Todo mundo está cansado de saber da importância que a boa apresentação e um bom prato têm perante um restaurante. Não basta ter um sabor excepcional: tem que ter uma apresentação que chegue a altura!
Aquela frase “come-se, primeiro, com os olhos” não poderia ser mais verdadeira. Receber um prato com uma boa comida é, realmente, muito satisfatório.
Agora, receber um prato que venha, visualmente, bonito e que esteja recheado de uma boa culinária é infinitamente melhor!
Por isso, devemos sempre ter todo o cuidado possível na hora de montar um bom prato dentro do restaurante. Para se ter uma ideia, uma boa apresentação pode, inclusive, garantir a fidelização de clientes. Isso porque quando pensamos na comida, lembramos o seu sabor, mas é a sua imagem que visualizamos em primeira mão- se é bonita/convidativa ou não.
E é neste ponto que a guarnição irá te ajudar. Ela vai ser seu braço direito na hora de compor um prato bonito antes de levá-lo à mesa do cliente. Inclusive, serve tanto para acompanhar a comida principal como para deixar o seu prato mais atraente e desejável.
Ela é parte fundamental para que se apresente um prato completo, em termos de sabor e de visual. Vem com a gente e aprenda como a guarnição na gastronomia é utilizada!
O que é a Guarnição na Gastronomia?
Guarnição é um conceito gastronômico que envolve diversos significados diferentes. Especificamente, o termo faz uma referência ao acompanhamento de pratos principais em sua grande maioria, feito de legumes, de verduras e demais alimentos que servem como um perfeito acompanhamento.
A guarnição pode fazer parte de um prato que já vem para a mesa montado ou então, ficar disponível em buffet. O importante desta missão é que ele agregue valores, visualmente falando ao prato que está sendo apresentado.
Assim sendo, podemos entender que a guarnição é aquilo que oferecemos para que o nosso prato fique mais bonito e que dê um sabor especial para a refeição.
Às vezes, você vai perceber que a guarnição é a responsável pelo nome do prato, por exemplo, Parisienne que significa Cogumelos Paris.
De forma geral, as guarnições acompanham os pratos mais famosos do restaurante, que levam carnes em sua composição. Mas, em alguns casos, ele também pode complementar saladas, como crótons, frutas, entre outros.
Embora para muitas pessoas sejam apenas um detalhe é preciso estar atento na hora de escolher a sua, da mesma forma que uma guarnição bonita salva o prato uma guarnição não atrativa ou montada de forma esquisita pode colocar tudo a perder.
Acompanhamento e Guarnição: quais as diferenças?
É bastante comum você pensar que eles são as mesmas coisas, não é verdade? E, para que a gente consiga distinguir ambos é necessário recapitular o conceito que temos sobre guarnição.
Como falamos acima, ela serve para enfeitar o prato, mas não compõe ele em sua estrutura. Sua função principal é deixar a refeição mais atrativa e mais convidativa, principalmente ao olhar. Neste sentido, o acompanhamento vem na contramão da proposta da guarnição.
Acompanhamento nada mais é do que aquele alimento (massas, arroz, feijão, farofa, …) que complementa o prato principal, mas chega na sua mesa em outro utensílio para que você se sirva da melhor forma, dentro da melhor quantidade que achar. Ele não se apresenta, fisicamente, junto com o prato principal.
Os acompanhamentos tendem a vir em maior quantidade se comparados às guarnições. Queridos por todos, muitas vezes, roubam as cenas na hora da refeição como o purê-de-batatas, por exemplo.
Tanto a guarnição como o acompanhamento são essenciais para a composição de um prato apetitoso e visualmente atrativo.
What do you think?