Está pensando em começar seu negócio próprio e finalmente abrir um mini-mercado mas ainda tem algumas dúvidas sobre aspectos disso como organização do estoque ou do espaço, quais produtos vender ou outros detalhes relacionados? Hoje, o blog da Atau vai falar sobre este tema e tentar oferecer algumas dicas valiosas para quem está se lançando nesta jornada como empreendedor e administrador do próprio negócio.
Primeiros passos.
Então, você decidiu que vai abrir um mercadinho. Comecemos pelo começo: qual a localização do seu estabelecimento? É um local longe dos centros urbanos? Existem outros mercadinhos próximos? Normalmente, a idéia deste tipo de loja é suprir a necessidade em bairros mais distantes do centro e, portanto, longe dos grandes mercados e centros varejistas. Por isto, normalmente, mercadinhos tem proporções menores (geralmente não passando de 30m²) e vendendo uma quantidade menor de produtos.
Vamos supor que você já escolheu o ponto de seu negócio.
Qual o seu plano de gôndolas? Ou seja, como vai ser o layout dos produtos expostos dentro da sua loja?
Historicamente, um método testado e aprovado de layout é inicialmente, criar uma zona de descompressão na entrada. Ou seja, um espaço vazio para o cliente fazer aquela transição do espaço fora, para o espaço dentro do mercado. Uma vez esse processo mental concluído, é hora de começar a agir. Estudos comportamentais indicam que a maioria dos consumidores tende a pilotar o carrinho fazendo curvas para a direita. Então, seria inteligente orientar a disposição dos produtos dessa forma, mantendo os itens cuja venda você pretende priorizar do lado lado direito da loja (pensando no sentido que o cliente estará fazendo com o carrinho).
Ainda antes desse momento: qual o layout das suas estantes? Por uma questão de restrição de espaço, normalmente lojas utilizam o formato de grade. Este é um modelo de organização testado e aprovado há décadas. Mas se você tiver a opção de tentar algo diferente, talvez o formato de loop (em que o caminho é pensado de forma mais guiada, com começo, meio e fim) ou até em formato livre (as estantes e luminárias são organizadas de forma a permitir a livre circulação, indo em direção a agrupamentos de produtos. Exemplos disso são lojas de roupas e de produtos de tecnologia) sejam opções interessantes.
Independente do estilo de layout, existem certas técnicas já utilizadas por milhares de outras lojas como a sua e que você deveria pensar se funcionam para o seu contexto.
- Zonas primárias e secundárias: basicamente, deixe os produtos que mais saem mais ao fundo do mercadinho. Desta forma, o cliente tem que passar por toda a loja até chegar neles, o que muitas vezes pode proporcionar que ele acabe comprando coisas que não necessariamente ele pretendia adquirir inicialmente. É aquilo que os profissionais dessa área chamam de “compra por impulso”.
- Ao mesmo tempo, lembre que um consumidor no caixa ainda está dentro da sua loja e, portanto, ainda pode consumir. Deixe produtos pequenos próximos da região dos caixas.
- Promoções sempre são um incentivo. Priorize produtos com baixo giro e maior margem de lucro. Itens sazonais, do tipo que vendem mais em certas épocas do ano do que em outras, também são uma opção interessante. A idéia é mencionar que é por um período limitado – incentivando o senso de urgência do consumidor – ou que são poucas unidades disponíveis – por sua vez, trabalhando com o conceito de escassez.
- Priorize, se for o caso, um modelo de layout com menos estantes mas com espaço mais amplo entre elas. Lembre-se que é importante que seus clientes possam circular de forma confortável, principalmente no caso delas estarem com um carrinho, mesmo nos momentos de maior fluxo dentro da sua loja.
Este post foi pensado como a primeira parte de uma série de artigos para você que quer dar os primeiros passos em direção à independência financeira e ao sonho do negócio próprio. Estes, listados aqui, são apenas os pontos iniciais no processo de ter seu próprio mercadinho. Nas próximas semanas, continuaremos esta série com outras dicas e recomendações para facilitar o caminho de quem quer começar essa caminhada em direção a ter um negócio próprio estabelecido e bem sucedido.
E falando nesta jornada, não se esqueça que um elemento fundamental é escolher os equipamentos corretos. Freezers, geladeiras, expositores, máquinas de corte, balcões refrigerados, seladoras, etc. Você quer e merece máquinas confiáveis, econômicas e que tenham longa durabilidade. Nessa hora, pode contar com a Atau equipamentos. Itens das marcas mais estabelecidas do mercado, com preços justos, entrega confiável e uma equipe de atendimento extremamente atenciosa, pronta pra oferecer o melhor tratamento para você. Confira em nosso site.
E não se esqueça de visitar este blog semana que vem para conferir a parte dois desta série de artigos. Até lá.
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