No post anterior, falamos sobre as bases para começar um serviço de delivery e aqueles conceitos que sao fundamentais para quem se propõe a começar um negócio que faz entregas.
Neste aqui, vamos falar um pouco sobre aplicativos de delivery de comida, mais especificamente os 2 mais populares: o ifood e seu principal concorrente, o uber eats
Surgido em 2011, o ifood revolucionou o mercado de food services ao permitir, por uma taxa fixa, que restaurantes pudessem terceirizar a entrega de comidas. Mas, indo além, o aplicativo também funciona como uma gigantesca vitrine facilitadora, te mostrando os restaurantes, quais estão abertos, quais os mais próximos, quais taxas de entrega são menores, etc. Tudo isto, além de permitir agendamentos, sem precisar ligar, apenas na tela de toque do celular.
Com o tempo, outros serviços foram surgindo como o Uber eats e o Rappi e falaremos de mais deles no futuro. Nos concentraremos hoje no ifood e no uber eats apenas por estes serem os mais populares atualmente,
IFODD E UBER EATS
Fundamentalmente, os dois são serviços muito semelhantes. Como dito acima, além de possibilitar terceirização do serviço de entrega por contar com frota própria de entregadores, a vantagem destes aplicativos é permitir a exposição do seu restaurante e do seu cardápio, o agendamento de entregas e o pagamento do pedido. Tudo isso, apenas com alguns toques no celular.
A diferença essencial entre ambos está no leque de serviços que eles oferecem e nas taxas.
Comecemos com o ifood.
Ifood
O serviço 100% brasileiro permite o cadastro apenas com o CNPJ, que você obtém ao se cadastrar como MEI no portal do empreendendor e do qual falamos no post anterior. Uma vez cadastrado, você escolhe o plano que for melhor para você.
Atualmente (agosto de 2021), o Ifood oferece duas opções de planos: o plano básico e o entrega.
No plano básico, você paga uma comissão fixa de 12% em cada pedido e mais 3,5% nos pedidos com pagamento online. Além disto, o serviço pode cobrar uma taxa de R$ 100,00 em caso do seu faturamento mensal ultrapassar R$1800.00. Nesta opção, você é responsável pela entrega, pela contratação dos motoboys, etc.
Já no plano entrega, por sua vez, a comissão fixa é um pouco maior, chegando a 23%, além dos já citados 3,5% em pedidos com pagamento online. Também aqui, há uma taxa mensal, agora de R$130,00 para faturamentos acima de R$1800,00. O diferencial deste plano é que o ifood é responsável por disponibilizar para você os entregadores, sejam eles ciclistas, motoboys ou motoristas. Ou seja, você paga uma taxa um pouco maior mas não precisa se preocupar em contratar entregadores.
Uber Eats
Como já afirmamos antes, apesar de proporcionar serviços semelhantes, as taxas e serviços ofertados pelos dois aplicativos dos quais falamos aqui são bem diferentes. Para começar, não existe taxa percentual nos pedidos no Uber Eats. O que há aqui é um valor de R$7,90 por pedido, que é repassado para o cliente final. Em alguns casos, no entanto, dependendo do horário e local do pedido, podem surgir taxas adicionais, informadas ao cliente antes dele finalizar sua compra. Há também o preço do kit de boas vindas (pagamento único de R$ 350,00). Este kit inclui um tablet, o software de restaurante e uma sessão de fotos profissionais.
Além destas, existem taxas de serviços adicionais, não obrigatórias. Estas são cobradas apenas se você contratar serviços a parte como sessão de fotos extra, sacolinhas personalizadas, etc.
Um diferencial do Uber Eats é que o tablet permite relatórios de vendas extremamente precisos. Mas, obviamente, apenas nas vendas feitas no próprio aplicativo do uber eats.
Concluindo
A decisão de qual serviço escolher vai depender do tipo de serviços de que você precisa. A idéia é utilizar primordialmente o aplicativo para entregas e exposição do seu negócio? Talvez o ifood seja a melhor opção para você. Se você, no entanto, precisar de serviços de assessoria além de alguns opcionais e tem a verba para este serviços à parte, talvez o uber eats seja uma escolha interessante.
Pesquise com outros restaurantes e profissionais da área qual é o mais vantajoso para o seu negócio, considerando a região que você opera e os diferenciais do seu estabelecimento. Estudar estes detalhes vai fazer toda a diferença quando for a hora de começar a entregar seus produtos.
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