Além da carne: opções vegetarianas e veganas para seu restaurante

 

Presunto vegano. Bife de soja. Tofu. Até alguns anos, poucas pessoas possuíam intimidade com estas e outras opções de alimentos vegetarianos e veganos, ou seja, voltadas para substituir a carne e os derivados de animais da dieta do público.

No entanto, com o tempo, o mercado foi se dando conta de que esta fatia de consumidores se tornava cada vez maior, e começou a se adaptar para satisfazê-la. Em pesquisa do IBGE realizada em 2018, 14% da população brasileira se declarou vegetariana, resultando no impressionante número de quase 30 milhões de pessoas (com esta porcentagem chegando a 18% nas áreas metropolitanas).

Estabelecimentos como lanchonetes, padarias e restaurantes self-service tiveram que mudar também, e se preparar para absorver esses milhões de clientes em potencial. Como consequência, hoje em dia, vários destes locais já disponibilizam pratos sem carne para seus clientes.

Tendo isto em vista, decidimos listar aqui algumas opções vegetarianas e veganas que podem ser facilmente adotadas por restaurantes interessados em atender este número progressivamente maior de pessoas. 

 

Começando pelo básico:

Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo? São conceitos semelhantes, mas que possuem algumas particularidades especiais.

Vegetarianos são todos aqueles que por motivos que podem ir de questões relacionadas à crueldade com animais até religião e problemas de saúde, não consomem alimentos à base de carne. Existem vários tipos de vegerianos, por exemplo, os ovo-vegetarianos (que não consomem carne mas consomem produtos a base de ovo), os lacto-vegetarianos (os vegetarianos que consomem laticínios), os ovolacto-vegetarianos (que consomem ambos, ovos e leite), os pescetarianos (que só consomem carne de peixes), entre outros.

Já o veganismo transcende o conceito de dieta e é, na verdade, um estilo de vida.

A ideia é não consumir absolutamente nada que tenha origem animal, não apenas na alimentação. Isto envolve também não usar produtos de limpeza ou cosméticos que tenham sido testados em animais, ou o uso de tecidos cuja fibra possua origem animal (como ocorre com a lã ou a seda).

 

Glossário vegetariano/vegano –

Como alguns dos pratos abaixo utilizam ingredientes muito específicos, vamos começar apresentando-os para os leitores que não estiverem familiarizados com eles.

 

Goma xantana: este ingrediente é utilizado na cozinha por sua função de espessar líquidos ao ser misturado em água quente. Funciona em receitas de massas como um substituto do glúten. 

Proteína de soja: um produto alimentar obtido através da extrusão termoplástica. Possui teor proteico superior a 50%, contando também com grandes quantidades de fibra e baixos teores de sódio e potássio. 

Uma de suas principais características é sua capacidade de alta retenção de água, o que faz com que, apesar de seu sabor original neutro, esta proteína possa absorver facilmente o sabor de molhos e temperos na hora do preparo.

Tofu: outro produto obtido da soja, consiste na mistura de sal com leite de soja, funcionando como uma espécie de queijo vegetal. É rico em ferro e tem alto índice de ácidos graxos, ajudando na redução dos níveis de colesterol. Possui baixíssima quantidade de calorias, sendo mais magro que a ricota. Seu sabor suave combina com pratos doces e salgados. 

Leite de soja: esta bebida é produzida a partir dos grãos de soja e da água filtrada. Algumas pessoas não se adaptam bem ao consumo do leite de soja. Para estes, existem outras opções de leites veganos, como o leite de arroz e o leite de castanhas.

  

Pratos:

Entradas –

Nhoque de ricota e espinafre (vegetariano)

 

Canapés de vegetais

Canapés de vegetais (vegetariano): versões veganas podem substituir queijo branco e/ou mussarela por tofu.

Fritadas de abobrinha com molho de iogurte (vegetariano)

Chips de beterraba: além de veganos, também possuem o benefício de serem mais saudáveis, já que são assados e não fritos.

Coxinha com carne de jaca (vegetariano)

 

Buffet Térmico e Refrigerado GMTR190 Gelopar

 

Pratos Principais –

Macarrão com abobrinha frita (vegetariano)

PF vegetariano: a ideia aqui é reproduzir o mais famoso de todos os pratos consumidos no horário de almoço dos trabalhadores brasileiros: arroz, feijão, batata, tomate, ovo frito e bife. A diferença é que aqui temos a carne bovina substituída pela proteína de soja. Opções veganas seriam servidas sem ovo frito. 

Baião de dois vegetariano

Feijoada vegetariano

No caso dois dois pratos acima, as carnes seriam também substituídas por proteína de soja e/ou tofu. 

 

Lasanha vegetariana

Lasanha de palmito (vegetariana)

Moqueca vegetariana

 

Acompanhamentos –  

Pão de abóbora (vegetariano): sem glúten ou lactose.

Homus (vegetariano e vegano)

 

Sobremesas –

 

Milkshake de banana

Milkshake de banana e framboesa (vegetariano): caso prefiram versão vegana, basta substituir o leite de vaca por leite de soja, de arroz ou de castanha.

Bolo de ameixa com aveia (vegetariana, já que a receita demanda ovos)

Cookies de chocolate e menta (vegano): o chocolate é substituído por cacau em pó e a manteiga pode ser substituída por margarina.

Quer seja por questões políticas relacionadas aos direitos dos animais, por problemas de saúde ou mesmo por apenas não gostarem do sabor da carne, a quantidade de pessoas adeptas ao vegetarianismo ou veganismo cresce cada vez mais. As receitas acima selecionadas oferecem uma base para um cardápio com entrada, prato principal, acompanhamentos e sobremesa não-carnívoras. Com o tempo, outras receitas podem e devem ser testadas, de forma a garantir um menu sempre renovado, e conferindo ao seu estabelecimento o tipo de atrativo que pode fazer a diferença com os clientes e consumidores.

E na hora de escolher equipamentos para seu restaurante como buffet térmicos, fornos elétricos e fogões industriais, que tal uma vista ao site da Atau?

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.