Frango assado e dicas para abrir o primeiro negócio

Aquele famoso frango assado de padaria é opção de almoço de muitos brasileiros aos finais de semana e comercializar esse produto é uma ótima opção de negócio.

Vender frango assado é uma prática que se popularizou. Além de padarias, é possível encontrar em restaurantes, bares e estabelecimentos especializados na venda de assados.

Se você já comercializa frango assado ou está pensando em investir nesse tipo de negócio, vale a pena ficar atento a alguns pontos.

Mercado

Faça uma análise de mercado e procure conhecer outros estabelecimentos que também comercializem frango assado na sua região.

A pesquisa é um passo essencial para identificar a viabilidade do seu negócio. Se não tiver muitas opções na região pode ser uma ótima oportunidade para seu negócio.

Outra etapa primordial é conhecer o público-alvo. Identifique quem serão os seus possíveis clientes para melhor atender suas expectativas.

Diferenciais

Oferecer produtos diferenciados pode ser uma ótima aposta. Além de frango, o seu estabelecimento pode trabalhar com uma cartela mais ampla de alimentos, como costela e linguiça.

Outra opção é investir na venda de acompanhamentos como farofa, batatas assadas, vinagrete e molhos.

Possivelmente, o seu negócio terá uma demanda maior aos finais de semana, quando muitas pessoas optam por comprar o frango assado e os acompanhamentos para o almoço.

Outro diferencial é a entrega em casa, o famoso delivery. Comodidade é um fator importante para muitos clientes.

Estrutura

Pensar na estrutura física do seu negócio é uma etapa primordial do planejamento.

Caso você queira que os clientes tenham a opção de levar o frango assado para casa ou comer no próprio local, certifique-se de há espaço adequado para as mesas.

Equipamentos

Para qualquer tipo de negócio na área da alimentação, a escolha dos equipamentos adequados é essencial.

Uma máquina de assar frango de qualidade certamente refletirá nos lucros do seu estabelecimento.

As máquinas de frango ou frangueiras, como também são conhecidas, possuem algumas características que devem ser consideradas no momento da compra. A capacidade e a quantidade de espetos da máquina de frango são variáveis.

Se você está iniciando no ramo da venda de frangos assados, pode investir na compra de uma frangueira pequena de 70 kg, por exemplo.

assador giratório Progás
Máquina de assar frango de 70 kg

Para quem já possui uma boa produtividade, máquinas maiores de 128 kg ou 150 kg são ideais.

máquina de assar frango giratório de 150 kg
Máquina de frango assado de 150 kg

As fabricantes oferecem máquina de assar frango a gás e elétrica. O consumo está relacionado à capacidade da máquina.

Uma frangueira giratória de 150 kg, por exemplo, tem um consumo médio de gás de 2,250 kg/h. Já uma máquina menor com capacidade para assar 30 frangos possui um consumo médio de gás de 1,5 kg/h.

Para quem está pensando em comprar a primeira máquina, deve prestar atenção ao modelo. As fabricantes possuem modelos de máquinas de espeto e giratórias.

Segundo especialistas, as frangueiras giratórias oferecem maior praticidade para o manuseio do assado.

Frango assado

As frangueiras giratórias possuem grelhas removíveis e reguláveis, não sendo necessário realizar a retirada dos frangos dos espetos, o que pode ser uma boa ideia para otimizar tempo.

Praticidade

Além disso, o mercado já conta com tecnologias que garantem um produto muito mais saboroso, como um sistema que permite o douramento central do assado.

Para facilitar o processo de limpeza, as fabricantes oferecem máquinas com revestimento interno em pintura esmalte pigmentado, um material autolimpante.

Os acessórios da sua máquina podem facilitar o dia a dia do seu negócio, como, por exemplo, os rodízios (rodas) que auxiliam o deslocamento e a gaveta coletora de gordura para otimizar o processo de limpeza do equipamento.

Normas da vigilância sanitária para venda de frango assado

Frango é um dos alimentos mais delicados e mais propensos à proliferação de bactérias.

Todo estabelecimento que trabalhe com o manuseio e a venda de alimentos deve seguir rigorosamente as normas da vigilância sanitária.

A Anvisa divulgou uma cartilha sobre boas práticas para serviços de alimentação. Para o correto manuseio do frango, a agência orienta evitar o contato de alimentos crus com alimentos cozidos.

Nunca utilize os mesmos utensílios em alimentos crus e alimentos cozidos!

Outro cuidado importante é garantir que o frango esteja bem cozido.

Segundo a Anvisa, é necessário prestar atenção para que as partes internas do frango não fiquem cruas.

Recomenda-se que os sucos de carnes bovinas e de frango sejam claros ao invés de rosados. Para isso, estes tipos de carnes devem ser assados em altas temperaturas e deve haver uma mudança na cor e na textura na parte interna do alimento.

História de sucesso

Em 2015, George dos Santos ganhou os noticiários graças ao seu espírito empreendedor. Com 20 anos na época, George já era conhecido no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, como o “rei do frango”.

Os moradores do bairro podiam encontrar no carrinho de George, entre outros pratos, o famoso frango assado, farofa e batatas coradas com açafrão.

No início, o jovem utilizava a casa de uma moradora do bairro para acomodar a sua máquina de assar frango.

O negócio prosperou e George chegou a vender 1.700 frangos por semana. Em poucos anos, o rapaz conseguiu comprar o seu primeiro ponto e reformar o estabelecimento.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.