O fogão industrial é um item indispensável em uma cozinha industrial. Independente do negócio na área da alimentação, é necessário investir na compra de um bom fogão.
O mercado oferece diferentes modelos de fogão industrial. Para escolher um que melhor corresponda as necessidades do seu negócio, preste atenção em algumas características importantes.
Pressão
Os fabricantes oferecem fogões de alta e de baixa pressão.
Para quem utiliza panela de pressão com frequência ou prepara grandes quantidades de alimentos por dia o mais indicado é o fogão de alta pressão.
Os fogões de alta pressão oferecem chamas mais potentes e devido a esta característica não é possível realizar a regulagem da potência das chamas. A transferência do gás do botijão para o fogão acontece de maneira direta.
Por utilizar um sistema mais simples, os fogões de alta pressão são mais baratos em comparação aos fogões de baixa pressão.
Para alimentos que necessitam de um preparo mais delicado, como caldos, sopas e molhos, vale investir em um fogão de baixa pressão.
O principal atrativo do fogão de baixa pressão é, sem dúvida, os reguladores que permitem ajustar a potência da chama. A regulagem da chama permite uma maior economia de gás em comparação ao fogão de alta pressão.
O modelo de baixa pressão apresenta versões de fogão com forno, banho maria e chapa.
Lembre-se sempre que a escolha dos equipamentos deve considerar a produção do seu negócio.
Queimadores
Os tipos de queimadores estão diretamente relacionados ao modelo do fogão.
Os fogões de alta pressão apresentam queimadores simples com diâmetro de em média 11 cm.
Nos fogões de baixa pressão é possível encontrar duas versões de queimadores: simples e duplos. Alguns fabricantes afirmam que os fogões de baixa pressão que possuem queimadores duplos apresentam performance semelhante aos de alta pressão.
Existem no mercado fogões de baixa pressão com até seis bocas com três queimadores simples e três queimadores duplos.
Os queimadores duplos permitem o ligamento de uma ou das duas chamas ao mesmo tempo, além de ser possível regular a intensidade das chamas.
É possível encontrar queimadores em ferro fundido.
Material do fogão industrial:
A limpeza certamente é um item importante na hora de realizar a compra de um fogão industrial.
A facilidade de limpeza está diretamente relacionada ao tipo de material utilizado na fabricação do fogão.
Fogões com pintura eletrostática possuem uma superfície mais porosa em comparação a outros tipos de material. Tal característica pode dificultar um pouco o processo de limpeza do fogão.
Outro tipo de material utilizado na fabricação de fogões industrial é o inox. Este tipo de material deixa a superfície mais lisa e consequentemente facilita o processo de limpeza.
Para facilitar o dia a dia do seu negócio, dê preferência ao fogão inox.
Grelhas:
Atualmente, o mercado oferece fogões com duas medidas de grelhas: 30×30 ou 40×40.
A escolha do tamanho das grelhas do seu fogão deve considerar o tamanho das panelas que você utiliza para a preparação de alimentos.
Se você utiliza com frequência panelas grandes o mais recomendado é investir em fogões com grelhas de medida 40×40, já que a dissipação do calor será mais eficiente.
Panelas grandes são mais bem posicionadas em grelhas maiores. Além disso, a segurança é um item imprescindível no momento da compra de um fogão industrial.
Fique atento também à medida do perfil (espaço entre as grelhas) do seu fogão. O mercado oferece diferentes medidas. Escolha perfis maiores caso o seu negócio utilize panelas de grandes proporções.
Para adquirir o seu fogão industrial, acesse o site da Atau Equipamentos para Cozinha Industrial.
What do you think?