo mussarela (ou do queijo de sua preferência)
- Orégano
- Azeite
Receita:
- Comece cortando os pães ao meio.
- A seguir, unte uma forma com o azeite (se você não tiver, use manteiga ou margarina). Então, coloque os pães, lado a lado na forma.
- Em seguida, acrescente o molho de tomate nas fatias de pão e coloque também o queijo mussarela
- Corte o tomate em fatias e coloque em cima das fatias de pão.
- Adicione o orégano e um fio de azeite.
- Em seguida, leve a forma ao forno pré-aquecido a 180 graus e deixe por 15 minutos ou até o queijo derreter.
- Enfim, está pronto.
Concluindo: Lembre-se que o aparelho correto vai influenciar em muito a qualidade do pão que seu estabelecimento vai produzir. Então, na hora de escolher o equipamento de panificação mais adequado para seu negócio, lembre-se de visitar o site da Atau. Os melhores aparelhos, com os melhores preços e condições de pagamento. Confira.
Não deixe também de nos seguir em nossos perfis no Instagram e Facebook, além de visitar sempre o blog da Atau para mais textos, sugestões de produtos e receitas para vocês.
What do you think?