Seladora: qual modelo escolher?

Como já dissemos em posts anteriores deste blog, um bom armazenamento dos alimentos é fundamental para qualquer um, seja em sua residência, seja em seu estabelecimento comercial, como um açougue, restaurante, supermercado ou demais locais onde tais produtos sejam vendidos. Temos que nos lembrar, no entanto, que este cuidado deve começar antes mesmo destes alimentos serem guardados na geladeira. Um freezer que funcione da melhor maneira e que resfrie tais produtos da forma mais eficiente é vital para qualquer estabelecimento, mas antes disso, há que se preocupar com o método de embalagem destes itens.

Seladora de Pedal Multiuso TI800 Barbi

Normalmente, colocamos comidas a serem mantidas na geladeira ou freezer dentro de recipientes plásticos, mas apenas isto não é o suficiente para garantir maior durabilidade. Se o recipiente ou tupperware não for do tipo selado a vácuo, o produto, mesmo no freezer ou geladeira, ainda vai sofrer os processos de degradação natural, o que pode ocasionar perda da qualidade ou até mesmo o apodrecimento precoce dele.

Isto se dá porque, mesmo fechado, ainda há algo dentro da embalagem de plástico causando tal degradação e este “algo” nada mais é que o ar. O oxigênio vai causar oxidação destes itens e nem mesmo a baixa temperatura vai impedir que ele acabe sofrendo ação de bactérias, o que pode resultar em seu descarte. 

Em uma pesquisa recente, foi apontado que, em média, 20% dos produtos comprados em supermercados acabam estragando, mesmo quando mantidos na geladeira. Estes alimentos acabam terminando no lixo e resultando em um prejuízo razoável que, se somado, pode chegar na casa dos milhares de reais por ano.  

 Uma forma de evitar que este processo ocorra é garantindo que não haja ar dentro das embalagens destes itens, evitando deterioração e conferindo uma vida útil maior para estes alimentos. E é neste momento que restaurantes e demais estabelecimentos comerciais podem contar com a ajuda das seladoras a vácuo. 

Seladora Manual de Mesa M300T Barbi

 

Escolhendo sua seladora

Como o próprio nome indica, estas máquinas funcionam removendo o ar de produtos guardados em sacos plásticos e fechando-os hermeticamente, impedindo assim a oxidação e a proliferação de fungos e bactérias. Desta forma, é possível garantir a conservação de tais produtos por períodos bem maiores de tempo do que se estivessem guardados de outras formas, preservando também seu sabor, cor, textura e nutrientes.

Existem vários tipos de seladoras a vácuo. Decidir qual delas é a melhor para seu estabelecimento depende diretamente de qual uso você vai dar a ela. Se a ideia é utilizar em casa, em um supermercado pequeno ou restaurante de menores proporções, uma seladora de bandejas ou uma seladora de pedal deve satisfazer suas necessidades. Para ambientes com pouco espaço, existem versões menores destes equipamentos. 

Seladora a Vácuo BV400 Barbi

Se seu estabelecimento, no entanto, for de médio ou grande porte, lidando com maiores quantidades de produtos armazenados e com a necessidade de que estes fiquem refrigerados por mais tempo, uma seladora industrial é a melhor escolha. Elas demandam um maior investimento, mas não apenas garantem a conservação dos itens embalados nelas por um período ainda maior, mas também possuem mais funções do que as demais versões. Este tipo de aparelho funciona com isolamento via sucção. Ou seja, a seladora vai sugar o ar de dentro do saco plástico, garantindo que fique hermeticamente fechado. A seguir, a máquina vai selar a entrada do saco através de vedação por calor, garantindo o isolamento completo das partes interna e externa da embalagem. 

Escolher uma boa seladora é fundamental para garantir não apenas que as carnes e vegetais guardados durem por mais tempo, mas também para ter certeza de que elas não percam nenhuma de suas características originais com o tempo, garantindo um produto de primeira qualidade para o cliente e consumidor.

E na hora de escolher qual a melhor seladora a vácuo funciona para você, que tal uma visita ao site da Atau

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.