Em busca do churrasco perfeito – Parte 01

Época de copa do mundo já aí, chegando. Hora de separar a carne, a cerveja e o carvão, e preparar a casa ou sua loja para reunir as pessoas. Nada mais típico nessa época do que família e amigos se encontrando para gritar, sorrir, chorar e, enfim, torcer pela seleção. O blog da Atau vem, neste post, te dar algumas dicas para ajudar que seu churrasco seja só alegria e boas lembranças.

Cada pessoa tem seu jeito particular de fazer churrasco, suas táticas e técnicas pessoas na hora de botar a carne para assar. Este post vem apenas para somar e dar umas dicas que podem ajudar você a conseguir um churrasco ainda mais bem feito e com uma carne assada da melhor forma possível.

Então, vamos lá?

1 – Cortar a carne assim que tirar da geladeira.

Essa é a mais básica de todas: bem fria, recém saída da geladeira, a carne vai oferecer menos resistência à faca e você vai obter um corte fácil e reto.

2 – Tirar a carne algum tempo antes de coloca-la para assar.

Então, você tirou a carne da geladeira e ela já está devidamente cortada. Agora, dê uns 15 minutinhos antes de leva-la para a grelha. Isto é importante porque faz com que a carne não esteja tão fria quando for assar. Uma carne muito fria, ao ir para a churrasqueira, vai levar mais tempo para atingir a temperatura correta, tanto externa quanto internamente.

3 – Acenda a churrasqueira com antecedência.

Outra dica bem simples mas que faz toda a diferença: O momento da carne ir pra grelha é quando a brasa já estiver bem intensa, vermelha e incandescente. A madeira ou carvão levam um tempo para queimar por igual. Se colocar muito antes, a churrasqueira não vai estar muito quente, levando muito mais tempo para assar sua carne e resultando numa carne ao final mais seco por causa desse excesso de tempo lá. Além disso, quando o fogo se distribui, ele atinge um ponto de equilíbrio, evitando labaredas, que também podem afetar negativamente o cozimento da carne. O ideal aqui é a madeira/carvão vermelho por igual, com o calor distribuído e sem chamas altas demais. Na temperatura correra, a carne vai começar a selar suas superfícies assim chegar na grelha (aquele barulhinho do chiado que todo entusiasta de carne gosta). Desta forma, você mantêm os sucos da carne, os líquidos internos daquela peça, DENTRO dela e é isso que vai dar o sabor para ela. Em uma grelha não muito quente, a carne vai começar a expelir seus líquidos pela parte de cima, o que vai resultar em um churrasco seco e sem sabor.

4 – Achando o ponto da carne.

O ponto ideal, que é nada mais, nada menos do que quando o centro da carne atinge a temperatura correta, vai de cada um. Tem quem corte de carne quase crua, tem quem prefira ela bem passada. Para facilitar o ponto, vale a dica universal de todo churrasqueiro que é apertar a superfície dela com o dedo. Uma técnica famosa entre churrasqueiros é a técnica da “mão”, como indicada pela imagem abaixo.

Uma dica importante: evite ficar apertando MUITO a carne, seja pra tentar encontrar o ponto ou por qualquer outra razão. O motivo disso é que também causa perda dos líquidos internos da peça, que é o que a gente NÃO quer aqui.

5 – Prefira sal de gramatura menor.

Outra dica simples: evite o sal grosso. Sais de grãos mais finos são mais agradáveis na hora da mastigação. Morder um grão de sal grosso na hora de comer não é agradável. Prefira sal de parrilha ou flor de sal, para uma mastigação mais prazerosa. E já que estamos falando de sal: evite salgar a carne com muita antecedência, já que isto pode desidratar a peça.

Com estas dicas simples, seu churrasco vai ter um resultado muito mais satisfatório. Estas são algumas técnicas a serem lembradas na hora de colocar a carne na brasa. Mas existem também aqueles detalhes a serem EVITADOS e que podem estragar sua churrascada. Na parte 2 desta série, vamos falar sobre o que NÃO fazer na hora de assar sua carne.

Não deixe de voltar aqui no blog para conferir nossos próximos posts.

E claro, lembre-se que uma boa churrascada precisa de aparelhos confiáveis e que não te deixem na mão nos dias de trabalho mais intenso. Na hora de escolher os seus, visite o site da Atau. Chapas, geladeiras, expositores de carnes e tudo mais que você precisa para proporcionar carne bem conservada e cerveja geladinha, seja em sua casa, seja em seu comércio.

Visite nosso site e confira: Atau.com.br.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.