Para quem está montando um restaurante, padaria, ou estabelecimento desse tipo, é absolutamente normal que dúvidas apareçam a respeito dos melhores equipamentos, quais escolher e quais não. Quais são melhores para determinado uso e quais para outros.
No caso de lanchonetes e padarias que precisam servir alimentos como salgados e lanches frescos e quentes, pode surgir a questão de qual aparelho seria mais indicado para entregar um produto mais satisfatório ao consumidor: o forno elétrico ou o micro-ondas?
Pensando nisso, decidimos elencar as diferenças fundamentais entre ambos, e explicar, em linhas gerais, como os dois aparelhos funcionam, para garantir que você, ao montar seu negócio, faça a melhor escolha possível.
O micro-ondas
A diferença fundamental entre esses dois eletrodomésticos está em seu funcionamento.
O micro-ondas emite radiação eletromagnética que funciona agitando as moléculas da água. Do atrito resultante desse movimento, obtemos o calor.
No entanto, como as moléculas de água aquecem rapidamente, o resultado final é, no caso de carnes e massas, um produto mais ressecado. Além disso, há certa dificuldade em esquentar o produto por igual, já que as ondas eletromagnéticas se mantêm na camada mais superficial dos produtos. Isso explica porque, quando alimentos são re-esquentados neste tipo de máquina, geralmente acabam ficando quentes por fora mas frios no centro.
O forno elétrico
Enquanto o micro-ondas funciona obtendo calor via atrito nas moléculas da água por meio de energia eletromagnética, o forno elétrico obtém calor através das resistências de metal contidas em em seu interior. Estas resistências convertem a energia elétrica em energia térmica; ou seja, calor.
Fornos elétricos dividem certas conveniências com os micro-ondas, como o termostato, permitindo controle preciso da temperatura e do tempo de cozimento dos produtos ali dentro. Estes aparelhos também contam com funções extras, como fornos que apresentam funções específicas para gratinar e dourar alimentos.
Micro-ondas X Forno elétrico
Quando comparados, é possível perceber que para estabelecimentos comerciais como restaurantes e lanchonetes, que precisam de produtos prontos de forma rápida – mas sem que este ganho de tempo resulte em um produto de sabor e consistência inferiores -, o mais adequado seria o uso do forno elétrico. Além de não causar o ressecamento interno que o micro-ondas provoca, ele proporciona um produto mais saboroso, já que seu calor se distribui de forma igual por todo o alimento, deixando sua parte interna quente e suculenta, e uma casca que vai manter a crocância original. Ele demanda mais energia ao ser ligado, já que as resistências precisam de alguns minutos até alcançarem temperaturas mais altas.
No entanto, isso é compensado pelo fato de que os salgados demandam menos tempo dentro do aparelho, e apresentam um resultado final bem mais satisfatório.
Concluindo: se seu objetivo é descongelar produtos de forma rápida, o micro-ondas é o mais adequado para o trabalho, devido à forma como a radiação do equipamento funciona. Se, por outro lado, você estiver precisando de um aparelho para cozinhar, aquecer e reaquecer alimentos, o forno elétrico é uma opção melhor, por resultar em um produto de sabor e textura mais agradável
E na hora de escolher entre quais fornos elétricos adotar em seu negócio, que tal uma visita ao site da Atau?
What do you think?