A assadeira usada faz toda diferença no resultado final do alimento. Neste texto, vamos falar dos principais tipos de assadeiras disponíveis no mercado.
Isso porque, a assadeira influência no tempo de assar/ cozinhar, na uniformidade, consistência e entre outros fatores.
Quem possui experiência com confeitaria e panificação está atento à influência das assadeiras no preparo de alimentos. Isso porque, cada uma delas possui uma finalidade específica. O tamanho da assadeira deve permitir que o alimento seja cozido assado com espaço suficiente e não transborde.
Já alimentos como pudins, bolos, doces e tortas pedem por formatos de assadeiras diferenciados.
Pensando nisso, atualmente, há diversos tipos de assadeiras disponíveis no mercado, o que inclui uma diversidade de tamanhos e materiais.
Mas, qual escolher? Fizemos uma lista dos principais tipos de assadeiras para lhe ajudar a fazer a melhor escolha de acordo com seu objetivo. Confira:
1. Assadeiras de alumínio
As assadeiras de alumínio esquentam mais rapidamente. Contudo, também perdem calor com maior facilidade. Sendo assim, este tipo de assadeira é indicada para a preparação de massas em geral.
A durabilidade das assadeiras de alumínio costuma ser alta, o que constituem em um ótimo custo-benefício e investimento para a sua cozinha.
Outro ponto a se levar em consideração é que as assadeiras de alumínio são bastante versáteis, podendo ser utilizadas para o preparo de uma infinidade de alimentos.
2. Assadeiras de vidro
As assadeiras de vidros deixam o alimento aquecido por mais tempo. Isso porque, o vidro consegue reter o calor e também distribuí-lo de forma mais uniforme.
Este tipo de assadeira é recomendada para receitas que pedem um cozimento mais rápido, como tortas, por exemplo.
As assadeiras de vidro podem ser usadas tanto no forno quanto no micro-ondas, sem sofrer deformação e desgaste e também costumam durar bastante.
3. Assadeiras de silicone
O silicone é um material antiaderente e, por isso, o alimento não gruda nas laterais e no fundo, sendo muito mais fácil no momento de desinformar.
Por isso, as assadeiras de silicone são muito recomendadas para o preparo de bolos, tortas, cupcakes, muffins e toda e qualquer massa que precise de formas especiais.
No mercado, há diversos tipos, formatos, cores e tamanhos de formas de silicone.
Outra vantagem é que elas são maleáveis, flexíveis e também resistem às temperaturas altas sem deformação.
4. Assadeiras de cerâmica
A cerâmica é um material que, assim como o vidro, também distribui o calor na superfície de forma uniforme.
O calor gerado também se mantem por mais tempo. Assim, o alimento fica quente por mais tempo, inclusive pode continuar a ser cozido se mantido na assadeira quando retirado do fogo.
A cerâmica também é um material que não sofre estrago se for transferido do forno para uma superfície fria.
5. Assadeiras revestida com camada de teflon
As assadeiras com revestimento antiaderente são muito usadas, pois o alimento não gruda, o que permite facilidade na hora da limpeza.
Isso é possível, pois o teflon é um material que diminui o atrito dos alimentos com a superfície, que é escorregadia.
Contudo, com o tempo o material se desgasta e perde a função antiaderente.
6. Assadeiras com fundo removível
Este tipo de assadeira se destaca pela praticidade na hora de assar um alimento. A assadeira é composta por duas peças, que são uma fixa e outa removível.
Sendo assim, o fundo se solta com facilidade, sendo perfeita para desenformar alimentos.
A limpeza também é facilitada por conta do fundo que pode ser tirado.
7. Assadeiras onduladas
Este tipo de assadeiras possui estrutura ondulada e perfurada de metal ou alumínio, de forma que cada alimento é cozido assado de forma individual.
O formato em tirar permite que haja facilidade na circulação de ar quente dentro do formo. As assadeiras com ondulações são muito usadas para assar pães e massas mais firmes em forno de lastro.
8. Assadeiras perfuradas
As assadeiras perfuradas permitem maior circulação do ar quente dentro do forno, o que ajuda no cozimento do alimento.
Por conta da perfuração, a limpeza é facilitada, sendo essas assadeiras bastante utilizadas em restaurantes, padarias e supermercados.
Como você pode perceber, há vários tipos de assadeiras, que são destinadas para os mais diversos fins. Na hora de escolher para comprar, é fundamental pensar nas suas necessidades, o que você pretende assar e as dimensões do forno que você tem disponível.
Lembrando que não há um tipo de assadeira melhor, mas sim aquele que melhor favorece o cozimento de determinado alimento.
What do you think?