O café da manhã ao redor do mundo.

 

Chega a manhã. Sol começa a nascer, o número de pessoas na rua a aumentar. Ao mesmo tempo, o despertador toca, você levanta, se arruma e vai tomar seu café da manhã. No Brasil, normalmente isso significa um pão com manteiga e um copo de café com leite. Mas já parou pra pensar como esse hábito pode ser diferente, dependendo da região do planeta? Pensando nisso, o blog da Atau decidiu listar como é o típico café da manhã ao redor do mundo. Carne no café? Legumes e verduras? Feijão? Esses e outros ingredientes na lista abaixo, mostrando como é a “refeição mais importante do dia” em 13 diferentes países.

INGLATERRA

café da manhã inglês

No geral, vocês poderão notar que o café da manhã destes locais aqui listados são mais substanciais do que nosso café com pãozinho. Mas isto é uma questão cultural: no Brasil, nossa primeira refeição do dia é mais leve, enquanto nosso almoço é mais fornido. Na maioria dos demais países, no entanto, o inverso ocorre: a refeição matinal é maior, enquanto o almoço é um pouco menos volumoso.

Isso explica, por exemplo, o volume de comida no café da manhã inglês, que inclui, ovos, salsichas, feijão e o famoso “black pudding”. O nome engana: black pudding ou morcela como é conhecida em português, é uma salsicha feita de aveia, gordura e sangue de porco.

AUSTRÁLIA

pão com vegemite

Os Australianos dão o pontapé inicial de um novo dia comendo pudim de arroz com iogurte, ovo pochê, legumes em conserva e uma fatia de pão com abacate ou, pros mais fortes, vegemite – uma pasta feita a partir de vegetais e sementes com um sabor extremamente forte.

JAMAICA

ackee e peixe salgado

O dia começa na ilha caribenha com carne de peixe e o ackee, fruta típica da região.

ITÁLIA

corneto italiano

Pela manhã, os italianos bebem um copo de capuccino, acompanhado de um cornetto, alimento de massa que lembra um croissant, mas que leva menos manteiga em sua receita. Normalmente, o cornetto vem recheado de creme doce ou creme de avelã.

JAPÃO

Café da manhã japonês é basicamente, um almoço em menor proporção. Os alimentos não mudam muito: missô, arroz, peixe e legumes.

ESTADOS UNIDOS

Como o cinema e os seriados de TV nos lembram sempre, os norte-americanos iniciam as atividades diárias com panquecas doces cobertas com manteiga, bacon, torrada e ovos.

CHINA

café da manhã chines
youtiao

Um desjejum típico chinês começa com leite de soja e o Youtiao, um tipo de massa frita que lembra os churros argentinos.

ÁFRICA DO SUL

café da manhã sul-africano
Bolinhos mandazi

Os Mandazi, bofrot ou puff puff. Bolinhos redondos ou triangulares, criado pelos suahilis da região costeira africana e que com o tempo, se proliferaram por boa parte do continente.

CORÉIA DO SUL

Tal qual ocorre com os já citados japoneses, os coreanos costumam fazer uma versão menor do almoço no café da manhã, o que envolve sopas, carne no shoyu e vegetais em conserva.

ÍNDIA

Um dia na Índia tipicamente começa com salsicha vegetariana, lentilhas, chapati (um tipo de pão sírio) e outras massas fritas.

MÉXICO

café da manhã mexicano
Chilaquiles mexicanos

Bastante intenso, o café da manhã mexicano envolve chilaquilles (tortilhas mexicanas com molho e carne), nachos, queijo e feijão

PERU

café da manhã peruano
tacacho con cecina

Surgido nas selvas peruanas, o Tacacho con cecine é a principal refeição de começo de dia do país latino. Também é uma comida característica de um de seus feriados religiosos, popularmente saboreado durante a “Fiesta de San Juan”. Basicamente, o tacacho é uma bola de banana assada servida com a cecina, um tipo de carne seca.

RUSSIA

Inicialmente, os russos não se referem a essa refeição como “café da manhã”. “завтрак” ou “zavtrak” como eles pronunciam, pode ser traduzido como “o tempo do amanhã”. Ou seja, simbolicamente, a idéia é que o café de hoje vai nos sustentar para que possamos tomar café da manhã novamente, no próximo dia. Alguns pratos típicos são o pão preto com Ikra (um tipo de caviar que pode ser facilmente encontrado na região e, por isso, é bem mais barato que o caviar que conhecemos), ovos, panquecas e cereais cozidos, servidos com chá e café.

Enfim, mais parecidos com nosso desjejum ou menos, mais volumosos ou menos. O importante é começar o dia se alimentando bem.

Com este texto, damos início às atividades do blog em 2021. Não deixe de passar aqui toda semana para ler mais curiosidades, sugestões de receitas e de produtos para sua casa ou comércio.

E concluindo, não deixe também de acessar o site da Atau para ver os melhores produtos quando o assunto é equipamentos comerciais, além dos melhores preços e condições de pagamento.

 

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.