Melhores copos para cerveja para ter em seu restaurante

Há diversas maneiras para degustar uma boa cerveja ou um chopp bem gelado. Em restaurantes, isso pode ser influenciado pelo estilo ou decoração do próprio estabelecimento. Servir a cerveja do jeito certo faz toda a diferença para agradar o cliente, e isso começa desde a escolha do copo.

Isso tem sido cada vez mais valorizado, já que o hábito de beber cerveja envolve alguns rituais para que a experiência possa ser plenamente apreciada. Assim como acontece com outras bebidas, como vinhos e whiskys, há certos recipientes que favorecem e reforçam as características das cervejas.

Tudo depende do que você quer transmitir ao servir a bebida: imponência, minimalismo, requinte, tradição, etc. Qual copo tem mais a cara do seu negócio? Confira a seguir os melhores copos para cerveja para ter em seu restaurante.

Copo americano (190 ml)

O clássico copo americano se consagrou como um dos mais tradicionais para beber uma cervejinha no happy hour, em um boteco ou padaria, hábito que remete às mais antigas raízes brasileiras.

Em 2018, esse copo completou 70 anos, e hoje é reconhecido como um verdadeiro ícone do design brasileiro. Quem nunca apreciou uma cerveja geladinha nesse copo que atire a primeira pedra. Não é a toa que esse item se tornou um patrimônio da cultura botequeira do país.

Copo americano
Copo americano

Ele é o copo oficial das cervejas estilo American Lager, e é o modelo mais popular do mundo. Seu tamanho é perfeito para dividir uma garrafa de 600 ml entre quatro pessoas, sem que a bebida perca a sua refrescância.

Caldereta (350 ml)

Esse é o copo tradicional para tomar chopp. Seu estratégico topo largo permite a presença de um generoso colarinho, considerado como a assinatura das melhores choperias do Brasil.

Também conhecida como shaker, em inglês, esse modelo de copo tem se tornado o copo mais utilizado para tomar cerveja, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Copo caldereta
Copo caldereta

O fato de ser feito com um vidro mais grosso ajuda a favorecer melhor a temperatura da cerveja, uma vantagem muito valorizada pelos apreciadores da bebida. Além disso, esse material também evita que ele se quebre com facilidade.

Garotinho (210 ml)

Esse modelo de copo possui o mesmo formato que a caldereta, porém seu volume é um pouco menor. Isso faz com que ele seja o ideal para quem bebe mais lentamente, sem deixar que a bebida esquente, como geralmente acontece com copos grandes.

Pint (400 ml)

O copo pint possui esse nome devido ao termo em inglês, que indica tanto uma medida de volume (567 ml na Inglaterra e 472 ml nos Estados Unidos) quanto o próprio formato do copo, que é muito utilizado para beber cerveja nos tradicionais pubs.

Copo pint
Copo pint

No Reino Unido, a própria palavra “pint” é usada para se pedir uma cerveja. Esse copo possui a base mais estreita que a boca, e alargamento logo abaixo da abertura.

Ele possui formato mais estreito, o que favorece na manutenção da temperatura da bebida. É tradicionalmente utilizado para beber cervejas inglesas, irlandesas e americanas.

Weizen (670 ml)

Esse copo é longo e possui uma boca ampla, com estreitamento em direção à base. Ele foi criado especialmente para a degustação de cervejas de trigo alemãs, do tipo weizenbier – daí a origem do seu nome.

Copo Weizen
Copo Weizen

Ele é grande o suficiente para acomodar todo o conteúdo de uma garrafa como essas, favorecendo a decantação da levedura no seu fundo, e a criação da camada densa de espuma que se forma no topo, assim como manda a tradição das cervejas de trigo.

Essa escolha é a ideal para evidenciar a concentração de aromas e espuma, presente nas cervejas Weissbier.

Tulipa (350 a 370 ml)

O copo do tipo tulipa disputa lado a lado a preferência dos apreciadores de um bom chopp com a clássica caneca.

Copo tulipa
Copo tulipa

Esse modelo é bastante popular em todo o território brasileiro, e é comumente encontrada nos bares e restaurantes.

Pilsner (350 a 500 ml)

O copo pilsner é muito semelhante à tulipa, porém é um pouco mais alto, e seu design é mais sofisticado.

Canecas

As canecas ainda são as preferidas para aproveitar um bom chopp gelado. Também são conhecidas como Mugs ou Stein, palavras em inglês e alemão, respectivamente, com mesmo significado.

Caneca
Caneca

Esses foram os primeiros recipientes utilizados para beber cerveja. São mais robustos e pesados, possuem alça e diferentes capacidades de armazenamento. Algumas canecas chegam a comportar até um litro de bebida.

É tradicionalmente usado em festivais de cerveja e festas alemãs, como o Oktoberfest, por exemplo.

Lager (250 a 350 ml)

Esse modelo de copo é bastante popular no Brasil, e é utilizado principalmente para servir cerveja do tipo Pilsen, uma vez que permite apreciar a clareza, transparência e efervescência que são características dessas cervejas. É similar ao copo Weizen, porém com menor capacidade de armazenamento.

Copo Lager
Copo Lager

Caracteriza-se por sua base espessa e mais estreita do que a boca, mais reforçada e pesada e que favorece a formação e manutenção da espuma.

Pokal

Esse copo também é bastante comum, e é considerado o universal para a prática da degustação de cerveja.

Copo pokal
Copo pokal

Seu formato favorece a preservação de espuma e a saída de aromas. Há diversas variações desse tipo de copo que podem ser encontradas no mercado, mas a sua haste de sustentação e seu leve estreitamento da boca são a marca registrada desse modelo.

É um copo elegante, e por isso tornou-se popularmente conhecido. É considerado um coringa, podendo ser usado para servir os mais diferentes estilos de cerveja, mas é mais indicado para as carbonatadas, claras ou escuras.

Tumbler (500 ml)

Esse modelo de copo é o ideal para servir cervejas do tipo Witbier, caracterizadas por não formar muito creme e, consequentemente, não exigindo copos com bocas muito fechadas.

Copo Tumbler
Copo Tumbler

Não possui hastes, sua base é plana e a boca possui diâmetro igual ou sutilmente maior que a base.

O Tumbler ficou muito conhecido como o copo tradicional da cerveja Hoeggarden, criado pelo cervejeiro belga Pierre Celis. Possui face sextavada, assim como o copo americano.

Goblet

O copo Globet é ideal para servir cervejas encorpadas, como é o caso das belgas, que possuem formulações mais complexas.

Copo globet
Copo globet

Esse modelo é geralmente mais trabalhado, com detalhes em alto relevo, e há uma grande variação nos modelos. Há até mesmo opções de copos Globet trabalhados à mão, um verdadeiro item de colecionador.

Há também alguns copos com um entalhe no fundo, que forma um ponto de nucleação de dióxido de carbono, favorecendo a formação constante de espuma.

Bolleke

Esse copo é na verdade uma variação do Goblet, mas possui um formato mais robusto e boca mais larga, o que ajuda a valorizar os aromas presentes nas cervejas.

Copo bolleke
Copo bolleke

O copo Bolleke foi utilizado pela primeira vez na cervejaria De Konick, localizado na região da Antuérpia, na Bélgica. Esse modelo ficou tão conhecido por essa tradição que pedir uma bolleke nessa região é sinônimo de pedir uma cerveja de Konick.

Ainda assim, muitas outras cervejarias ao redor do mundo já adotaram esse modelo, tornando-o uma opção ainda mais conhecida.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.